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A importância da boneca na vida infantil


A origem da boneca é tão antiga quanto a história do homem e provavelmente as suas primeiras aparições foram na Pré-História. Elas passaram a ser vistas como brinquedos infantis no século XVIII, sendo fabricadas a partir de então, em maiores quantidades.
No entanto, as bonecas atravessaram épocas e civilizações, representando valores humanos, históricos e culturais importantes.
Atualmente, nos deparamos com inúmeras distorções quanto à oferta de bonecas para crianças, pois, as mais vendidas não representam crianças, mas sim adultos. Por outro lado os materiais sintéticos (plásticos, borrachas, etc), que são utilizados na construção dessas bonecas, não estimulam as forças da fantasia da criança, eles não existem na natureza, por isso são frios, e ainda não oferecem nenhum valor construtivo para o desenvolvimento infantil.
Como educadores e pais, devemos nos questionar: O que pretendemos com as nossas crianças, e que valores queremos transmitir a elas? Qual a verdadeira função do brinquedo? Quais critérios escolhemos para presentear nossos filhos?
Na Pedagogia Waldorf, encontramos algumas questões significativas sobre esse assunto, destacando como exemplo a importância da simplicidade dos brinquedos que possibilita à criança ter uma fantasia mais rica e uma imaginação criadora. Outro aspecto relevante a ser abordado se refere aos tipos de bonecas e ao processo evolutivo da criança, ou seja, ela deve brincar com bonecas adequadas à sua faixa etária, respeitando as suas necessidades anímicas.
A boneca para a criança é um espelho do seu ser, é uma amiga muito próxima do seu coração, pois sempre a acompanha em todos os seus momentos, seja nas brincadeiras, nas tristezas e alegrias, na cama ao dormir, por esse motivo a criança estabelece uma relação de imenso valor para com a boneca, e isso não ocorre com outros brinquedos.
A criança precisa vivenciar diferentes tipos de materiais naturais como: lã de carneiro, feltro, malha de algodão, etc. Na verdade, estes materiais são vivos e despertam calor, segurança. Isto ela pode aprender com este tipo de boneca.
Assim, uma boneca elaborada a partir dessas concepções, possibilita à criança cultivar o seu próprio ser. Oferecer à criança, brinquedos confeccionados com respeito e qualidade é um gesto de amor que certamente deixará boas sementes para o adulto que virá.
“A boneca é a imagem do ser humano. A criança a imita e se identifica com ela. Isto sempre temos de ter em mente quando fazemos ou compramos uma boneca para ela”.
(Renate Keller - Pedagoga)
A boneca na mão de uma criança (segundo considerações do filósofo e cientista austríaco Rudolf Steiner), é para ela um espelho de seu ser e de seu processo evolutivo.
Quanto mais simples for o seu brinquedo, mais a criança se tornará ativa em sua fantasia. Este movimento interior da fantasia, é tão importante para a criança como o movimento de seu corpo físico. Quando damos uma boneca perfeita para ela (que pisca os olhos, ri, chora, etc...), atrofiamos a sua fantasia, e prejudicamos o seu desenvolvimento físico, cognitivo e emocional.
Para Rudolf Steiner, “tudo que a criança realmente precisa está contido na boneca feita de pano com um par de manchas de tinta. Na criança, trabalha uma força plástica interna. Tudo o que vem do meio ambiente se transporta para um processo formativo interior, e também para a formação de órgãos.”
Com isto, Steiner afirma que o meio ambiente no qual a criança vivencia o seu processo de crescimento, com todas as suas características, sejam elas de que natureza forem, interfere no seu desenvolvimento físico e psíquico. Por esse motivo, a importância de brinquedos que estimulem as forças da fantasia da criança, e que possibilitem a elas, ricas vivências sensórias. No entanto, estas bonecas são confeccionadas à mão, suas feições são apenas sugeridas (olhos, boca), e enchidas com lã de carneiro.
Como o ser humano é composto na sua diversidade de três elementos (cabeça, tronco e membros), estas bonecas também apresentam estas características bem definidas.
Na verdade, a forma humana representa a totalidade da missão do ser humano, e assim, a criança poderá através dessa boneca, conviver com a verdade e com as relações humanas.
Lilian de Almeida PereiraPedagoga e Psicopedagoga

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