Frases do dia

Fique mais próximo da Terra Santa

Aprenda hebraico bíblico pela internet
9

Chupeta e Mamadeira - Como tirar

Como tirar a chupeta (de 1 a 6 meses a 2 anos)


A chupeta deve ser dada à criança, enquanto ela é ainda um bebê, principalmente se ela não mama no seio. Deve vir como complementação da necessidade de sucção, necessidade esta que a criança deve preencher. Quando isto não ocorre, ela fica irritada e inquieta. No entanto, geralmente a chupeta vem substituir a atenção, o afeto e o carinho que os pais não dão de maneira competente para a criança. É comum a criança chorar por alguma coisa que não pode obter e, em resposta à sua solicitação, ganhar uma chupeta na boca. Isto faz com que a criança passe a associar a chupeta à compensação dos seus desprazeres. Não é raro vermos uma criança com várias chupetas na mão, numa substituição direta de sua carência afetiva. Dar atenção à criança, aos seus pequenos problemas, brincar com ela, se interessar por ela, dar-lhe objetos e brinquedos adequados à idade, faz com que ela se sinta amada e, em se sentindo amada, se sinta segura. Não necessitará então de se apoiar em um objeto, que nunca a deixará na mão. É preciso além disso, limitar o número de chupetas à disposição, tomando sempre o devido cuidado para que estes "vazios" afetivos sejam preenchidos. À medida em que as chupetas usadas, ficam murchas e sem graça, tornando-se portanto um objeto que não transmite tanto prazer, devem ser substituídas por algo bem mais sedutor, os pais com seu afeto e atenção.

Como tirar a mamadeira (de 1 a 6 meses a 2 anos)

Se a criança mama no seio, a mãe deve dar preferência à colher para complementar sua alimentação. À medida que o bebê cresce, desenvolve recursos para manejar adequadamente o copo ou a colher. Não há nenhuma justificativa para aquelas mães que preferem manter a criança mamando até idade avançada, certas de que desta maneira estão alimentando os seus filhos. Se esquecem no entanto, que muito mais importante do que o alimento que vai dentro da mamadeira é o afeto que deveria acompanhar pacientemente os alimentos sólidos dados à criança pela mãe, e o tempo que ela investe em acompanhar e promover o crescimento da criança.Em não podendo ter a mãe, seus carinhos e atenção, a criança passa a desejar objetos que efetivamente a substitui.Os pais devem perceber este comportamento inadequado da criança e procurar, o quanto antes, substituir o leite na mamadeira pelo leite no copo ou em forma de papas, onde a criança perceba que a mãe está envolvida não só no preparo do alimento mas também no ato de dá-lo. Pode não ser tão cômodo quanto a mamadeira, mas traz resultados bem mais satisfatórios para a relação.


Fonte: Ponto Omega

9 comentários :

  1. Olá blogueiro,

    Dê ao seu filho o que há de melhor. Amamente!

    Quando uma mulher fica grávida, ela e todos que estão à sua volta devem se preparar pra oferecer o que há de melhor para o bebê: o leite materno.

    O leite materno é o único alimento que o bebê precisa, até os seis meses. Só depois se deve começar a variar a alimentação.

    A amamentação pode durar até os dois anos ou mais.



    Caso se interesse na divulgação de materiais e informações sobre esse tema, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Obrigado pela colaboração!

    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir
  2. adorei esse site é maravilhoso nos ajuda a tirar muitas duvidas ainda mais de mãe novata como eu...
    estava lendo a materia sobre mamadeiras..tenho um menino de 2anos e 8 meses que não quer largar de jeito nenhum ja fiz de tudo e continuo tentando..
    Abraços a todos ...

    ResponderExcluir
  3. Ridiculo isso ..
    O bebê tem necessidade de ficar sugando não por falta de afeto ou carinho dos pais .. é cada coisa que se vê nessa internet

    ResponderExcluir
  4. Thais..você não entendeu bem a mensagem. A questão é bem clara. O autor aborda sobre a questão das mães não tirarem a mamadeira de crianças crescidas por falta de tempo. Mamadeira se dá para bebezinhos. Quando a criança ja pode consumir solidos, não existe mais a necessidade da mamadeira. A criança vendo a mae preparando o alimento, servindo com aquelas brincadeirinhas - olha o aviãozinho coisa e tal - isto sim faz bem e cria o relacionamento entre eles. Esta é a abordagem.
    Um abraço!!

    ResponderExcluir
  5. Tbm concordo com a Thaís, o fato da criança não querer largar a chupeta e a mamadeira não quer dizer que seja por falta de atenção.
    Minha filha te 13 meses, eu passo o dia inteiro com ela, brinco no chão com todos os brinquedos que ela quer, passo uma tarde inteira assistindo os dvds infantis que ela gosta e qdo não sou eu sempre tem alguém que dá toda a atenção que ela ou toda criança merece... Mas na hora de dormir não tem conversa, se não tiver chupeta e mamadeira ela passa a noite inteira em claro!!!

    ResponderExcluir
  6. Ao anonimo:

    Preencher o tempo é uma coisa..ter tempo para trabalhar a retirada da mamadeira,chupeta é outra coisa.
    Chupeta normalmente os pais dão para quietar o bebe pois muitas vezes eles não tem tempo de fazer isso com seu carinho etc...Não faço comparações mas tenho 3 filhos, dois não chuparam chupetas em nenhum momento e outro ate uma determinada epoca e tiramos sem traumas...

    ResponderExcluir
  7. Bem, hoje minha filha com 12 meses nunca pegou a chuupeta, mas mama a mamadeira ... E mesmo depois de 1 ano continuo discordando de você, os pais não colocam chupeta em seus filhos por falta de atenção ou tempo. O que vc não entendeu ainda é que o bebê tem sim a necessidade de sugar, desde o seu desenvolvimento intra-uterino, o feto mama naturalmentee, (nunca viu histórias de bebes que chupavam o dedo dentro do utero?) e depois do nascimento é instinto ele continuar sugando, mesmo fora das mamadas e segundo um site chamado bebé confort a sucção é tão importante e inato como a respiração ou a necessidade de se alimentar. E ainda vou mais além em dizer que para o desenvolvimento do bebê é extremamente necessário a sucção. É extremamente necessário que ele sacie a necessidade de sugar ... Se ele não tem o que quer, é óbvio que ele vai ficar irritado... Mas claro que você como homem não sabe o que é amamentar, imagine matar a vontade do seu filho deixando-o sugar o seu peito 24hs.

    ResponderExcluir
  8. Olá Thais...Parabéns pela filhona..

    O post está bem claro que existe a necessidade de sucção por parte do bebe. Está bem claro tambem – que poderá existir um vazio de afetividade na interação entre mãe e filho...valendo tambem entre pai e filho(colocação minha). Se o simples ato de colocar a chupeta - representar para os pais apenas e tão somente a necessidade de sução por parte do bebe, pode levar ao dito vazio de afetividade, passando o bebe associar chupeta como compensação de seus desprazeres. Este é o foco – onde o autor aborda o fato(geralmente) dos pais não estarem dando atenção o suficiente – por falta de tempo – e claramente afirmando que existe sim a necessidade de sucção.

    Com relação ao seu comentário , como homem e é natural, não saber o que é amamentar no peito (no caso, o meu) porem, vivenciei o dia-a-dia com minha esposa esses momentos sublimes. Mas sei sim o que é amamentar na outra versão – na mamadeira.... a mesma que você forneçe para sua filhinha; muitas que eu mesmo preparei e servi aos meus filhos. Acredito que seja o mesmo sentimento – que as mamães que não puderam, infelizmente; dar os peitos aos seus bebezinhos por falta de leite em seus seios. Então, posso dizer que sei o que é amamentar e acredito que muitos homens também saibam –não sendo mérito e nem exclusividade minha – pois muitos estão inseridos neste dever de dividir com a esposa a responsabilidade de criar seus filhos.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  9. Após ler tantos comentários nesse site consegui ter coragem para encarar o grande desafio de tirar a mamadeira da minha filha. A minha filha tem 18 meses e fazem 10 dias que ela largou a mamadeira, ela nunca chupou chupeta e amamentei exclusivamente até os 6 meses depois introduzimos os alimentos sólidos. Graças a Deus e aos companheiros que postarem nesse site pude ver a minha filha livre da mamadeira. Percebo que agora ela se alimenta melhor e se apegou muito mais em mim e no meu esposo. Consideramos isso como um presente, pois assim ela consegue deixar os dentes limpinhos ( apenas os 6 dentinhos que possui), dorme a noite toda. Acho importante destacar que näo estou trabalhando fora, sai do meu trabalho fazem 7 meses foi isso que me ajudou a tira-la da mamadeira, e por ela não solicutar a mamadeira para os cochilos diurnos.
    Espero ter ajudado.
    Abraços

    ResponderExcluir

Não saia sem curtir e comentar. Siga nosso blog !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares no Criança Genial na semana

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog