Frases do dia

Fique mais próximo da Terra Santa

Aprenda hebraico bíblico pela internet
3

Criança Mimada - Adulto triste

Educar filhos é, talvez, a tarefa mais difícil imposta ao ser humano. Nunca temos certeza se estamos acertando ou errando e esta dúvida perdura a vida toda. A certeza de estarmos fazendo a coisa certa nunca teremos, afinal ter certeza de alguma coisa já é bem difícil, pois a vida é feita de incertezas. O que podemos fazer é tentar errar o menos possível. Isto sim está em nossas mãos.
Hoje vamos trabalhar um assunto delicado: o mimo. Para isso precisamos primeiro entender o amor. O amor de um pai e de uma mãe por um filho é imenso, descomunal, chega a não caber no peito e em nome deste amor, alguns pais podem cometer alguns deslizes. A partir do momento em que a criança nasce ela precisa que suas necessidades básicas sejam satisfeitas, como alimentação, proteção e carinho. O mimo começa quando os pais satisfazem mais do que a criança precisa. O mimo é o excesso de tudo: de cuidados, de paparico, de apego, mas mimo não é demonstração de amor.
Muitos pais não permitem que o filho aprenda com seus erros e tentando evitar que este filho sofra, resolvem tudo por eles. Resolvem a briga com o coleguinha da escola, fazem a lição de casa para o filho ao invés de ajudá-lo a fazer, resolvem tudo por ele, presenteiam demais sem ter um porquê, se algum brinquedo quebra, correm para comprar outro (o certo seria tentarem consertar o brinquedo juntamente com a criança, assim ela aprenderá a consertar suas atitudes quando for mais velha), enfim, coisas que não permitem que o filho cresça.
Este mimo transforma a criança em um adulto inseguro, que acha que tudo que fizer não será bom o suficiente, sem confiança em si mesmo, afinal, sempre fizeram tudo por ele, não é? Ele cresce sem acreditar que pode. Cresce sem força.
A criança naturalmente gosta de participar de tudo, gosta de ajudar e gosta de mostrar o que faz. Quantas vezes a mãe está lavando louça e a criança quer ajudar? Nestas horas deixe-a tentar. Não critique, pois ela estará fazendo dentro das limitações próprias da idade, e elogie muito a iniciativa dela de querer fazer e querer aprender algo novo.
A função principal dos pais é preparar o filho para o mundo, e no mundo provavelmente eles receberão muitos “nãos”. A criança mimada transforma-se em um adulto que não sabe receber um “não”. Ele se desestrutura e tentará de todas as formas manipular a situação para conseguir o que deseja. Isso acontece porque quando era criança todas as suas necessidades foram mais do que satisfeitas, então ela não aprendeu quando criança a capacidade de frustrar-se. Nós não temos tudo o que queremos, não é? Nem tudo o que desejamos, e geralmente damos conta disso, mas o mimado não consegue. E sofre muito quando não realiza algum desejo ou quando percebe que o mundo não gira somente ao seu redor (como era quando criança), trazendo inclusive sofrimento para os pais.
Muitos mimados recorrem às drogas como forma de fugir de um mundo tão cruel que não continuou o que os pais começaram: a suprir-lhe todos os desejos. E os pais inconformados com a ira do destino, não entendem como o filho pode ser assim, sendo que deram de tudo pra ele.
O mimo está intimamente ligado à dificuldade dos pais de colocarem limites nos filhos e no seu próprio apego. Amor não é apego. Amor é criar com o coração e com a cabeça junto, viu?
As crianças precisam vivenciar experiências de ganhos e perdas, brigas e fazer as pazes, dividir, compartilhar, e é assim que elas vão aprendendo a viver em sociedade, para que quando se tornarem adultos aprendam seus limites, os limites do outro e principalmente respeito.
Maria de Fátima Hiss Olivares
Psicóloga Clínica
Leia: no reino dos porquês

3 comentários :

  1. Eu tenho uma filha de 1 ano 9 meses. Acho que a mãe a mima muito fazendo suas vontades e não se impondo. Quando eu intervenho (com um castigo como colocá-la no quarto trancada por alguns instantes) a mãe termina discutindo comigo e isso gera um mal estar geral. Eu não sei o que faço, já pensei em deixar a criação da criança unicamente com ela, pois toda intervensão minha é de desagrado da mãe. Nunca vi um futro bom para uma criança super protegida e mimada...

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma filha de 9 anos sempre dei de tudo para ela,nunca lhe faltou nada.Hoje estou sofrendo com isso. pois, ela se desentendeu com uma amiga na escola por motivos bobo, não quer mais frequentar as aulas e também não quer sair da escola, quer estudar na biblioteca e ainda quer que eu fique junto com ela todo o periodo.Precisei leva-la no psiquiatra e também no psicólogo.Hoje se eu tiver outro filho farei tudo diferente em sua educação......

    ResponderExcluir
  3. Não sou pai, mas conheci uma mulher muito especial que, divorciada, tem uma filha de onze anos desse relacionamento passado. Pois bem,a menina é EXTREMAMENTE dependente da mãe. Chega a ser absurdo e irritante as vezes. A mãe sente-se culpada por trabalhar o dia inteiro e "simplesmente" não consegue dizer não aos caprichos da filha. ( cheguei a esse blog justamente pesquisando dicas de como lidar com crianças mimadas) parabéns pelo texto. Muito esclarecedor.

    ResponderExcluir

Não saia sem curtir e comentar. Siga nosso blog !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares no Criança Genial na semana

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog