Frases do dia

Fique mais próximo da Terra Santa

Aprenda hebraico bíblico pela internet
10

Nove dicas para incentivar e ensinar as crianças a lerem

Ler é muito importante. Incentive sempre a leitura. Estamos postando nove dicas que  resumem a vital importância  de incentivar e ensinar as crianças a cultivarem  o hábito da leitura.

A coisa mais simples e também a mais importante que os adultos podem fazer para ajudar as crianças na fase da Pré ou Alfabetização, a criarem o hábito de buscarem o conhecimento do qual elas irão precisar, para serem bem sucedidas na vida pessoal e profissional, é simplesmente ler alto para elas, começando com isto desde cedo.
A habilidade para ler e entender o que está escrito capacita as crianças a serem auto suficientes, a serem melhores estudantes, mais confiantes, levando-as desse modo às melhores oportunidades na vida profissional e a uma vida mais divertida, tranquila e agradável.

Veja a seguir, As Nove Pequenas Coisas que os Pais, Avós, Professores e outros parentes, dispostos a ajudar, podem fazer para auxiliar seus pequenos a aprenderem e a criar neles o gosto pela leitura.

1. Leia em Voz Alta, para seu filho diáriamente. Do nascimento até os seis meses, ele provávelmente não vai entender nada do que você está lendo, mas tudo bem assim mesmo.
A idéia é que ele fique familiarizado com o som de sua voz e se acostume a ver e a tocar em Livros.

2. Para começar, use Livros Ilustrados sem textos ou com bem poucas palavras. Aponte para as cores e figuras e diga seus nomes. Livros simples podem ensinar a criança coisas que mais tarde vão ajudá-la a aprender a ler. Por exemplo, ela aprenderá sobre a estrutura da linguagem - que existem espaços entre as palavras e que a escrita vai da esquerda para a direita.

3. Conte Histórias. Encoraje sua criança a fazer perguntas e a falar sobre a história que acabou de ouvir. Pergunte-lhe se pode adivinhar o que vai acontecer em seguida conforme for contando a história, com os personagens ou coisas da trama. Aponte para as coisas no livro que ela possa associar com o seu dia a dia. "Veja este desenho de macaco. Você lembra do macaco que vimos no
Circo?"

4. Procure por Programas de Leitura. Se você não for um bom leitor, programas voluntários ou governamentais, na sua comunidade ou cidade, voltados para o desenvolvimento da leitura, lhe darão a oportunidade de melhorar sua própria leitura ou então ler para seu filho. Amigos e parentes podem também ler para seu filho, e também pessoas voluntárias que na maioria dos centros comunitários ou outras instituições estão disponíveis e gostam de fazer isso.

5. Compre um Dicionário Infantil. Procure por um que tenha figuras ao lado das palavras. Então começe a desenvolver o hábito de brincando com a criança, provocá-la dizendo frases tais como: "Vamos descobrir o que isto significa?"

6. Faça com que Materiais de Escrever, tais como lápis, giz de cera, lápis coloridos, canetas, etc, estejam sempre disponíveis e a vista de todos.

7. Procure assistir programas Educativos na TV e Vídeo. Programas infantis onde a criança possa se divertir, aprender o alfabeto e os sons de cada letra.

8. Visite com frequencia uma Biblioteca. Começe fazendo visitas semanais à biblioteca ou livraria quando seu filho for ainda muito pequeno. Se possível cuide para que ele tenha seu próprio cartão de acesso e empréstimo de livros da biblioteca. Muitas bibliotecas permitem que crianças tenham seus próprios cartões personalizados com seu nome impresso, caso ela queira, exigindo apenas que um adulto seja o responsável e assine por ela.

9. Leia você mesmo. O que você faz serve de exemplo para o seu filho.
Fonte:U.S. Department of Education/Helping Your Child Get Ready For School series

10 comentários :

  1. Excelentes textos!Parabéns estamos mesmo precisando de pessoas preocupadas assim com o processo da leitura na infancia!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso!!!!

    Que todos possam acreditar e fazer
    com que educação seja prioridade de vida!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito, as dicas me incentivaram a comecar com a minha filha.
    sucesso
    Sherlei -SP

    ResponderExcluir
  4. Gostei das dicas, vou usa-las com a minha filha.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. as dicas são ótimas usarei com meus alunos na educação infantil

    ResponderExcluir
  6. Mônica professora do ensino infantil

    ResponderExcluir
  7. Parabéns é um ótimo texto conseguir tira minhas dúvidas

    ResponderExcluir
  8. Mércia lima23/05/2012, 19:20

    Muito boas essas dicas para desenvolver o gosto e e desejo de ler por parte dos pequenos. Sempre que posso, leio para minha filhota, ela adora e pede para ler comigo.E muito prazeroso de fato.

    ResponderExcluir
  9. Luís Alberto14/06/2012, 10:18

    Oi queria dizer que gostei muito das informações,eu ainda não tenho filhos mas quando o SENHOR me abençoar com um filho,pretendo usá-las para educá-lo.Um abraço e que DEUS abençoe profundamente a vida de voces.

    ResponderExcluir
  10. Oi,gostei muito das informações contidas neste site,realmente são muito construtivas e ajudam na educação dos pequenos,eu ainda não tenho filhos,mas quando o SENHOR me abençoar com um pretendo usá-las.Muito Obrigado,um forte abraço e que DEUS abençoe profundamente a vida de todos voces.
    Luís Alberto
    Praia Grande-SP
    20 Anos

    ResponderExcluir

Não saia sem curtir e comentar. Siga nosso blog !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares no Criança Genial na semana

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog