Frases do dia

Fique mais próximo da Terra Santa

Aprenda hebraico bíblico pela internet
2

15 de maio - Dia do Assistente Social


Assistente social é o profissional que tem em mente o bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade. Sua atuação é muito ampla: o assistente social estará onde for necessário, orientando, planejando e promovendo uma vida mais saudável - em todos os sentidos.

Mesmo quando atende a um indivíduo, o assistente social está trabalhando com um grupo social, pois entende que esta pessoa está inserida em um contexto no qual não se pode dissociar o individual do coletivo.

Esta "mãozinha" do assistente social é fundamental. Utilizando uma metáfora popular, podemos dizer que este profissional não é aquele que doa um peixe, mas o que ensina a pescar. É preciso diferenciar assistência de assistencialismo.

Em uma comunidade, por exemplo, o assistente social pode atuar incentivando a tomada de consciência dos integrantes. Isto significa ajudá-los a perceber sua capacidade de expansão e crescimento, para que aprendam a satisfazer suas necessidades e utilizar melhor seus próprios recursos.

No setor público, que emprega a maioria desses profissionais - 80% da categoria -, ele desenvolve campanhas de saúde, educação e recreação. Em grandes empresas privadas, por sua vez, pode prestar assessoria na área de recursos humanos.

Em uma penitenciária, por exemplo, ou em abrigos de menores, o assistente social desenvolve um trabalho de reintegração social. A idéia é fazer com que esses indivíduos marginalizados sintam-se parte da sociedade, eliminando ou reduzindo o sentimento de exclusão.
Fonte IBGE


Princípios da profissão

Reconhecimento da liberdade como valor ético central; Defesa dos direitos humanos; A democracia como valor universal; A equidade e a justiça social ; O pluralismo e o direito à diferença; Combate a todas as manifestações de discriminação e preconceito A busca da inserção social de todos os indivíduos; Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população.

O que faz o Assistente Social?

Estuda e analisa a realidade das pessoas e grupos de pessoas, propondo medidas e prestando serviços sociais (que venham ao encontro às suas necessidades).Informa aos usuários de seus serviços sobre programas sociais disponíveis na Instituição onde atua, tornando-os acessíveis a todos os que deles necessitam; Elabora, coordena e executa ações nas áreas de Saúde, Previdência, Educação, Habilitação, Assistência Social e seu público-alvo, crianças e adolescentes, portadores de necessidades especiais e segmentos de baixa renda; Elabora a gerencia políticas públicas; Formula e executa planos programas e projetos sociais; Presta orientação social (consultoria) a indivíduos e grupos sociais.

2 comentários :

  1. FLÁVIA MÉLO15/05/2011, 14:16

    O TEXTO ESTÁ INTERESSANTE...MAIS AINDA INCOMPLETO. O(A)ASSISTENTE SOCIAL TAMBÉM ATUA NO JUDICIÁRIO, NO MEIO AMBIENTE,EM PROGRAMAS DE HABITAÇÃO, ENFIM...NAS DIVERSAS POLÍTICAS PÚBLICAS, A FAVOR DOS DIREITOS TRABALHISTAS. SEMPRE PARA GARANTIR A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS DOS CIDADÃOS.

    ResponderExcluir
  2. Achei linda essa homenagem, ao dia do Assistente Social! Pra melhorar as matérias são ótimas. Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Não saia sem curtir e comentar. Siga nosso blog !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares no Criança Genial na semana

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog