Translate

0

16 de Maio - dia do Gari

DIA DO GARI


No Brasil, os garis são os profissionais da limpeza que recolhem o lixo das residências, indústrias e edifícios comerciais e residenciais, além de varrer ruas, praças e parques. Também capinam a grama, lavam e desinfetam vias públicas.
Em Portugal, eram conhecidos como almeida, em homenagem a um cidadão com Almeida no nome que foi diretor geral da limpeza urbana da capital portuguesa.
O nome gari também é uma homenagem a uma pessoa que se destacou na história da limpeza da cidade do Rio de Janeiro - o francês Aleixo Gary.
EM HOMENAGEM A GARY
O empresário Aleixo Gary assinou contrato em 11 de outubro de 1876 com o Ministério Imperial para organizar o serviço de limpeza da cidade do Rio de Janeiro. O serviço incluía remoção de lixo das casas e praias e posterior transporte para a Ilha de Sapucaia, onde hoje fica o bairro Caju.
Ele permaneceu no cargo até o vencimento do contrato, em1891. Em seu lugar, entrou o primo Luciano Gary. A empresa foi extinta um ano depois, sendo criada a Superintendência de Limpeza Pública e Particular da Cidade, cujos serviços deixavam a desejar.
Em 1906, a superintendência tinha 1.084 animais, número insuficiente para carregar as 560 toneladas de lixo da cidade. Assim, da tração animal passou-se à tração mecânica, e depois ao uso do caminhão.
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Jogue o lixo no lixo

Você sabia que o lixo que produzimos não desaparece ?Ele se decompõe em:

Chiclete
5 anos
Restos Orgânicos
2 a 12 meses
Lata de Aço
10 anos
Leite Longa Vida
Mais de 100 anos
Vidro
Mais de 10.000 anos
Plástico
Mais de 100 anos
Papel
De 3 meses a vários anos
Madeira
6 meses
Cigarro
De 3 meses a vários anos
Lata de Alumínio
Mais de 1.000 anos
Coloque Seu Lixo no Lixo
Encaminhe sempre que é possível para a reciclagem !!!
Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo.

Nenhum comentário :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares no Criança Genial

1 livro por dia - Grátis

Mudar Fonte e Tamanho da Leitura

Arquivo do blog