Bloco link grande 2

Translate

0

Folclore Brasileiro: A Lenda do Caipora

Para os sertanejos, a caipora é o espírito protetor dos animais da floresta. Seu poder não se estende aos animais de penas. Limita-se aos bichos de couro e chifres: porcos, veados, cutias, pacas, tatus, tamanduás... No Norte e no Nordeste o gênio é do sexo feminino e aparece sob a forma de uma índia pequena e forte, doida por fumo e aguardente. Em outras regiões do Brasil, é um caboclo baixo e reforçado, coberto de pêlos, que surge montado num pôrco-do-mato ou caititu. No sul, o caipora é um homem peludo e agigantado.
Sua missão é, porém sempre a mesma: proteger a caça da violência dos caçadores malvados. Quem mata animais com crueldade ou persegue fêmeas com filhotes é logo castigado pela caipora. Nas sextas-feiras, mesmo com luar, é proibida a caça. Nos dias santos e domingos não se pode também caçar.
Quando os homens desrespeitam as leis da caipora, ela espanta a caça, surra os cachorros, faz um barulho infernal e persegue, furiosamente, os caçadores, que largam as armas e fogem, espavoridos. Mas os que respeitam a caipora e levam-lhe fumo e aguardente, podem caçar a vontade. Não devem porém atirar em animal com filhote, nem em bicho isolado ou no ultimo do bando.
Os caçadores que não entram em combinação com a caipora nada conseguem. Perdem o seu tempo e o seu chumbo, pois os animais que caem varados pelas balas, mesmo os mortos, se levantam, ressuscitados, ao contato do focinho do porco, no qual se acha montada a caipora. Para alguns sertanejos, a caipora é alma de índio bravo que morreu pagão.


Portal: Grupo Caipora

Circulantes na internet


"Seus pés voltados para trás serve para despistar os caçadores, deixando-os sempre a seguir rastros falsos. "

Nenhum comentário :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

+ Pensamentos sobre livros e leitura (3) 05/11 Dia do Cinema Brasileiro (2) 22 de Agosto: Dia do Folclore Brasileiro (4) 7 Vidas do Gato - A Lenda (7) A Independência do Brasil (5) A lenda do arco-iris (3) Adultos que não deixaram de ser crianças (6) Alunos Fascinantes (4) aprender (1) As mordidas na escola (10) Bíblia para as Crianças (20) Bons motivos para cuidarmos da leitura (6) Brincadeira de criança: Empinando Pipa (1) Brincadeiras de Inverno (1) Brincadeiras infantis: Pião (1) Chupar chupeta ou dedo afeta dentição infantil (5) Chupeta e Mamadeira - Como tirar (5) Como despertar na criança o interesse pela leitura (11) Conto: Uma mulher moderna (5) Crianças podem usar cosméticos?? (1) De Alegria (1) Dia da Vitória (3) Dia do Fico (2) Dia do Folclore Brasileiro (3) Ditado popular (2) doenças infantis (2) educar (1) emprego (1) escola (2) Escravidão (1) Especialistas dizem que 80% das crianças já sofreram experiências ruins na internet (2) estudar (1) estudo (1) Filhos Brilhantes (2) Fimose (2) frases (2) Frases Indígenas (1) Halloween : O dia das bruxas (1) Jogos infantis: Bolinha de gude (3) leitura (2) Leitura Eficiente (3) Mito Indígena do Sol (2) Música Mãezinha do Céu (20) Não percam: Star Wars - O Despertar da Força (1) Negrinho do Pastoreio (3) Nove dicas para incentivar e ensinar as crianças a lerem (9) O Desempregado (7) oração (2) Oração da Família (11) oração do professor (1) Oração para as crianças antes de dormir (24) Oração para as crianças antes de dormir. (3) Oração para as crianças antes de dormir. Música Mãezinha do Céu (11) oração santo anjo do senhor (20) Origem dos dias da semana (1) Outono (1) Pedofilia na internet . Cuidados com as nossas crianças (1) Pensamentos sobre Leitura (3) Piada; a reprodução infantil (1) Piada: medo infantil (1) Piadas de Crianças (2) poema (1) Porque incentivar a Leitura Infantil?? (5) Proteção às crianças (1) Provérbios (1) Que preguiça de mastigar (1) Receita para fazer uma criança feliz (2) Recordações da Infância (3) Sabedoria e Certeza (1) Síndrome cri-du-chat (1) Sobre a paz (1) Sobre Bebês e Filhos (1) superstição (1) superstições (1) Ternura (1) trabalho (1) Trava-lingua (1) uw a (1) Virtude (1) Xixi na cama (3)

Postagens mais populares no Criança Genial