Frases do dia

Fique mais próximo da Terra Santa

Aprenda hebraico bíblico pela internet
0

Chupar chupeta ou dedo afeta dentição infantil




Chupar chupeta ou dedo afeta dentição infantil

Por Charnicia E. Huggins

NOVA YORK (Reuters Health) - Chupar chupeta e dedo com muita frequência após os 2 anos de idade pode acarretar problemas dentais persistentes em crianças em idade pré-escolar, de acordo com um pesquisador do Estado de Iowa, nos EUA.
"Quanto mais cedo uma criança puder deixar o hábito de sugar melhor", disse John J. Warren, da Universidade de Iowa, à Reuters Health.
Warren acompanhou 372 crianças do nascimento até os 5 anos. Os hábitos de sugar avaliados incluíram tanto a sucção para a nutrição (como a realizada durante a amamentação) quanto a não nutritiva, que inclui as chupetas e o ato de chupar o dedo.
No total, as crianças que chuparam chupeta por mais de 2 anos após o nascimento apresentavam uma tendência maior do que as crianças que chuparam dedo a ter a arcada dentária mais larga no maxilar inferior, relatou Warren na revista científica American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics.
Normalmente, quando uma pessoa morde, os dentes superiores ficam mais protruídos do que os inferiores, explicou ele. Entretanto o intenso ato de sugar das crianças fez com que os músculos da bochecha forçassem o maxilar superior para dentro, tornando-o mais estreito, e empurrou a língua para baixo, tornando seu maxilar inferior mais largo.
Por outro lado, as crianças que sugaram o polegar ou outros dedos por mais de dois anos apresentavam uma tendência maior a ter dentes frontais muito protruídos, resultando em sobremordida.
Ambos os grupos de crianças apresentavam mordidas mais largas em direção à parte frontal da boca, indicando que havia um espaço anormal onde os dentes superiores geralmente sobrepõem-se aos dentes inferiores.
A sucção intensa, particularmente do polegar -- ou outro dedo, "força a separação dos dentes", afirmou o pesquisador.
As alterações foram evidentes mesmo em crianças que pararam de usar chupeta ou sugar os dedos até os 2 ou 3 anos de idade -- uma descoberta que "faria os profissionais de saúde reconsiderarem a melhor época para recomendar o encerramento do hábito", de acordo com Warren.
O ideal é que as crianças deixem o hábito de sugar até os 24 meses de idade, afirmou. Observando que o costume de sugar o dedo é particularmente difícil de ser deixado, "é melhor nem deixar que se inicie", disse.
A amamentação durante o primeiro ano de vida não parece ter nenhum efeito sobre a dentição infantil.
Fonte: American Journal Of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics 2002; 121: 347-356.


Leia  também

O hábito da criança de chupar os dedos

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Não saia sem curtir e comentar. Siga nosso blog !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares no Criança Genial na semana

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog