Frases do dia

Fique mais próximo da Terra Santa

Aprenda hebraico bíblico pela internet
0

Dia 26/09 : Dia Nacional do Surdo

Origem do DIA DO SURDO

No Brasil, o dia 26 de setembro é sugerido devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1957, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES- INstituto Nacional de Educação de Surdo.E. Huet (1855) Professor Surdo francês fez um programa especial para ensinar os Surdos no Brasil. Este programa consistia em usar o alfabeto manual e a Língua de Sinais da França. Lutou e conseguiu junto ao Imperador Dom Pedro II apoio para fundar a primeira Escola para Surdos no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, o INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos, no dia 26 de setembro de 1857.
Origem: Surdofox

26 DE SETEMBRO DIA NACIONAL DO SURDO 

A Comunidade Surda Brasileira comemora em 26 de setembro, o Dia Nacional do Surdo, data em e são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação,saúde, dignidade e cidadania. A Federação Mundial dos Surdos já celebra o Dia do Surdo internacionalmente a cada 30 de setembro. No Brasil, o dia 26 de setembro é celebrado devido ao fato desta data lembrar ainauguração da primeira escola para Surdos no país em1857, como nome de InstitutoNacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES  InstitutoNacional de Educação de Surdos. Toda esta história começou em26 de setembro de 1857, durante o Império de D. Pedro II, quando o professor francês Hernest Huet fundou, com o apoio do imperador o Imperial Instituto de Surdos Mudos. Huet era surdo. Na época, o Instituto era um asilo, onde só eramaceitossurdos do sexo masculino. Eles vinham de todos os pontos do país e muitos abandonados pelas famílias.
Origem: fcee.gov
-------
Deficiência auditiva ou surdez é a incapacidade parcial ou total de audição. Pode ser de nascença ou causada posteriormente por doenças.
No passado, costumava-se achar que a surdez era acompanhada por algum tipo de déficit de inteligência. Entretanto, com a inclusão dos surdos no processo educativo, compreendeu-se que eles, em sua maioria, não tinham a possibilidade de desenvolver a inteligência em virtude dos poucos estímulos que recebiam e que isto era devido à dificuldade de comunicação entre surdos e ouvintes. Porém, o desenvolvimento das diversas línguas de sinais e o trabalho de ensino das línguas orais permitiram aos surdos os meios de desenvolvimento de sua inteligência.
Atualmente, a educação inclusiva é uma realidade em muitos países.
Fonte: Wikipédia
---
SURDEZ
A surdez é um defeito invisivel. Costuma-se não perceber a importância da audição em nossas vidas, a não ser quando começa a faltar a nós próprios. A audição é o sentido que mais nos coloca dentro do mundo e a comunicação humana é um bem de valor inestimável.
Leia o artigo compelto em:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?402.abcdasaude.com.br/artigo.php?402
Leia tambem outro artigo sobre audição:
Zumbidos nos ouvidos

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Não saia sem curtir e comentar. Siga nosso blog !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares no Criança Genial na semana

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog