Bloco link grande 2

Parábola: Águia ou Galinha?

Um camponês criou um filhotinho de águia junto com suas galinhas.Tratava-a da mesma maneira que tratava as galinhas, de modo que ela pensasse que também era uma galinha. Dava a mesma comida jogada no chão, a mesma água num bebedouro rente ao solo, e fazia-a ciscar para complementar a alimentação, como se fosse uma galinha. E a águia passou a se portar como se galinha fosse.Certo dia, passou por sua casa um naturalista que, vendo a águia ciscando no chão, foi falar com o camponês:"Isto não é uma galinha, é uma águia!"O camponês retrucou:"Agora ela não é mais uma águia, agora ela é uma galinha!"O naturalista disse:"Não, uma águia é sempre uma águia, vamos ver uma coisa..."Levou-a para cima da casa do camponês e elevou-a nos bracos e disse:"Voa, você é uma águia, assuma sua natureza!"Mas a águia não voou, e o camponês disse:"Eu não falei que ela agora era uma galinha?!"O naturalista disse:"Amanhã, veremos..."No dia seguinte, logo de manhã, eles subiram até o alto de uma montanha.O naturalista levantou a águia e disse:"Águia, veja este horizonte, veja o sol lá em cima e os campos verdes lá em baixo, veja, todas estas nuvens podem ser suas. Desperte para sua natureza,e voe como águia que é..."A águia começou a ver tudo aquilo e foi ficando maravilhada com a beleza das coisas que nunca tinha visto; ficou um pouco confusa no início, sem entender o porquê de ter ficado tanto tempo alienada. Então, ela sentiu seu sangue de águia correr nas veias, perfilou devagar suas asas e partiu num voo lindo, até que desapareceu no horizonte azul.
Esta parábola evoca dimensões profundas do espírito, indispensáveis para o processo de realização humana: o sentimento de auto-estima, a capacidade de dar a volta por cima das dificuldades quase insuperáveis.Cada pessoa tem dentro de si uma águia. Ela quer nascer. Sente o chamado das alturas. Busca o sol.Uma águia tem dentro de si o chamado do infinito. Seu coração sente os picos mais altos das montanhas. Por mais que seja submetida a condições de escravidão, ela nunca deixará de ouvir sua própria natureza de águia que a convoca para as alturas sublimes.
"A águia gosta de pairar nas alturas, acima do mundo, não para ver as pessoas de cima, mas para estimulá-las a olhar para cima" (Elisabeth Kübler – Ross)

Fonte: Trecho do livro "Insight", de Daniel de Carvalho Luz

Assim é a vida, criam as pessoas como se fossem galinhas, porém, elas são águias. Por isso, todos podemos voar, se quisermos. Voe cada vez mais alto, não se contente com os grãos que lhe jogam para ciscar. Nós somos águias, não temos que agir como galinhas, como querem que a gente seja. Pois, com uma mentalidade de galinha, fica mais fácil controlar as pessoas, elas abaixam a cabeça para tudo, com medo.Conduza sua vida de cabeça erguida, respeitando os outros, sim, mas com MEDO, nunca.

Fonte: Armazem dos Sonhos

Nenhum comentário:

test

Frase

"Um dos momentos inesquecíveis da vida de qualquer criança é quando, pela primeira vez, ela junta uma letrinha, mais outra, e mais várias delas e começa a... ler! É uma conquista tão importante que será usufruída pelo resto de sua vida e abrirá, a cada dia, uma nova janela para o mundo."

Maurício de Sousa


Vamos curtir

Postagens mais populares no Criança Genial

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Uma linda canção: Voltar a ser Criança