Translate

0

Enlatado Assassino - Botulismo


Você sabe por que é aconselhável ferver palmitos em conserva por, aproximadamente, 10 minutos antes de ingeri-los? Ou por que você não deve comprar latas amassadas ou estufadas? O que você sabe sobre botulismo?



O botulismo é considerado como o mais grave tipo de infecção alimentar, provocada pela toxina do Clostridium Botulinum (bactéria anaeróbica obrigatória).

Essa toxina liberada pelo microorganismo atua sobre os nervos do indivíduo infectado e pode produzir cegueira, paralisia, distúrbios respiratórios e, na maioria dos casos, a morte. 

O bacilo (bactéria de forma alongada, semelhante a um bastão) causador do botulismo é encontrado no solo e pode contaminar frutas terrestres e outros vegetais. Além disso, os enlatados ou embutidos à vacuo são os mais vulneráveis ao Clostridium Botulinum, pois a bactéria só se desenvolve em ambientes sem oxigênio. Portanto, latas inchadas, que parecem cheias de ar, podem indicar a presença do microorganismo, uma vez que gases liberados pela fermentação bacteriana acabam por estufar a tampa dos recipientes.

Diversos cuidados devem ser tomados no sentido de prevenção a uma possível contaminação. Além da análise das embalagens do produto a ser consumido (que não deve apresentar a tampa estufada ou a lata amassada), é fundamental que o mesmo seja fervido, pelo menos durante oito minutos, antes do seu possível consumo: a exposição prolongada do alimento às altas temperaturas permite a destruição das toxinas liberadas pela bactéria, prevenindo-se, com isso, uma possível contaminação.

Se a pessoa for infectada, deverá procurar um médico imediatamente, pois desta ação dependerá a sua sobrevivência. 

O tratamento é feito à base de antitoxinas, que têm por objetivo impedir o progresso da intoxicação estabelecida. 

É importante saber que os danos causados pela ação da toxina são considerados, até o momento, irreversíveis.

A propriedade da toxina botulínica de paralisar músculos está sendo ultimamente aproveitada pela cirurgia plástica, no tratamento estético, a fim de amenizar rugas de expressão na face. Sendo assim o Botox (nome comercial da toxina empregada), em pequenas doses, acabou por conquistar a vaidade de inúmeras pessoas do Brasil e do mundo, atestando um possível benefício deste perigoso microorganismo à nossa espécie.
FONTE/AUTOR:  Saúde Informações

Nenhum comentário :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares no Criança Genial

1 livro por dia - Grátis

Mudar Fonte e Tamanho da Leitura

Arquivo do blog