Frases do dia

Fique mais próximo da Terra Santa

Aprenda hebraico bíblico pela internet
0

7 Vidas do Gato - A Lenda



Antiga estátua egipícia fundida em bronze, pertencente ao acervo do Museu do Louvre, exibe uma gata amamentando dois filhotes.
  
     - De acordo com um mito existente em diversas culturas, os gatos possuem sete ou nove vidas. Essa lenda surgiu em decorrência da habilidade que esses felinos possuem para escapar de situações que envolvam risco à sua vida. Outro fator também responsável por essa crença é que, ao cairem de grandes altitudes, os gatos, quase sempre, atingem o solo apoiado sobre as quatro patas. Isso ocorre em função de possuirem um apurado senso de equilibrio, que lhe permite girar rapidamente usando a cauda como contrapeso.

    
  - No século XV, o papa Inocêncio VIII chegou a incluir os gatos pretos na lista de seres hereges perseguidos pela Inquisição. Assim, esses gatos foram injustamente acusados de estarem associados a maus espíritos e, assim, queimados nas fogueiras juntamente com as pessoas acusadas de bruxaria
   
  - Durante a Idade Média, os gatos chegaram a ser vítimas de inúmeras crueldades, pois devido a crendices populares, algumas pessoas acreditavam que esses animais erampossuídos pelo diabo.

    - O medo patológico de gatos é denominado ailurofobia.

   - Quando abandonados em áreas remotas, distante da sociedade humana, filhotes de gatos podem converter-se ao meio de vida selvagem, passando a caçar pequenos animais para sobreviver. A expectativa de vida de um gato de rua é de apenas 3 anos. Já um gato que seja cuidado por humanos pode superar os 20 anos de idade.

   - Estudos científicos indicam que existe uma redução de 30% no risco de ocorrências de infartos nas pessoas que têm gatos como animais de estimação. O provável motivo desse fato é que o convívio com esses pequenos felinos minimizam o nível de estresse, um dos principais responsáveis pelo surgimento de problemas cardiovasculares.

  - Os animais de cor preta frequentemente estão presentes em histórias de suspense e terror. Um  conto muito popular tratando desse animal é O Gato Preto de Edgar Allan Poe, onde o autor responsabiliza o animal por uma série de acontecimentos sobrenaturais presentes na narração.

   - Alguns gatos fictícios famosos: CatDog, Bafo-de-Onça, Comichão, Frajola, Hello Kitty,Garfield, Gato de Botas, Gato Felix, Manda-Chuva, Penélope, Tom, entre outros.

                    
§                     Fonte Wikipédia 

§                     Artigo completo com todas as referências  http://pt.wikipedia.org/wiki/Gatos_na_cultura_popular                    


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Não saia sem curtir e comentar. Siga nosso blog !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares no Criança Genial na semana

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog