Bloco link grande 2

18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


A data de 18 de maio foi estabelecida em 2000, pela Lei Federal nº 9.970, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Tem como objetivo mobilizar a sociedade para o problema da violência sexual infanto-juvenil. A participação da população é fundamental para que este crime seja denunciado e punido, mas principalmente para que o jovem tenha sua sexualidade respeitada. Saiba como denunciar no site da ABRAPIA ou  ligue para 0800 990500 ou para o número 100


Endereço Abrapia
Abrapia
Rua Fonseca Teles, 121, 2º Andar - São Cristóvão
CEP: 20.940-200 Rio de Janeiro/RJ
Fone: (21) 589-5656
Fax: (21) 580-8057
http://www.abrapia.org.br
e-mail: abrapia@openlink.org.br





Como surgiu o 18 de maio:
A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973 em Vitória-ES um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Aracelli”. Esse era o nome de uma menina de apenas 08 anos de idade que foi raptada, drogada, violentada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda prescreveu impune. O crime ainda causa indignação e revolta. Para lembramos sempre o Caso Aracelli, o dia 18 de maio foi estabelecido como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, pela Lei no. 9.970, de 17 de maio de 2000, por iniciativa da então deputada Rita Camata (PMDB/ES), presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional.
A data foi criada para motivar a mobilização dos diferentes setores da sociedade, dos governos e da mídia para formação de uma forte opinião pública contra a violência sexual de criança e adolescente. Espera-se também estimular e encorajar as pessoas a denunciarem/revelarem situações de violência sexual, bem como criar possibilidades e incentivos para implantação e implementação de ações de políticas públicas capazes de fazer o enfrentamento do problema.


Os jornalistas José Louzeiro e Carlos Alberto Luppi, que fizeram a cobertura do caso, transformaram a história em livros: • LOUZEIRO, José. Araceli, meu amor. Record: Rio de Janeiro, 1979, 2a. ed.) • LUPPI, Carlos Alberto. Aracelli: corrupção em sociedade. São Paulo: Alfa-Omega, 1979. Série História Imediata, nº3).


Fonte:http://www.ipas.org.br

4 comentários:

Lady Flavia Ribeiro disse...

Eu como mãe tenho um sonho:
Ver todas as crianças desse Brasil( e do mundo claro) protegidas contra esse malditos pedófilos.... Um sonho não só meu com certeza...

William disse...

Com certeza Lady Flávia. Pedófilos são destruidores da infância; são perversos e covardes!! Todo cuidado é pouco. Muitos são lobos em pele de carneiro e prontos em busca de novas vítimas. Alerta e denunciar sempre!!

Amanda =) disse...

Infelizmente muitos enquanto sociedade ainda não assumiram para si a missão de proteger integralmente crianças e adolescentes de tais atrocidades. Desta forma acreditam que essa responsabilidade seja restrita ao poder publico e as familias, claro que estes possuem papeis fundamentais, no entanto, o Estado no contexto atual se mostra cada vez mais distante da população e é no seio das proprias familias que esse tipo de brutalidade acontece...
Precisamos apreender a concepção de criança e adolescente enquanto sujeito de direito, tomando para cada um de nos a obrigação de zelar pelos mesmos enquanto forma de garantir a nossa nação e para os nossos proprios filhos um futuro melhor...

William disse...

Com certeza Amanda. Por isso devemos estar atentos e observando sempre. Em nossa volta infelizmente - fazendo parte de nosso dia-a-dia estão solto os "lobos" . Quanto ao poder público - é fazer valer tambem nossos direitos enquanto cidadãos que somos, pois senão - se não obtivermos apoio - de nosso Estado/autoridades - que seremos nós ou que será?? Muito legal seu comentário!!

test

Frase

"Um dos momentos inesquecíveis da vida de qualquer criança é quando, pela primeira vez, ela junta uma letrinha, mais outra, e mais várias delas e começa a... ler! É uma conquista tão importante que será usufruída pelo resto de sua vida e abrirá, a cada dia, uma nova janela para o mundo."

Maurício de Sousa


Vamos curtir

Postagens mais populares no Criança Genial

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Uma linda canção: Voltar a ser Criança