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Zumbidos nos ouvidos

Zumbidos
tinnitus
INFORMAÇÕES À FAMÍLIA SOBRE O ZUMBIDO
Aqui encontram-se algumas informações que podem ajudá-lo a entender o zumbido e dar apoio aos que sofrem deste mal.
O ZUMBIDO É UM PROBLEMA COMUM ?
Os zumbidos no ouvido são problemas comuns em pessoas que possuem neurinoma do acústico e podem piorar após o tratamento.
O zumbido é a percepção do som quando não há nenhum ruído presente. Apesar da sua ocorrência ser comum, a maioria das pessoas não o conhece pelo nome e é ainda mais difícil entender como o zumbido afeta aqueles que o possuem. Para alguns é apenas um incômodo; para outros é um estado estressante de alteração da qualidade de vida.
COMO É TER ZUMBIDO ?
A palavra "zumbido", freqüentemente descrita como "barulho nos ouvidos", varia sensivelmente de pessoa para pessoa. Algumas pessoas ouvem apitos ou chiados. Algumas ouvem um tom, enquanto outras ouvem tons variados. Aquelas que não têm zumbido podem ter uma idéia do que isso significa se imaginarem um sinal de transmissão de emergência que muitas vezes é ouvido no rádio ou TV fora de sintonia. As pessoas com zumbido, às vezes, ouvem sons similares a esse som 24 horas por dia.
COMO SE SENTE UMA PESSOA COM ZUMBIDO ?
No início da doença muitos ficam preocupados e talvez amedrontados, especialmente se eles nunca ouviram falar sobre zumbido ou conhecido alguém que o tivesse mencionado. Imagine ter que explicar que você está ouvindo algo que ninguém mais está. É natural preocupar-se que os outros possam pensar que você está imaginando coisas. Muitas pessoas se perguntam: Será que outras sofrem disto ? Como explicarei isto à minha família e amigos ? Será que entenderão ? Será que o zumbido desaparecerá ? E se piorar ? Perderei minha audição ? Como posso dormir com todo esse barulho ? Como posso trabalhar ? Outras pessoas se sentem assim ? Como é que lidam com isso ?
Essas questões podem ser especialmente perturbadoras quando o zumbido for recente. Geralmente, é bastante útil para o paciente que está sofrendo de tais aflições obter uma explicação efetiva de um profissional qualificado em audição, no caso, um médico otorrinolaringologista. Questões que lidam com pensamentos e aflições internas, por outro lado, poderiam ser melhor respondidas por alguém que sofre de zumbido, que já experimentou os mesmos tipos de sensações e aprendeu a lidar com elas.
O QUE CAUSA O ZUMBIDO ?
Até o momento, nem todas as causas do zumbido foram esclarecidas. Conhece-se os seguintes fatores que causam o zumbido ou podem piorá-lo se ele já existe: exposição ao barulho, acúmulo de cera nos ouvidos, certos medicamentos (aspirina, alguns antibióticos, etc), infecção nos ouvidos ou dos seios paranasais, alergias, problemas na articulação temporomandibular ou na oclusão dental, doenças cárdio-vasculares, tumor no nervo auditivo, otosclerose, "tireóide preguiçosa", traumatismo de cabeça e pescoço, etc.
ZUMBIDO PODE SER TRATADO?
Existem várias opções para o tratamento do zumbido que podem proporcionar alívio:
Terapia medicamentosa: muitos medicamentos foram testados no tratamento do zumbido. Os medicamentos atuais são usados primeiramente no auxílio à ansiedade, depressão e distúrbios do sono. O tratamento de tais sintomas pode indiretamente auxiliar no alívio do zumbido.
Amplificação (aparelhos auditivos): se um paciente tiver perda de audição e zumbido localizado nas freqüências médias ou baixas, um aparelho auditivo permitirá ouvir sons ambientais que podem mascarar o zumbido.
Mascaramento: os mascaradores de zumbido lembram aparelhos de audição e produzem um som agradável, que freqüentemente mascara o clamor do zumbido. Os mascaradores de zumbido podem ser ajustados a qualquer hora, fornecendo um elemento de controle de volume e tonalidade de banda de freqüência. Para aqueles que necessitam de ambos, aparelhos auditivos e mascaradores, uma combinação dos dois é uma opção. Após o uso diário, os mascaradores às vezes propiciam o auxílio extra da anulação do zumbido por períodos variados de tempo quando ele é desligado, um fenômeno chamado de inibição residual. Unidades de mascaradores de cabeceira (mascaradores ambientais) produzem sons para ajudar a pessoa a adormecer. Pode-se obter os efeitos dos mascaradores ligando-se um ventilador, rádio ou TV em volume baixo. Há fitas e CDs disponíveis que reproduzem sons ambientais, tais como chuva, cachoeira e ondas do mar; fitas cassete, sob encomenda, podem ser confeccionadas também (esse tipo de mascaramento ambiental não serve de previsão para o sucesso ou fracasso com mascaradores adaptados por profissionais).
Biofeedback: o tratamento através do biofeedback ensina como controlar as ações específicas do corpo, tais como a pressão arterial, batimento cardíaco e temperatura da pele. Também instrui como controlar o estresse, algo que é muito útil no convívio com o zumbido
Terapia cognitivo-comportamental: a maneira pela qual o paciente encara o zumbido afeta a habilidade de lidar com ele. Essa técnica, comumente usada em pessoas com dor crônica, ajuda-os a identificar e alterar pensamentos e comportamentos mal-adaptados.
Habituação auditiva: essa terapia dedica-se ao retreinamento do ouvido para ignorar ou habituar-se ao zumbido. Aparelhos terapêuticos de audição que emitem amplas faixas de ruídos - normalmente mais baixos que o zumbido - são usados para tentar aliviar o zumbido. O tratamento pode levar mais do que um ano.
Tenha em mente que o zumbido de cada pessoa responde de forma diferente às várias tentativas de tratamento. Portanto, é freqüentemente necessário tentar-se várias delas antes de encontrar-se a melhor terapia ou combinação de terapias. As pessoas não deveriam desanimar ou desistir simplesmente porque algo no passado não funcionou.
CERTAS COISAS PIORAM O ZUMBIDO ?
Sim! A forma pela qual o ouvido e o zumbido reagem a diferentes situações varia muito de pessoa a pessoa, mas todos nós devemos estar cientes do seguinte:
A exposição demasiada ao barulho pode causar ou piorar o zumbido e a perda de audição. É muito importante, especialmente para aqueles que já possuem o zumbido, evitar ou reduzir exposições maiores. Quando estiver em ambientes ruidosos ou prevendo sua existência, sempre carregue e use proteção adequada ao ouvido (protetores e tampões de ouvido). Lembre-se do perigo potencial do barulho proveniente de fontes como cortadores de grama, equipamentos de som, secadores de cabelo, serras elétricas, motocicletas, concertos musicais, filmes e ruídos no trabalho.
Certos medicamentos são ototóxicos - prejudicam os ouvidos - e podem piorar o zumbido. Conseqüentemente, as pessoas com zumbido devem relatar aos seus médicos sobre suas condições e também sobre quaisquer prescrições médicas antigas ou medicamentos que estejam tomando.
Álcool, nicotina e cafeína podem exacerbar o zumbido. Alguns pacientes relatam que o zumbido piora após o consumo de certos alimentos (queijo, sal e vinho tinto foram mencionados). A fim de se determinar se um certo alimento ou substância causa uma reação alérgica, aconselha-se que o alimento ou substância em questão seja evitada por um período de um mês e depois, lentamente reintroduzida à alimentação ou à rotina diária. Qualquer piora dos sintomas do zumbido deveria ser anotada após reintrodução para futura referência.
Estresse: o zumbido causa estresse; o estresse causa zumbido: pode ser um ciclo vicioso. Qualquer coisa que você possa fazer para reduzir o estresse o ajudará a romper o ciclo. Terapias de relaxamento como yoga, meditação e exercícios podem ser úteis.
COMO A FAMÍLIA PODE AJUDAR?
Tente colocar-se no lugar da pessoa, não apenas sendo simpático, mas também compreensivo. O zumbido pode distrair e perturbar bastante, afetando o humor, a habilidade de concentrar-se e o sono. Considere o zumbido um estado real - invisível para você, mas concreto para aqueles que dele sofrem.
Lembre-se que é geralmente difícil ouvir quando ele se manifesta e partes das conversas podem ser mal interpretadas ou perdidas. Seja paciente.
Informe-se ao máximo sobre o zumbido. Isso não apenas o ajudará a entender o problema, mas também mostrará à pessoa que sofre de zumbido que você se interessa em ajudá-la. Explique no que consiste o zumbido aos outros membros da família, amigos e colegas de trabalho para que eles possam entender e ajudar.
Aprenda a reconhecer e evitar algo que agrave o zumbido do membro de sua família. Respeite o fato de que as pessoas com zumbido devem evitar a exposição à música alta e seja compreensivo quando recusarem convites.
Trabalhe junto à sua comunidade para reduzir a exposição involuntária a sons altos. Alto-falantes ensurdecedores de automóveis ou caixas acústicas colocadas em lugares públicos deveriam ser proibidas (os jovens estão perdendo a audição gradativamente devido a essas e outras opções de exposição ao barulho excessivo). Minimize barulhos desnecessários em sua casa.
COMO EU POSSO APRENDER MAIS SOBRE ZUMBIDO E ENCONTRAR AJUDA ?
Envolva-se e incentive o envolvimento de seu familiar afetado pelo zumbido a participar de um grupo de auto-ajuda. Um grupo de apoio ao zumbido é um porto seguro para aliviar as preocupações e desenvolver habilidades de como lidar com elas, algo que beneficiará a todos. As pessoas que sofrem de zumbido e seus familiares propiciam o tipo de compreensão que só essa experiência compartilhada pode inspirar. Grupos de apoio, contatos telefônicos e amigos por correspondência são outros métodos que podem ajudar a conviver melhor com o zumbido.
ESTRESSE E ZUMBIDO
Com o zumbido, o corpo pode reagir como se estivesse constantemente ameaçado. Quando esta situação excede a capacidade de tolerância da pessoa, pode ocorrer estresse. Portanto, se a pessoa não está apta a tolerar o zumbido, torna-se difícil levar uma vida normal.
ESCALA DE GRAVIDADE DO ZUMBIDO
Pense em seu zumbido por um momento e avalie sua gravidade pela escala a seguir. Avaliar o zumbido não é tarefa fácil, mas estas descrições sobre o que cada número representa podem ajudá-lo:
0- O zumbido não está presente.
1- O zumbido está presente se eu prestar atenção, mas não é muito irritante e pode ser normalmente ignorado.
2- O zumbido é freqüentemente irritante, porém pode ser ignorado a maior parte do tempo.
3- É difícil ignorar o zumbido, mesmo com esforço.
4- O zumbido está sempre presente a um nível irritante e freqüentemente causa considerável sofrimento.
5- O zumbido é mais do que irritante, causando um problema angustiante por muito ou todo o tempo.
Se você classificou seu zumbido como 3 ou mais, você poderá ser ajudado melhorando suas habilidades em lidar com ele e reduzindo o estresse em sua vida. Talvez queira experimentar algumas das seguintes sugestões:
TERAPIAS ATUAIS PARA O CONTROLE DO ZUMBIDO
O zumbido é um sintoma clínico. Cada paciente deverá ser examinado por um otorrinolaringologista para eliminar qualquer problema clínico sério que possa estar associado ao zumbido.
Deve ser feita uma avaliação auditiva para determinar se a pessoa está com os processos de fala e discriminação dos sons íntegros. Estes testes podem revelar também se ele percebe níveis sonoros de forma normal e se os seus ouvidos estão funcionando como deveriam. Outros testes especializados podem ser aplicados para determinar a freqüência, intensidade e possibilidade de mascaramento do seu zumbido.
Baseado nessas informações o médico otorrinolaringologista pode recomendar-lhe vários tratamentos, entre eles, a adaptação de aparelhos auditivos para melhorar sua habilidade para ouvir, de mascaradores de zumbido para substituir o som que está ouvindo por um outro mais agradável do que o zumbido, ou ainda, de "instrumentos de zumbido", uma combinação de aparelho auditivo com mascarador que tem demonstrado ser útil a várias pessoas que necessitam assistência de ambas as aplicações.
Nem todos os zumbidos podem ser aliviados através desses aparelhos. Para estes casos, outras terapias podem ser úteis:
Habituação auditiva - é uma técnica nova desenvolvida para retreinar o sistema auditivo a ignorar os sons do zumbido. Aparelhos terapêuticos que emitem faixas largas de ruídos estáveis - geralmente mais baixos do que o zumbido do paciente - são usados nesse tratamento. O período recomendado pode durar mais de um ano.
Biofeedback - esse tipo de tratamento tem se tornado popular para o zumbido. É uma poderosa ferramenta de aprendizagem para ajudar as pessoas a se tornarem conscientes de suas funções orgânicas e a aprenderem a controlá-las. Esta terapia está geralmente associada ao aconselhamento e à redução do estresse, capacitando o indivíduo a entender o estresse e o relaxamento e a exercitar conscientemente o controle das suas reações orgânicas.
Terapia cognitiva - é mais baseada no tratamento da reação do indivíduo ao zumbido do que no próprio zumbido. Para se atingir as mudanças perceptíveis desejadas, devem ser identificados comportamentos negativos e padrões de pensamentos e, então, alterá-los sistematicamente através de um programa desenvolvido especialmente para o indivíduo.
Hipnose - para ajudar o paciente a entrar num rápido estado de aprendizagem levando sugestões ao subconsciente para alterar o comportamento. É importante manter o controle de suas reações ao zumbido através de sugestões positivas que podem ser colocadas em ação para a sua auto-ajuda.
Acupuntura - baseia-se no princípio de que a saúde depende do fluxo livre da "energia vital" através do corpo. O zumbido pode ser resultante de um distúrbio no fluxo. Normalmente este procedimento tem trazido algum alívio temporário para um número pequeno de pessoas.
Articulação têmporo-mandibular (ATM) - os especialistas relatam alívio para muitas pessoas que sofrem de ambos, ATM e zumbido. Se você puder alterar o som do zumbido movendo ou pressionando sua mandíbula, ou se ao ranger os seus dentes, sofre de dor no maxilar, ou se tiver problema em abrir muito a sua boca, provavelmente valeria a pena procurar um especialista em ATM.
Terapia à base de medicamentos - pode envolver o uso de vitaminas, vasodilatadores, tranqüilizantes, antidepressivos, anticonvulsivantes ou antivertiginosos. Nenhum desses medicamentos significa cura para o zumbido, mas pode fornecer alívio em vários casos. Alguns deles parecem causar zumbido e, portanto, deveriam ser usados cautelosamente. Planos de pesquisa futuras do National Institute on Deafness and Other Communication Disorders incluem o estudo de medicamentos para aliviar o zumbido. Temos de ter esperança de uma descoberta médica como resultado dessa pesquisa.
A receita para se conviver com o zumbido é ser capaz de desviá-lo da atenção imediata. Se você for capaz de imaginar o zumbido como um barulho repetitivo e insignificante, então é possível para o organismo se ajustar ou até mesmo ignorá-lo.
DICAS DE AUTO-AJUDA
As idéias a seguir foram sugeridas para ajudar a aliviar o estresse, tornando assim o zumbido mais tolerável.
Aprenda a relaxar - respirar fundo é um relaxante natural. Adquira o hábito de parar de vez em quando para respirar 3 ou 4 vezes profunda e lentamente. Melhor ainda, aprenda a respirar regularmente com o seu abdômen. Guie-se com a sua cintura enquanto você inspira.
Depois de ter praticado exercícios de respiração profunda por algum tempo, comece a prestar atenção em você mesmo: respiração superficial e pulso rápido frequentemente indicam ansiedade e estresse. Quando você perceber que está respirando rapidamente, vá de-va-gar!!
Exercícios simples podem ajudá-lo a relaxar. Estique todos os músculos por 5 segundos e então solte. Faça isso várias vezes ao dia e em breve você reconhecerá como se sentiria se não estivesse tenso. Muitos livros têm sido escritos sobre relaxamento: um clássico é You Must Relax (Você Precisa Relaxar) de Edmund Jacobson.
Use imagens mentais para ajudar a relaxar quando você estiver ocupado ou no trabalho. Com os olhos abertos, você pode se concentrar numa linda flor ou em outro objeto por alguns minutos. Empenhe-se em apreciá-los e não pensar em mais nada. Com os olhos fechados pense em algo agradável e envolvente, como estar deitado numa praia. Estes períodos curtos de descanso podem ser melhores do que uma soneca.
Exercite-se todos os dias: caminhe, corra, nade, jogue tênis, faça qualquer tipo de exercício que gostar. Exercitar-se fará com que você não só se sinta mais forte e apto a lidar com o zumbido, mas também é uma maneira excelente de colocar as tensões para fora (algumas pessoas referem que exercícios agravam o zumbido, mas às vezes apenas temporariamente).
Sorria! A alegria é contagiante. Contudo, não fique com medo de falar sobre o zumbido e deixar que sua família e amigos saibam que você tem um problema. Eles podem lhe surpreender ao mostrar consideração.
Tente não se concentrar nos aspectos desagradáveis e estressantes do zumbido. Não sinta que você tenha que lutar contra ele o tempo todo. Tente pensar nele como algo que você tem, como a cor dos seus cabelos, sua altura e seu tipo.
Aprenda mais sobre o zumbido. Quanto mais você souber sobre um problema, qualquer problema, mais se controla e menos se sente desamparado ao lidar com ele.
Barulho alto é inimigo do zumbido. Mesmo uma curta exposição ao barulho pode piorar o zumbido e deixar você tenso e irritado. Use proteção auditiva correta sempre que estiver num ambiente barulhento.
Conversar com outras pessoas que também sofrem com o zumbido pode ser de grande ajuda. Você deve conhecer algumas dicas novas de como conviver melhor com o zumbido. Participe de um grupo de auto-ajuda. Um grupo de apoio ao zumbido é um porto seguro para aliviar as preocupações e desenvolver habilidades para lidar com elas, algo que beneficiará a todos. As pessoas que sofrem de zumbido e seus familiares propiciam o tipo de compreensão que apenas esta experiência compartilhada pode inspirar. Grupos de apoio, contatos telefônicos e amigos por correspondência são outros métodos que podem ajudar a conviver melhor com o zumbido.
Se por causa do zumbido dormir for um problema, há várias coisas que você deveria tentar. Primeiramente, descanse e relaxe antes de ir para a cama. Algumas vezes é útil ler por algum tempo antes de dormir. O lugar e suas roupas de dormir devem ser confortáveis. Algumas pessoas se sentem bem quando fazem um lanche leve antes de dormir. Música suave, estática de FM, mascaradores de cabeceira ou sons agradáveis podem ser utilizados freqüentemente para ajudá-lo a adormecer. Mudar sua rotina de maneira que você vá para a cama em horários variados pode fazer diferença.

*Fonte - "Coping with the Stress of Tinnitus", publicado pela American Tinnitus Association, EUA"Tinnitus Family Information", publicado pela American Tinnitus Association, EUAMaria Helena Untura Caetano (Mestra em Fonoaudiologia pela Escola Paulista de Medicina)Dra. Tanit Ganz Sanchez (Médica Assistente do Hospital das Clínicas e Doutoranda em Otorrinolaringologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo)Dra. Roberta Ribeiro de Almeida (Doutoranda em Otorrinolaringologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo)Dr. Ricardo Ferreira Bento (Professor Associado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo)Dr. Aroldo Miniti (Professor Titular de Otorrinolaringologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São PauloSite :  Figuras : http://www.geocities.com/HotSprings/Villa/5449/zumbido.html

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