membros

Translate

0

Atividades Educativas para a conscientização sobre o meio ambiente

 

Vamos conscientizar nossas crianças


A conscientização sobre o meio ambiente é um dos tópicos educacionais mais relevantes na atualidade. Além de uma preocupação que se torna mais e mais evidente, é um assunto prazeroso e desafiador de se trabalhar com seus filhos. As crianças, quanto mais cedo entenderem sobre o meio ambiente, mais cedo vão agir de forma eficaz na preservação do mesmo.
Nos dias de hoje, com tantos problemas ambientais, existem muitas brincadeiras e atividades educativas que podem servir de etapa inicial para que seus filhos entendam o que é o meio ambiente e como agir sobre ele positivamente.
Divida as atividades educativas em TERRA, ÁGUA e AR. Dependendo da idade de seus filhos, explicações mais ou menos longas serão necessárias para que eles entendam o que cada um desses termos significa e engloba.

A importância de se preservar a TERRA:

Quando falamos a palavra TERRA aqui não estamos nos referindo ao nome do nosso planeta, mas ao solo onde plantamos, habitamos e construímos nossas casas. Organize uma visita a um parque municipal ou a uma fazenda de sua escolha. Lá você poderá mostrar diferentes tipos de solo, árvores e plantas, sem as quais seria impossível viver, comer e respirar. Além disso, explique a seus filhos a importância de se plantar e manter a vegetação viva em nosso planeta. Se possível, leve mudas ou sementes que possam ser plantadas e cultivadas em um espaço onde seus filhos possam apreciar esse processo e ajudar na manutenção de um ambiente natural sem destruições e sem uso de substâncias químicas.
A importância de se conservar a ÁGUA:
Leve seus filhos a um lugar (rio, praia, etc) onde você pode mostrar a eles como a água é um elemento essencial na vida humana: além de ser de vital importância para o bom funcionamento do corpo humano, é também de grande importância na geração de energia, água potável e outros ciclos da natureza. É importante incentivar seu filho a não desperdiçar água já que esta é outra preocupação mundial que chama mais atenção dia após dia. É também essencial mostrar aos pequenos que a poluição da água pode ser algo muito prejudicial aos seres humanos, já que rios poluídos proíbem que a água seja usada para lazer ou mesmo para o consumo pessoal. Portanto, é imprescindível que seus filhos entendam que sujar as águas dos rios ou mares somente prejudica o equilíbrio da natureza e acarreta custos gigantescos para sua purificação e limpeza para o uso pessoal.

A importância de não se poluir o AR:

As crianças pequenas podem achar o AR um conceito muito abstrato, uma vez que ele não pode ser visto e nem facilmente medido. No entanto, se você mora em uma cidade média ou grande, será fácil mostrar exemplos de poluição como chaminés de grandes fábricas, canos de escapamento de carros e ônibus, etc. A fumaça escura produzida servirá de exemplo para seus filhos entenderem que devemos priorizar meios de diversão e locomoção que não liberam poluentes no ar que respiramos. Ajude-os a montar uma lista de atividades que consomem somente a energia humana ou solar, como: andar de bicicleta, cultivar plantas, nadar, andar de pedalinho, etc. Além disso, explicar a eles a necessidade de se usar filtros de poluentes também é importante, uma vez que isto está se tornando uma prática muito comum nos dias de hoje.
Em resumo, essas são atividades educativas em que você tem a chance de levar seus filhos a diferentes lugares para que os pequenos entendam mais sobre o meio ambiente e aprendam a respeitá-lo desde cedo, contribuindo assim para a preservação e conscientização sobre o ambiente que os circunda.
 
Leia também:
Vamos aumentar nossa Turminha Genial. Curta nossa Fan Page!!
flores3














Nenhum comentário :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares no Criança Genial

1 livro por dia - Grátis

Mudar Fonte e Tamanho da Leitura

Arquivo do blog