Frases do dia

Fique mais próximo da Terra Santa

Aprenda hebraico bíblico pela internet
1

28 de Novembro - Dia do Soldado Desconhecido

 

Celebra-se no Brasil, em 28 de novembro, o Dia do Soldado Desconhecido.

Esta data  tem como objetivo prestar homenagem a todos aqueles que morreram em combate e cujos corpos não foram encontrados. "Túmulo do Soldado Desconhecido" é o nome que recebem os monumentos erigidos para honrar os soldados que morreram em tempo de guerra, sem que os seus corpos tenham sido identificados. A tradição desta prática teve início no Reino Unido, quando, ao fim da Primeira Guerra Mundial (1918), o país enterrou um combatente desconhecido em nome de todos os exércitos do Império britânico, na Abadia de Westminster, em 1920. Este ato simbólico levou outras nações a seguir o exemplo. Um dos túmulos mais famosos é o que está sob o Arco do Triunfo de Paris, que foi instalado em 1921 para honrar os mortos da Primeira Guerra Mundial.

No Brasil, no Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, há o Túmulo ao Soldado Desconhecido Brasileiro, que representa todos os mártires da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e visa simbolizar a sepultura de todos esses militares desaparecidos em combate, resgatar a sua memória e prestar-lhes honras. Nesse "túmulo" simbólico encontra-se escrito:
"Honra a Pátria no passado: sobre os túmulos dos heróis;glorifica-a no presente: com a virtude e o trabalho; impulsiona-a para o futuro:com dedicação, que é a força da fé. Ama a terra em que nasceste e à qual reverterás na morte. O que fizeres por ela, por ti mesmo farás, que és terra, e a tua memória viverá na gratidão dos que te sucederam."

Os soldados brasileiros mortos durante a Segunda Guerra Mundial foram enterrados no Cemitério Militar Brasileiro de Pistóia, na Itália. Em 1960, os corpos foram transladados para o Brasil e enterrados no Monumento Votivo Militar Brasileiro, onde se encontra uma pira, permanentemente acesa. Em 1967, foram encontrados, na Itália, os restos mortais não identificados de um soldado brasileiro morto na campanha da FEB. Seu corpo foi sepultado em solo italiano e seu túmulo foi declarado como Monumento ao Soldado Desconhecido. O Brasil se tornou, então, a única nação no mundo a possuir dois memoriais dedicados a seus mártires e heróis de guerra.

Tanto o monumento do Rio de Janeiro quanto o de Pistóia são dignos de uma visita, para quem gosta da FEB, de história militar, ou mesmo da história do Brasil, pois aqueles que se encontram enterrados neles ajudaram a escrever algumas páginas da história recente do País.

Fonte: Site da Presidência da República
http://geopr1.planalto.gov.br/saei/noticias/32/3220

Um comentário :

  1. Nossa...meu pai é quem iria gostar dessas informações...ele era ex-combatente do exército...

    Abraço do Pedra...

    Venha nos visitar de novo: www.pedradosertao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Não saia sem curtir e comentar. Siga nosso blog !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares no Criança Genial na semana

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog