Translate

0

Dia do Dentista

25 de Outubro

O que faz

Conceito dentista vector
Imagem uso livre Freepik
O dentista é o responsável pela prestação ser serviços odontológicos. Este profissional faz restaurações, combate doenças da boca e gengiva, realiza cirurgias para remoção de dentes, executa limpeza e clareamento dos dentes e atua na orientação higiene bucal.
Características profissionais importantes (aptidões, habilidades e competências)
Coordenação motora desenvolvida, interesse pela área para manter-se atualizado, conhecimentos aprofundados sobre a área odontológica, concentração e habilidade manual.

Mercado de Trabalho

Hospitais públicos e privados, consultório particular de odontologia, instituições de ensino.

Especializações

Após a formação como cirurgião dentista (com duração de 5 anos), o profissional pode fazer especializações nas seguintes áreas: ortodontia, periodontia, odontologia estética, implantodontia, prótese, endodontia, odontopediatria e patologia bucal.
Fontegeocities.com

Simbolo 

De onde vem o símbolo da Odontologia? | E... de repente, dentista!

símbolo da odontologia é constituído por um bastão com uma serpente amarela que se enrosca da direita para a esquerda, circunscrito em um circulo.

O grande responsável por este modelo foi o dentista Benjamin Constant Nunes Gonzaga em um artigo publicado na Revista Odontológica Brasileira (atual Revista da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas) em 1914.
Já que utilizar somente o bastão e a serpente ficaria muito parecido com o símbolo da medicina, Benjamim resolveu aplicar o círculo ao redor que significa a medicina circunscrita, ou seja, a odontologia como área de atuação específica a cavidade oral.
No VII Encontro dos Sindicatos de Odontologia do Brasil, ocorrido em 6 de novembro de 1973, sob os auspícios da Federação Nacional dos Odontologistas foram feitas pequenas modificações, definindo que o bastão será marrom e o círculo terá cor grená. Anos mais tarde foi definido que a serpente deveria ter estrias pretas

Fonte:http://www.odontoblogia.com.br/


Origem do símbolo


A criação do símbolo da Odontologia remonta ao tempo de Hipócrates (460-377 a.C.). Conta a lenda que o pai da medicina tinha duas filhas: Hygia, que o ajudava em sua lida diária na arte de curar e no estudo dos males que afligiam o homem, e Panacéa, vaidosa, que passou a vida inteira a procura do elixir da longa vida, o soro da juventude que lhe conservasse a mocidade e a beleza.


Fonte:http://www.ufpi.br/odontologia










Nenhum comentário :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares no Criança Genial

1 livro por dia - Grátis

Mudar Fonte e Tamanho da Leitura

Arquivo do blog