membros

Translate

0

Origem dos Dias da Semana

Dias da semana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Os dias da semana têm seus nomes na língua portuguesa devido à liturgia católica por iniciativa de Martinho de Dume, que denominava os dias da semana da Páscoa com dias santos em que não se deveria trabalhar, originando os nomes litúrgicos:
Latim ILatim IISignificadoLatim litúrgico ILatim litúrgico II
dies solissolis diesdia do Solprima feriaferia prima
dies lunaelunae diesdia da Luasecunda feriaferia secunda
dies martismartis diesdia de Martetertia feriaferia tertia
dies mercuriimercurii diesdia de Mercúrioquarta feriaferia quarta
dies iovisiovis diesdia de Júpiterquinta feriaferia quinta
dies venerisveneris diesdia de Vênussexta feriaferia sexta
dies saturnisaturni diesdia de Saturnoseptima feriaferia septima
Sabbatum era originado diretamente do hebreu Shabbat, de conotação religiosa, em uma época em que os hebreus formavam um só povo e uma só cultura.
O dia Shabbat era o dia de descanso dos israelitas que por essa razão afluíam com mais frequência à sinagoga, hoje é o sábado, último dia de seu calendário semanal, sendo este o dia de descanso para os judeus. Durante a Reforma do Calendário Romano sob Constantino I - substituiu-se o nome de Dies Saturni que significa "Dia de Saturno" - forma como os pagãos se referiam ao sábado - para Sabatumintroduzindo devido à influência cristã o dia de Sábado no calendário ocidental.
A Tradição Apostólica fixa o dia de descanso dos cristãos no domingo, em homenagem à ressurreição de Cristo. Em 325 d.C., as orientações decididas no Primeiro Concílio de Niceia, confirmam a Tradição Apostólica, e durante a Reforma do Calendário Romano substituiu-se o nome de Solis Dies, que significa Dia do Sol - forma como os pagãos se referiam ao domingo - para Dominicus Dies (ou Dies Dominicum,Dies DominicaDies Domini), que, em português, significa Dia do Senhor, tendo evoluído para domingo.
O dia de domingo também conhecido como Prima Feria era o dia em que os cristãos se reuniam para fazer sua reunião de culto em memória à Ressurreição de Jesus, dia de descanso para os cristãos.
O português é a única língua europeia em que os dias da semana não estão associados a astros, embora estivessem antes da modificação de Martinho de Dume.

Saiba  mais em: 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dias_da_semana


Nenhum comentário :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares no Criança Genial

1 livro por dia - Grátis

Mudar Fonte e Tamanho da Leitura

Arquivo do blog