Frases do dia

Fique mais próximo da Terra Santa

Aprenda hebraico bíblico pela internet
0

Teste do Pezinho : doenças que podem ser detectadas.

Você sabe quais doenças o Teste do Pezinho pode detectar?




Você sabe quais doenças o Teste do Pezinho pode detectar? No Dia Nacional do Teste do Pezinho, em 6 de junho, saiba mais informações sobre as    doenças que ele identifica, favorecendo o bebê e seu bem-estar, já que podem ser  tratadas precocemente O teste foi introduzido no Brasil na década de 70. De lá para cá, passou por mudanças e hoje é considerado um dos exames mais importantes para mapear problemas em recém-nascidos.
coleta das gotinhas de sangue é feita do calcanhar do bebê, de forma rápida e segura, gratuitamente, nas maternidades ou postos de saúde após as primeiras 48 horas de vida. No Estado de São Paulo, o teste detecta seis doenças:
Fibrose cística – doença genética crônica que afeta principalmente os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo. Um gene defeituoso e a proteína produzida por ele fazem com que o corpo libere muco muito mais espesso que o normal, levando ao acúmulo de bactérias e germes nas vias respiratórias, podendo causar inchaço, inflamações e infecções, como pneumonia e bronquite, trazendo danos aos pulmões.
Anemia falciforme – causada pela alteração estrutural na molécula de hemoglobina, uma proteína presente nos glóbulos vermelhos, que transporta o oxigênio para os tecidos, gerando complicações, o que pode prejudicar quase todos os órgãos e sistemas, levando à anemia, infecções generalizadas, atraso no crescimento e dores.
Hiperplasia adrenal congênita – doença genética caracterizada por distúrbios no funcionamento das duas glândulas adrenais (ou suprarrenais), que se localizam acima dos rins e produzem importantes hormônios para o organismo, como o cortisol e a aldosterona.
Fenilcetonúria – doença hereditária causada pela ausência ou diminuição da atividade de uma enzima, impedindo a metabolização adequada do aminoácido fenilalanina. Os altos níveis de fenilalanina não metabolizada causam alterações no sistema nervoso, levando à deficiência intelectual severa e irreversível nos casos não tratados.
Hipotireoidismo congênito – causada pela falta ou produção deficiente da tiroxina, um hormônio da tireoide necessário para o desenvolvimento normal de todo o organismo, inclusive o cérebro. Pode levar à deficiência intelectual grave e ao comprometimento do crescimento nos casos não tratados precocemente.
Deficiência de biotinidase – uma doença genética caracterizada pelo mau funcionamento de uma enzima. Enzimas são proteínas responsáveis por auxiliar o organismo a realizar diversas reações químicas, como a digestão de alimentos, a retirada de substâncias tóxicas e a obtenção de energia para o adequado funcionamento cerebral.
Algumas instituições oferecem testes mais completos, que identificam outros problemas. É o caso da APAE DE SÃO PAULO, cujos exames podem prever se o bebê tem deficiência de G-6-PDgalactosemialeucinose toxoplasmose congênita.
Teste do Pezinho é um direito garantido aos recém-nascidos de todo o Brasil. Exigi-lo, divulgá-lo e mostrar a sua importância é a nossa tarefa. Tudo para ajudar a garantir uma Primeira Infância (período da gestação aos seis anos de vida) mais saudável para nossas crianças e, consequentemente, contribuir para a formação de adultos melhores.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Não saia sem curtir e comentar. Siga nosso blog !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares no Criança Genial na semana

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog