Criada em 1921, é produzida a partir de cepas (uma espécie de microorganismo) do Mycobacterium bovis, sendo indicada, preferencialmente, para crianças de 0 a 4 anos de idade e adultos que não foram imunizados.
O que é a tuberculose?
Causada pelo bacilo de Koch, a tuberculose ataca os pulmões, podendo causar lesões em qualquer parte do corpo.
Trata-se de uma doença contagiosa, transmitida de pessoa para pessoa através da tosse, espirro e fala.
Ao ser expelido no ambiente, o bacilo pode permanecer em suspensão por horas, facilitando a contaminação. Uma única respiração de um único germe expelido é suficiente para contaminar uma pessoa, embora uma transmissão bem sucedida exige, pelo menos, 200 a 300 horas de convívio para a população em geral e menos tempo para as pessoas que apresentam deficiências imunológicas.
Algumas características da doença
Os sintomas da tuberculose mais comuns são a tosse persistente por mais de 3 semanas, geralmente com escarro e sangue, além da perda de peso, dor no peito, suor noturno e cansaço.
A tuberculose tem cura
Ao se diagnosticar a tuberculose, através de raio X e exame de escarro, o paciente deverá se submeter a um tratamento que dura geralmente seis meses e inclui a combinação de três remédios, conhecida como quimioterapia de curta duração.
Sem tratamento adequado, 50% dos pacientes podem morrer em decorrência da doença que é fatal, ou ficar seriamente debilitados.
Mesmo que o paciente se sinta melhor, o tratamento não deve ser interrompido sem a indicação do médico. Muitos dos bacilos permanecem vivos e escondidos em partes remotas dos pulmões, podendo aproveitar a melhor oportunidade para atacar novamente.
fonte IBGE
Calendário de vacinação
Dia do Hospital
Amei este cantinho!!Uma delícia!!bjs
ResponderExcluir