Frases do dia

Fique mais próximo da Terra Santa

Aprenda hebraico bíblico pela internet
0

E por falar em mentira....


Dia da Mentira





Meu post sobre o dia da mentira conta sobre o surgimento da data e as curiosidades a respeito. O assunto é sério e mereçe atenção por isso estou postando outro artigo sobre mentira.

Meu primeiro artigo foi em 02/03/08 - A mentira no mundo infantil.

Segue novo artigo

A Mentira


Como lidar com as mentiras que as crianças costumam contar? Leia as dicas e a análise da psicóloga Suzy Camacho sobre o assunto Existe um período do desenvolvimento humano, entre os 3 e os 7 anos de idade, que a confusão entre a fantasia e a realidade é normal. Na maioria das vezes, a "imaginação fértil" das crianças indica um crescimento saudável. Quando a criança conta uma fantasia, uma coisa não verdadeira, mas gratuita que não perturba nem protege ninguém, isto é uma simples invenção. Só exige a atenção dos pais e o combate às mentiras, quando elas tiverem o objetivo claro de fugir da responsabilidade e de não enfrentar certas situações. Muitas vezes as crianças mentem de propósito, com o objetivo de prejudicar alguém, especialmente se estão vivendo um momento difícil, como a separação dos pais. Podem, por exemplo, inventar que a nova namorada do pai brigou com elas, só para provocar a reação dele - uma tentativa ingênua de vê-los juntos novamente. A principal dificuldade é identificar quando estão dando asas à imaginação. O melhor é ouvir a história e depois de algum tempo pedir que a criança conte novamente como tudo aconteceu e comparar as versões. Numa idade mais avançada, ali pelos 10 anos, o emprego bastante freqüente de histórias fantasiosas, entretanto, podem revelar um problema sério a ser diagnosticado como "mitomania", tendência doentia a mentir. Um dos indícios é a permanência do "amigo imaginário", uma criação típica da faixa pré-escolar que tende a desaparecer com o convívio com outras crianças.. Já os adultos, utilizam mecanismos sofisticados da inteligência, para tentar esconder aquele traço da personalidade que não os agrada. Muitos mentem para não parecer frágeis e inferiores diante daqueles que julgam fortes, para impressionar com aquele jeito fingido de ser - mas que parece verdadeiro. Desejam evitar um conflito, por acreditar que serão desaprovados ,ou simplesmente para evitar comentários e serem deixados em paz. Essa é a mentira defensiva , que serve de armadura contra a ridicularização, as críticas e o julgamento alheio. Torna-se uma mentira perversa quando é premeditada para prejudicar outras pessoas, com intenção de tirar proveito de uma situação, e/ou, uma forma de não assumir a responsabilidade dos seus atos. Em ambos os casos, existe um elemento em comum: muito medo diante da rejeição do outro. Havendo continuidade desse comportamento, deve-se iniciar um tratamento psicológico.

Como agir com a mentira infantil?

Não chame a criança de mentirosa. Isso só reforça uma imagem negativa e a continuidade do comportamento inadequado. Explique com calma as conseqüências negativas de uma mentira com exemplos práticos. Se prejudica alguém deixe claro porque é errado fazer isso e se ela gostaria que alguém agisse assim com ela. Não grite com a criança para obrigá-la a dizer a verdade. Isso só a intimida mais. Se suspeitar que a criança está mentindo faça perguntas genéricas. Como foi o passeio? Estava bom na escola? Depois de algum tempo volte a fazer as perguntas e compare as respostas. Castigá-la duramente não é a melhor tática. Só fará com que minta mais para fugir da punição. Sua reação deve ser firme mas controlada, sem agressividade. O exemplo dos pais é fundamental. Nada de mentirinhas úteis: "´Diga que a mamãe não está . Fale que estou tomando banho". Não minta e nem peça para seu filho mentir.

Suzy Camacho é psicóloga, formada pela FMU - São Paulo em 1984. Trabalha há 12 anos com psicoterapia infantil e de adolescentes e é autora do livro Guia Prático dos Pais. A publicação auxília os pais sobre como falar sobre sexo, drogas, violência, e algumas sugestões de como atuar nestas situações comuns, mas complicadas na educação dos filhos. Há também explicações mais objetivas sobre como estimular e desenvolver as capacidades de aprendizagem das crianças.

Fonte : guia da semana

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Não saia sem curtir e comentar. Siga nosso blog !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares no Criança Genial na semana

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog