Frases do dia

Fique mais próximo da Terra Santa

Aprenda hebraico bíblico pela internet
0

A Criança aprendendo a linguagem dos computadores

Criança também pode aprender a programar; saiba como


O ensino da linguagem computacional para crianças tem sido defendido por diversos estudiosos como o futuro da educação. Em um mundo movido por códigos e algoritmos, não tem mais sentido que apenas os aspirantes a uma carreira tecnológica dominem a linguagem dos computadores; é essencial que todos os que têm interesse em criar coisas novas aprendam a programar.
Para a mestre em Psicologia de Crianças e Adolescentes e fundadora do Playground da Inovação, Fernanda Furia, a programação é um dos passos para a alfabetização digital e será cada vez mais uma habilidade para toda a vida. “Pois desenvolve capacidades como resolução de problemas, raciocínio lógico, relação entre causa e consequência, raciocínio matemático, linguística, etc”.
Porém, se por um lado, tornar a programação parte do currículo escolar desde a infância ainda é um objetivo distante, por outro, surgem cada vez mais opções de sites e ferramentas, voltados para crianças, que introduzem e aprofundam o tema. No Brasil, algumas iniciativas alfabetizam digitalmente milhares de crianças por ano. Há, também, diversas plataformas que utilizam o inglês e podem ser uma opção para quem domina a língua.
Criança apredendo a programar
Creative Commons - CC BY 3.0 - Criança apredendo a programar
Kevin Jarrett/ Flickr
Conheça algumas plataformas gratuitas que ensinam programação para leigos:
Scratch (versão em português): Pode ser utilizado por crianças a partir de 5 anos. É um dos sites mais aclamados e utilizados pelos educadores, por ser muito visual. Os comandos são bloquinhos que se encaixam e formam o algoritmo. Assista à vídeo aula abaixo para saber como criar e executar um projeto simples no Scratch.





Hour of Code (versão em português): Movimento global, de iniciativa da code.org, que atinge dezenas de milhões de estudantes em mais de 180 países. Consiste em tutoriais de uma hora que estão disponíveis em mais de 40 idiomas, inclusive português.

Programaê: Iniciativa brasileira, mantida pela Fundação Lemman, que agrega conteúdos das plataformas citadas acima, além de outras. Todas as ferramentas são gratuitas, em português, e não exigem nenhum conhecimento prévio em programação.

Codecademy (em inglês): É um dos sites mais famosos e completos para aprender a programar. Nele você pode optar por aprender as mais diversas linguagens ou por construir sites (dos mais simples aos interativos). Apenas as páginas iniciais, de cadastro, têm versão em português.

Try Ruby (em inglês): A linguagem de programação Ruby é considerada fácil de aprender. Nesta plataforma, ela é ensinada de maneira divertida e interativa. Ela possui desenhos delicados e seu passo a passo didático ajuda a entender os conceitos principais com exercícios práticos e simples.  

Alice (em inglês): O software de animação 3D ensina a lógica da programação de forma lúdica para crianças e jovens. Ele disponibiliza representações gráficas de pessoas, animais e veículos, em um mundo virtual, para que o pequeno aprendiz crie seus próprios filmes animados ou joguinhos.

Por Bruna Ramos Fonte:Portal EBC



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Não saia sem curtir e comentar. Siga nosso blog !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares no Criança Genial na semana

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog