Bloco link grande 2

Translate

0

Alfabetizando o adulto

Dando continuidade a minha participação na Blogagem Coletiva - com o intuito de divulgar esse problema sério que assola nosso Brasil - que é o ANALFABETISMO - encontrei um artigo na internet - também super importante - que trata sobre o assunto - em outro enfoque:

EDUCAÇÃO DE ADULTOS
Obra de Lauro de Oliveira Lima

Existem vários fatores responsáveis pelo subdesenvolvimento e, entre eles enumeram-se o atraso cultural e econômico e o analfabetismo. Devemos ser cientes de que os processos de desenvolvimento têm suas variáveis de acordo com o tempo e o lugar em que se passam e com os fatores que sobre eles atuam e que são bem diferentes, numa e noutra ocasião, produzindo, portanto, efeitos e ritmos diferentes. Considerando que a alfabetização num país subdesenvolvido é privilégio de poucos, temos à disposição os meios de comunicação que fornecem verdadeiras fontes de aspirações e frustrações entre as populações, e são capazes de provocar nas pessoas inquietações e desejos de mudanças que contribuirão para a aceleração do ritmo de desenvolvimento. Isto não significa que podem substituir a alfabetização, mas servem de motivação para a leitura e para a escrita, já que vivemos em um mundo em que a escrita é veiculo indispensável de toda a vida social. É necessário, porém, que a alfabetização não seja um processo automático (adestramento), mas que seja feito funcionalmente, principalmente nas zonas rurais, considerando a realidade e interesses da população, oferecendo condições para que essa alfabetização se amplie, repercutindo na vida diária do alfabetizando, orientando-os e aperfeiçoando-os permanentemente. Dessa maneira estaremos atendendo ao seu desejo de participação política e evitando a migração para os centros urbanos, já que o analfabetismo é incompatível com a urbanização.
Mas não é só o desejo de desenvolvimento que exige alfabetização: também do ponto de vista político, a democratização progressiva do mundo ocidental (com as oscilações naturais do pêndulo histórico) determina que o homem comum tenha o mínimo de condições culturais para participar da vida política (Lima, 1979, p. 133). A situação do analfabeto é muito crítica diante do progresso. Ele tem que se conscientizar que embora haja contribuição dos meios de comunicação, quando ocorre situações em que se exige a leitura e a escrita, ele se tornará um ser dependente e marginalizado diante da população que domina esse instrumento. O domínio da leitura e da escrita é uma libertação. Sendo assim o analfabeto está privado de qualquer possibilidade de auto-aperfeiçoamento. A alfabetização, do ponto de vista econômico, pode ser considerada uma forma primária de capacitação técnica. Portanto, alfabetizar adultos é prepará-los para o mercado de trabalho. Valorizar os interesses individuais do homem e capacitá-lo como força de trabalho são os dois aspectos de alfabetização. Baixos salários diminuem o lucro e o analfabetismo reduz a produtividade. O analfabetismo é pois o maior problema para a modernização dos países subdesenvolvidos. O processo educativo, por ser um dos serviços mais caros, faz com que o governo resista à liberação de verbas. Com isso os economistas aliaram-se aos educadores encarando a educação como um instrumento produtivo.
O processo educativo é um dos serviços mais caros que se oferece a uma população. Os ministros da Fazenda, em geral, resistem à liberação de verbas para fins educacionais, considerando-as como inflacionárias ou simplesmente como adiáveis (Lima, 1979, p. 135). Do ponto de vista político e econômico a criança não favorece o desenvolvimento do contexto social. Por isso alfabetizar o adulto torna-se um processo lucrativo para o desenvolvimento econômico, pois representa solução mais imediata para diversos problemas. Neste sentido, ele teria mais privilégio do que a criança. Os meios de comunicação colocam as crianças em contato com o mundo atual de uma forma mais atraente e dinâmica, enquanto a escola não acompanha a evolução da sociedade. O homem analfabeto não pode ser considerado inferior ao outro que sabe ler e escrever. Quando deparamos com crianças faveladas que mostram baixos índices de maturação, não levamos em conta os fatores sociais a que elas estão inseridas. Uma das preocupações do adulto analfabeto em se alfabetizar é o interesse pessoal em auxiliar seus próprios filhos a ler e a escrever; e o outro motivo é a conscientização ou produtividade de seu serviço. O analfabeto é um complicador da escolarização. Não adianta apenas alfabetizar os filhos destes se não encontram motivações em seus lares. Neste sentido perde-se todo trabalho para uma conscientização.
Fonte : http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/per10b.htm
Adicionar legenda

Nenhum comentário :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

+ Pensamentos sobre livros e leitura 05/11 Dia do Cinema Brasileiro 22 de Agosto: Dia do Folclore Brasileiro 7 Vidas do Gato - A Lenda A Independência do Brasil A lenda do arco-iris Adultos que não deixaram de ser crianças Alunos Fascinantes aprender As mordidas na escola Bíblia para as Crianças Bons motivos para cuidarmos da leitura Brincadeira de criança: Empinando Pipa Brincadeiras de Inverno Brincadeiras infantis: Pião Chupar chupeta ou dedo afeta dentição infantil Chupeta e Mamadeira - Como tirar Como despertar na criança o interesse pela leitura Conto: Uma mulher moderna Crianças podem usar cosméticos?? De Alegria Dia da Vitória Dia do Fico Dia do Folclore Brasileiro Ditado popular doenças infantis educar emprego escola Escravidão Especialistas dizem que 80% das crianças já sofreram experiências ruins na internet estudar estudo Filhos Brilhantes Fimose frases Frases Indígenas Halloween : O dia das bruxas Jogos infantis: Bolinha de gude leitura Leitura Eficiente Mito Indígena do Sol Música Mãezinha do Céu Não percam: Star Wars - O Despertar da Força Negrinho do Pastoreio Nove dicas para incentivar e ensinar as crianças a lerem O Desempregado oração Oração da Família oração do professor Oração para as crianças antes de dormir Oração para as crianças antes de dormir. Oração para as crianças antes de dormir. Música Mãezinha do Céu oração santo anjo do senhor Origem dos dias da semana Outono Pedofilia na internet . Cuidados com as nossas crianças Pensamentos sobre Leitura Piada; a reprodução infantil Piada: medo infantil Piadas de Crianças poema Porque incentivar a Leitura Infantil?? Proteção às crianças Provérbios Que preguiça de mastigar Receita para fazer uma criança feliz Recordações da Infância Sabedoria e Certeza Síndrome cri-du-chat Sobre a paz Sobre Bebês e Filhos superstição superstições Ternura trabalho Trava-lingua uw a Virtude Xixi na cama

Postagens mais populares no Criança Genial