Frases do dia

Fique mais próximo da Terra Santa

Aprenda hebraico bíblico pela internet
0

Dengue




Recebi a pouco um email a respeito de uma nova arma contra o mosquito da dengue. Não sei se procede, fiz uma pesquisa no Google e existe a informação em diversos sites. Resolvi publicar e por via dúvidas...irei aderir; claro, tomando também as medidas oficiais e amplamente divulgadas para combater o "malditinho" do mosquito.



Café, nova arma contra o mosquito da dengue




Uma cientista paulista, a bióloga Alessandra Laranja, do Instituto de Biociências da UNESP (campus de São José do Rio Preto), durante a pesquisa da sua dissertação de mestrado, descobriu que a borra de café produz um efeito, que bloqueia a postura e o desenvolvimento dos ovos do Aedes aegypti.O processo é extremamente simples: o mosquito pode ser combatido, colocando-se borra de café, nos pratinhos de coleta de água dos vasos, no prato dos xaxins, dentro das folhas das bromélias. A borra de café, que é produzida, todos os dias, em praticamente, todas as casas do País, tem custo zero. O único trabalho é o de colocá-la nas plantas, devendo, inclusive, ser jogada sobre o solo do jardim e do quintal.Os especialistas em saúde pública, entre eles, médicos sanitaristas, estão saudando a descoberta de Alessandra, uma vez que, além da ameaça da Dengue tipo 3, possível de acontecer devido às fortes chuvas do verão, surge outra ameaça, proveniente do exterior: a da Dengue tipo 4.Conforme explica a bióloga, 500 microgramas de cafeína, da borra de café, por mililitro de água, bloqueiam o desenvolvimento da larva, no segundo de seus quatro estágios, e reduz o tempo de vida dos mosquitos adultos. Em seu estudo, ela demonstrou que a cafeína da borra de café altera as enzimas esterases, responsáveis por processos fisiológicos fundamentais, como o metabolismo hormonal e da reprodução, podendo ser, essa, a causa dos efeitos verificados sobre a larva e o inseto adulto.A solução com cafeína pode ser feita com duas colheres de sopa, de borra de café, para cada meio copo de água, o que facilita seu uso, pela população de baixa renda, e pode ser aplicada em pratos, que ficam sob vasos com plantas; dentro de bromélias; e sobre a terra dos vasos, jardins e hortas.O mosquito se desenvolve, até mesmo, na película fina de água, que, às vezes, se forma sobre a terra endurecida, dos jardins e hortas, e, também, na água dos ralos e de outros recipientes, que acumulam água parada (pneus, garrafas, latas, caixas d'água, etc.).'A borra não precisa ser diluída em água para ser usada' , diz a bióloga. Pode ser colocada, diretamente, nos recipientes, já que a água, que escorre, depois de regar as plantas, vai diluí-la. Ou seja: ela recomenda que a borra de café passe a ser usada, também, como um adubo, ecologicamente correto.Atualmente, o método mais usado, no combate ao Aedes aegypti, é o aspersão de inseticidas organofosforados, altamente tóxicos para homens, animais e plantas.Que tal colaborarmos, repassando esta mensagem e aplicando a borra de café???
Fonte: email
Precauções
A única forma de evitar a dengue é acabar com todos os locais onde se acumula água parada - os criadouros onde o mosquito Aedes aegypti se desenvolve. Lembre-se: Eles adoram água parada e limpa.
Orientações:
Elimine o acúmulo de água nos pratos dos vasos de plantas e xaxins. Lembrem-se das bromélias Elas acumulam água naturalmente. Dissolver uma colher de sopa de água sanitária (hipoclorito de sódio) em um litro de água e colocar esta solução no tanque das bromélias semanalmente, elimina a criação de mosquitos, matando inclusive larvas já existentes nas plantas. Lave os bebedouros de aves e animais e troque a água duas vezes por semana. Mantenha bem tampados, os poços, as caixas d'água, os tambores e outros depósitos de água. Caso tenha piscina em casa, mantenha a água, sempre, adequadamente tratada. Guarde garrafas vazias ou qualquer outro recipiente fora de uso, de cabeça para baixo.
Principais sintomas:
Febre alta e prolongada. Dor de cabeça e dor nos olhos, músculos e juntas. Manchas avermelhadas no corpo inteiro Eventuais sangramentos da gengiva e nariz. Falta de apetite e muita fraqueza. A pessoa com dengue deve ficar em repouso, beber muito líquido e procurar o médico imediatamente.
Dengue hemorrágica:
Mais grave, a dengue hemorrágica apresenta, inicialmente, os mesmos sintomas da dengue comum. Quando a febre acaba, entretanto, ocorrem sangramentos, queda de pressão e fortes dores no abdômen. Os lábios ficam roxos e o doente alterna sonolência e agitação. A dengue hemorrágica pode levar à morte.
Cuidado!

Ao primeiro sintoma, não hesite; procure um médico ou posto de saúde.
Fonte: circulante na internet

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Não saia sem curtir e comentar. Siga nosso blog !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares no Criança Genial na semana

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog