Bloco link grande 2

Translate

4

Brincadeiras - Pais e Filhos

Brincadeiras - Pais e Filhos
Fique de olho nas dicas para brincar em família!
Serra, serra serrador
Duas crianças se põem de frente e dão as mãos. Depois, ficam balançando os braços, indo e vindo, enquanto falam:- Serra, serra, serrador! Serra o papo do vovô! Quantas tábuas já serrou?Uma delas diz um número e as duas, sem soltarem as mãos, dão um giro completo com os braços, num movimento gracioso.Repetem os giros até completar o número dito por uma das crianças.
Fonte: Brinquedoteca da USP
Passa anel
Forma-se uma roda de crianças, sentadas, com as mãos juntas, palma com palma.Uma delas pega um anel, coloca-o entre as palmas de suas mãos e sai fingindo distribuir o anel dentro da mão de uma delas e depois pergunta:"Com quem está o anel? "Quem errar paga uma prenda.
Fonte: Brinquedoteca da USP
Jogo do Contrário
Uma criança é escolhida como líder no grupo.Ela ordena para as demais:"- Andem para a frente" E elas deverão andar para trás, executando as ordens sempre pelo contrário.As crianças que forem errando irão sendo excluídas.A última que ficar será a que irá dar as próximas ordens para que a brincadeira prossiga.
Fonte: Brinquedoteca da USP
Futebol de botões
Indicado para dois jogadores, é disputado em tablado próprio ou numa superfície lisa. O jogo é semelhante ao futebol de campo, com botões- jogadores ou tampinhas que são impulsionados com a pressão dos dedos sobre um dos botões.
Fonte: Livro - A Arte de Brincar
Violinha
As crianças sentam-se em fila num banco ou numa beira de calçada.Quem representa o "Violinha", fica de fora, e vem se aproximando, aos pulos, fazendo as caretas e palhaçadas mais engraçadas que possa imaginar.Dirige-se a uma das crianças , procurando fazê-la rir, já que ela tem que ficar séria.A primeira criança que rir será o próximo "Violinha".
Fonte: Portal Folclore Brasileiro
Travessia da Floresta
Traçar no chão um retângulo bem grande (a floresta).Dentro ficam três participantes que são os pegadores, fora ficam os demais, à vontade.Dado o sinal de início, os jogadores que estão fora tentam cruzar o retângulo, isto é, a "floresta", sem serem pegos.Os três jogadores de dentro tentam pegar os outros "forasteiros" que cruzam a floresta de um lado para o outro. Quem for preso, passa a ajudar os pegadores. Ganha o time de pegadores que ficar com mais participantes.
Fonte: Portal Folclore Brasileiro
Jogo do Amigo
Jogadores espalhados à vontade pela sala, um é escolhido para sair.Os outros escolherão, para figurar no jogo, um objeto qualquer: mesa, caneta, etc.Será chamado o que estiver ausente.- Amigo ou amiga? perguntará ele.- Amiga, dirão os outros (se o objeto for do gênero feminino).Em seguida, irá indagando de um a um:- Como gosta?As respostas irão sendo dadas à vontade, evitando repetição:Oval, comprida, escura, etc.Se, com algumas destas respostas, conseguir adivinhar, escolherá um colega para substituí-lo.Caso contrário, retornará ao primeiro, prosseguindo:- Para que serve?Irão respondendo de acordo com a utilidade do objeto.Se ainda não descobrir, dará nova volta, indagando:- Como quer?Prosseguirá o jogo do mesmo modo.O adivinhador terá direito de citar 3 objetos.Quando descobrir, será substituído pelo que designar. Se não descobrir, pagará uma prenda.
Fonte: Brinquedoteca da USP
Fonte: codac org

4 comentários :

Iza disse...

Adorei estes jogos para aplicar na escola, já que minha filha já tem 22 aninhos.
Estava com saudade daqui.
Beijos!

Rubia disse...

Ei! Seu site é muito legal...cheio de dicas interessantes para crianças de todas as idades!Parabéns!
Gostaria de lhe convidar a visitar meu site também. É cheio de histórias, trava-línguas, dicas para educadores...acho que você vai gostar! www.rubia.com.br
Beijos, com carinho,
Rúbia

Ana Pricília disse...

muito útil para nós licenciados em ed.física,para trabalharmos com nossos alunos.

Rosa - assunto: indicação de blog com jogos infantis disse...

Oi tudo bem?

Meu nome é Rosa, tenho 48 anos e adorei o seu blog! Essas brincadeiras mais tradicionais são muito importantes para o desenvolvimento das crianças.

Sempre achei que a internet não era interessante para o divertimento das crianças mas depois que eu li esse post que eu mandei pra você eu mudei de ideia.

Pesquisei e vi que tem várias coisas bem legais, e vale a pena conferir!

Bjs e espero que tenha gostado da dica!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

+ Pensamentos sobre livros e leitura 05/11 Dia do Cinema Brasileiro 22 de Agosto: Dia do Folclore Brasileiro 7 Vidas do Gato - A Lenda A Independência do Brasil A lenda do arco-iris Adultos que não deixaram de ser crianças Alunos Fascinantes aprender As mordidas na escola Bíblia para as Crianças Bons motivos para cuidarmos da leitura Chupar chupeta ou dedo afeta dentição infantil Chupeta e Mamadeira - Como tirar Como despertar na criança o interesse pela leitura Conto: Uma mulher moderna Crianças podem usar cosméticos?? De Alegria Dia da Vitória Dia do Fico Dia do Folclore Brasileiro Ditado popular doenças infantis educar emprego escola Escravidão Especialistas dizem que 80% das crianças já sofreram experiências ruins na internet estudar estudo Filhos Brilhantes Fimose frases Frases Indígenas Halloween : O dia das bruxas Jogos infantis: Bolinha de gude leitura Leitura Eficiente Mito Indígena do Sol Música Mãezinha do Céu Não percam: Star Wars - O Despertar da Força Negrinho do Pastoreio Nove dicas para incentivar e ensinar as crianças a lerem O Desempregado oração Oração da Família oração do professor Oração para as crianças antes de dormir Oração para as crianças antes de dormir. Oração para as crianças antes de dormir. Música Mãezinha do Céu oração santo anjo do senhor Origem dos dias da semana Outono Pedofilia na internet . Cuidados com as nossas crianças Pensamentos sobre Leitura Piada; a reprodução infantil Piada: medo infantil Piadas de Crianças poema Porque incentivar a Leitura Infantil?? Proteção às crianças Provérbios Que preguiça de mastigar Receita para fazer uma criança feliz Recordações da Infância Sabedoria e Certeza Síndrome cri-du-chat Sobre a paz Sobre Bebês e Filhos superstição superstições Ternura trabalho Trava-lingua uw a Virtude Xixi na cama

Postagens mais populares no Criança Genial