Frases do dia

Fique mais próximo da Terra Santa

Aprenda hebraico bíblico pela internet
4

Brincadeiras - Pais e Filhos

Brincadeiras - Pais e Filhos

Fique de olho nas dicas para brincar em família!

Serra, serra serrador
Duas crianças se põem de frente e dão as mãos. Depois, ficam balançando os braços, indo e vindo, enquanto falam:- Serra, serra, serrador! Serra o papo do vovô! Quantas tábuas já serrou?Uma delas diz um número e as duas, sem soltarem as mãos, dão um giro completo com os braços, num movimento gracioso.Repetem os giros até completar o número dito por uma das crianças.
Fonte: Brinquedoteca da USP
Passa anel
Forma-se uma roda de crianças, sentadas, com as mãos juntas, palma com palma.Uma delas pega um anel, coloca-o entre as palmas de suas mãos e sai fingindo distribuir o anel dentro da mão de uma delas e depois pergunta:"Com quem está o anel? "Quem errar paga uma prenda.
Fonte: Brinquedoteca da USP
Jogo do Contrário
Uma criança é escolhida como líder no grupo.Ela ordena para as demais:"- Andem para a frente" E elas deverão andar para trás, executando as ordens sempre pelo contrário.As crianças que forem errando irão sendo excluídas.A última que ficar será a que irá dar as próximas ordens para que a brincadeira prossiga.
Fonte: Brinquedoteca da USP
Futebol de botões
Indicado para dois jogadores, é disputado em tablado próprio ou numa superfície lisa. O jogo é semelhante ao futebol de campo, com botões- jogadores ou tampinhas que são impulsionados com a pressão dos dedos sobre um dos botões.
Fonte: Livro - A Arte de Brincar
Violinha
As crianças sentam-se em fila num banco ou numa beira de calçada.Quem representa o "Violinha", fica de fora, e vem se aproximando, aos pulos, fazendo as caretas e palhaçadas mais engraçadas que possa imaginar.Dirige-se a uma das crianças , procurando fazê-la rir, já que ela tem que ficar séria.A primeira criança que rir será o próximo "Violinha".
Fonte: Portal Folclore Brasileiro
Travessia da Floresta
Traçar no chão um retângulo bem grande (a floresta).Dentro ficam três participantes que são os pegadores, fora ficam os demais, à vontade.Dado o sinal de início, os jogadores que estão fora tentam cruzar o retângulo, isto é, a "floresta", sem serem pegos.Os três jogadores de dentro tentam pegar os outros "forasteiros" que cruzam a floresta de um lado para o outro. Quem for preso, passa a ajudar os pegadores. Ganha o time de pegadores que ficar com mais participantes.
Fonte: Portal Folclore Brasileiro
Jogo do Amigo
Jogadores espalhados à vontade pela sala, um é escolhido para sair.Os outros escolherão, para figurar no jogo, um objeto qualquer: mesa, caneta, etc.Será chamado o que estiver ausente.- Amigo ou amiga? perguntará ele.- Amiga, dirão os outros (se o objeto for do gênero feminino).Em seguida, irá indagando de um a um:- Como gosta?As respostas irão sendo dadas à vontade, evitando repetição:Oval, comprida, escura, etc.Se, com algumas destas respostas, conseguir adivinhar, escolherá um colega para substituí-lo.Caso contrário, retornará ao primeiro, prosseguindo:- Para que serve?Irão respondendo de acordo com a utilidade do objeto.Se ainda não descobrir, dará nova volta, indagando:- Como quer?Prosseguirá o jogo do mesmo modo.O adivinhador terá direito de citar 3 objetos.Quando descobrir, será substituído pelo que designar. Se não descobrir, pagará uma prenda.
Fonte: Brinquedoteca da USP
Fonte: codac org]


4 comentários :

  1. Adorei estes jogos para aplicar na escola, já que minha filha já tem 22 aninhos.
    Estava com saudade daqui.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ei! Seu site é muito legal...cheio de dicas interessantes para crianças de todas as idades!Parabéns!
    Gostaria de lhe convidar a visitar meu site também. É cheio de histórias, trava-línguas, dicas para educadores...acho que você vai gostar! www.rubia.com.br
    Beijos, com carinho,
    Rúbia

    ResponderExcluir
  3. muito útil para nós licenciados em ed.física,para trabalharmos com nossos alunos.

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem?

    Meu nome é Rosa, tenho 48 anos e adorei o seu blog! Essas brincadeiras mais tradicionais são muito importantes para o desenvolvimento das crianças.

    Sempre achei que a internet não era interessante para o divertimento das crianças mas depois que eu li esse post que eu mandei pra você eu mudei de ideia.

    Pesquisei e vi que tem várias coisas bem legais, e vale a pena conferir!

    Bjs e espero que tenha gostado da dica!!!!

    ResponderExcluir

Não saia sem curtir e comentar. Siga nosso blog !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares no Criança Genial na semana

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog