Frases do dia

Fique mais próximo da Terra Santa

Aprenda hebraico bíblico pela internet
0

Doenças Infantis - Catapora


Catapora ou Varicela
Cássia Nunes e Ivana Silva



A catapora (ou varicela) é uma doença muito contagiosa causada por um vírus chamado Varicela Zoster. Essa doença é uma das mais comuns na infância, principalmente porque só se pega catapora uma vez. A principal característica desta doença é deixar o corpo coberto de pintinhas vermelhas, essas pintinhas começam no tronco da criança, espalhando-se rapidamente para o rosto, braços e pernas podendo se espalhar para dentro da boca, do nariz, das orelhas e de outros orifícios do corpo da criança. Depois de um tempo as pintinhas vermelhas se transformam em pequenas bolhas de água que, quando começam a cicatrizar de 4 a 5 dias, formam ‘casquinhas’ e caem. Quando estas pequenas feridas são coçadas infeccionam e deixam na pele cicatrizes permanentes, isto é, não somem jamais. Além disso, a criança tem febre alta, bastante coceira na pele, cansaço, cefaléia e perda de apetite.

Uma criança pode pegar catapora se estiver no mesmo local que outra criança infectada. Isso é porque o vírus está presente na saliva. Quando a criança infectada tosse e espirra joga no ar minúsculas bolhas de saliva da nossa boca. Quando uma criança saudável inspira, o ar vem contaminado para dentro do corpo e, então, se contrai a doença. Pode-se contrair a doença através do contato direto com a criança infectada, geralmente através da secreção das bolhas. Uma criança com catapora pode espalhar a doença para outras 1 a 2 dias antes do surgimento da erupção, ou até que todas as bolhas tenham secado, possivelmente depois de 10 dias. Não existe um remédio específico para tratar a catapora. O que se deve fazer é repousar, ingerir bastante líquido e principalmente, evitar coçar as feridas para não infeccionar.A recuperação dura de 7 a 10 dias. A catapora pode ser prevenida com a vacina ‘Varicela’.
...
Fonte: Portal Fio Cruz
Referência Bibliográfica· Centers for Disease Control and Prevention: Prevention of Varicella: Recommendations of the Advisory Committee on Immunization Practices (ACIP), MMWR 45(RR-11):1-36, July 12, 1996.
· Preblud, S.R.: Varicella: Complications and costs, Pediatrics 78(4 part 2): 728-735, October 1986.
· Lieu, T.A. et al: The cost of childhood chickenpox: Parents' perspective, Pediatr. Infect. Dis. J. 13(3):173-177, March 1994.
· Sites pesquisados:
· http://www.pgr.mpf.gov.br/pgr/saude - acessado em 01 de dezembro de 2004.
· http://www.correioescola.com.br/saude/vacinacao2.html - acessado em 01 de dezembro de 2004.
· http://www.cives.ufrj.br/cva/doencas - acessado em 01 de dezembro de 2004.
· http://www.abcdasaude.com.br - acessado em 01 de dezembro de 2004.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Não saia sem curtir e comentar. Siga nosso blog !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares no Criança Genial na semana

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog