Pipa
Pipa é um brinquedo feito de varetas e papel, cola e linha e é feito para planar. Uma deliciosa brincadeira infantil. Também é conhecido como papagaio, quadrado, pandorga - dependendo da região do país. Empinar pipa também é um esporte - e recebe o nome de Eolismo - Eolo deus grego dos ventos e das tempestades. Aqui não iremos falar do lado profissional e sim da brincadeira.
COMO EMPINAR UMA PIPA
Se o vento for bom a pipa simples e bem construída é possível empiná-la sozinho, orientando-a convenientemente e soltando a linha, mas o mais comum mesmo é servir-se de um ajudante.
O ajudante deverá manter a pipa levantada numa inclinação de 60º, de frente para o vento e à frente do empinador, a uma distância de 20 ou 30 metros.
O empinador ficará com a linha bem estendida na sua mão e quando o ajudante perceber que há vento (uma raja da momentânea no rosto por exemplo), fará um sinal ao empinador, que recolherá a linha com as mãos, num movimento alternado e constante, simulando assim um vento relativo maior.
A pipa deverá subir e, quando o empinador sentir que o vento a mantém, fazendo força para levá-la longe, aproveitará para soltar o máximo de linha possível, sem permitir que perca muita altura. Se isso acontecer, voltará a recolher a linha e assim por diante, até achar as capas de vento superior, que costumam ser mais fortes e constantes.
Daí para frente, bastará dar pequenas puxadas se a tendência da pipa é cair, recolhendo a linha que estiver solta no chão, enrolando-a na carretilha, manete ou lata.
Desse momento em diante, o empinador poderá controlar o vôo com mais calma, verificando a performance da pipa, se esta faz cabriolas ou movi mentos bruscos ou irregulares. Eventualmente, poderá descer a pipa, fazendo alguns ajustes ou correção nos estirantes ou no rabo.
NORMAS DE SEGURANÇA
Empinar pipas é ótimo, mas todos devem ter em mente que existem muitas regras de segurança a serem respeitadas, principalmente em cidades grandes, cortadas por muitas redes elétricas e outros perigos.
1
Não soltar pipas em dias de chuva ou relâmpagos.
2
Não soltar pipas perto de antenas, fios telefônicos ou elétricos.
Procure lugares abertos, como parques e praças.
3
Se a pipa se enrosca em fios (fato muito comum), não tente tirá-la.
E sempre melhor perder a pipa que a vida.
4
Não usar linha metálica, como fio de cobre de bobinas.
5
Usar sempre luvas para não queimar as mãos na linha.
6
Olhar bem onde pisa, especialmente ao andar para trás.
Tomar muito cuidado com ruas e lugares movimentados.
7
Tomar muito cuidado com ruas e lugares movimentados.
8
Atenção com motos e bicicletas.
A linha pode ser perigosa para eles.
9
Não usar em hipótese alguma linha cortante (cerol).
E muito comum que corte as pessoas ou o próprio pipeiro.
10
Não empinar pipas em lajes ou telhados, pois uma queda poderá ser fatal.
fonte: festivaldojapão
Brincadeira de Bolinha de Gude
Olá pessoal. Sou da Good Morning Empório que dá aula de arte culinária para crianças.
ResponderExcluirAdoraria ter vocês acompanhando o blog !
http://goodmorningemporio.blogspot.com.br
Adorei passar por aqui, já estou seguindo :)