Frases do dia

Fique mais próximo da Terra Santa

Aprenda hebraico bíblico pela internet
0

Dia 19 de Julho - Dia do Futebol


DIA DO FUTEBOL





Sobre o futebol, não é preciso dizer que é o esporte mais popular do país. Do mesmo jeito que o futebol representa nosso país, o Brasil representa o futebol no mundo (principalmente depois que a seleção brasileira passou a ser o única a deter o título de pentacampeã).
O futebol está presente mesmo nas cidades mais distantes, entre crianças da mais tenra idade: mal aprendem a andar, é comum que ganhem logo uma bola e daí já arriscam seus primeiros passes. Crescendo neste meio onde o esporte é tão popular, é natural que surjam craques - e muitos. Porém, poucos têm a chance de treinar em um grande clube e ficar famosos ou receber enormes salários como os que vemos na televisão.
Se está presente em todas as cidades e em todas as idades, o mesmo não se pode dizer em relação aos gêneros. Só recentemente as mulheres passaram a jogar mais futebol, já que o esporte sempre teve uma tradição considerada "masculina", embora sua prática não ofereça qualquer tipo de limitação ou restrição às mulheres. Os motivos que inibiam a participação feminina eram principalmente culturais e, como a cultura está sempre mudando, as mulheres estão jogando futebol também. Naturalmente, ainda não é comum nascer uma menina e logo ganhar uma bola, como acontece com os meninos. Mas isto pode mudar e, mais importante ainda, uma garota pode optar por jogar futebol hoje em dia e não ser discriminada por isto!

Elas batem um bolão





Quem pensa que futebol feminino é novidade, está muito enganado. Inglaterra e Escócia foram os personagens da primeira partida de futebol entre mulheres, em 1898, em Londres.
No Brasil, a primeira partida de futebol feminino foi realizada em 1921, em São Paulo, onde enfrentaram-se os times das senhoritas catarinenses e tremembeenses.
Mas o que hoje é tão normal para nós levou muito tempo para ser conquistado. Em 1964, o Conselho Nacional de Desportos - CND proibiu a prática do futebol feminino no Brasil. Levou tempo para mudar essa situação. A decisão só foi revogada em 1981.
Em 1996 o futebol feminino foi incluído como categoria nas Olimpíadas. Nesse mesmo ano, o Brasil ficou com o quarto lugar nas Olimpíadas de Atlanta, mesma colocação alcançada nas Olimpíadas de Sydney, em 2000. Já em 2004, nossa jogadoras conquistaram medalha de prata, nas Olimpíadas de Atenas.
Em 2003, sob o comando do técnico Paulo Gonçalves, as meninas conquistaram a medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos e também o tetracampeonato sul-americano. No ano de 2007, repetiram o ouro no Pan e foram vice-campeãs na Copa do Mundo de Futebol Feminino. A artilheira Marta, camisa 10 da nossa seleção feminina, é considerada a melhor jogadora do mundo.
Fonte: ibge/museu do esporte
Leia também:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Não saia sem curtir e comentar. Siga nosso blog !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares no Criança Genial na semana

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog