Frases do dia

Fique mais próximo da Terra Santa

Aprenda hebraico bíblico pela internet
9

Blogagem Coletiva: Importando Folclore

Assunto em Debate: Nosso Folclore
Intitulado: Importando Folclore
Blogagem organizada pelo Ronaldo do Vida Blog .
--------------------------------------------------
Folclore - defino como pura tradição de um povo com o intuito de preservar memórias, raízes, culturas – nativas ou advindas da miscigenação dos povos colonizadores – porem com características da terra nativa, sendo transmitdo de geração em geração, através dos tempos. Nosso Brasil é rico – principalmente em sua cultura que muitos gostam de dizer que não a temos. Infelizmente existe até hoje uma supervalorização do que vem de fora. Artigos importados; estilo de vida; etc..e tal Até eu ...tenho um nome importado...
William Davis..chique não...pois é ..só que na hora do registro...o escrevente do cartório de registro escreveu Wilian Deivis..não sei se ele errou, escreveu como entendeu ou deu aquele JEITINHO BRASILEIRO ...que também é uma cultura nossa. Enfim, vamos ao que interessa.
Tenho em meu blog alguns artigos sobre folclore porém vou postar sobre folclore da cidade onde resido atualmente - Taubaté - SP .

FIGUREIRAS DE TAUBATÉ
Taubaté – São Paulo – Brasil

A cidade de Taubaté fica no Vale do Paraíba, distante 134 quilômetros da capital de São Paulo, situando-se na margem da Rodovia Presidente Dutra – estrada que liga o Rio de Janeiro a São Paulo.
As Figureiras de Taubaté são assim denominadas por serem mulheres, a maior parte dos artesãos. No entanto, atualmente, há homens exercendo o ofício.
Todos são exímios na arte de esculpir em barro cru, obras que espelham o cotidiano da vida do interior, com seus tipos, costumes e temas religiosos.
Os trabalhos de modelar pequenas figuras iniciaram-se quando os Frades do Convento de Santa Clara de Taubaté montaram um presépio, com lindas peças vindas da Itália. O povo que conhecia a argila do rio Itaim começou a trabalhar esta argila, copiando os santos do presépio...
Na ocasião das festas natalinas, a procura das peças de presépio foi crescendo e, a cada ano que passava, os figureiros faziam mais peças com cenas relativas ao nascimento de Jesus: o Estábulo de Belém, a Manjedoura, São José, Nossa Senhora, os Reis Magos, a Estrela e os animais...
Assim cresceu a tradição que, posteriormente, foi passada para suas gerações.
Tais peças não são queimadas no forno, pois são decorativas e de pequeno porte. Elas são secas ao tempo, por cerca de 1 dia. Em seguida, inicia-se a decoração, com tintas comerciais do tipo, acrilex, suvinil, pó xadrez e similares.
Uma das características do trabalho de todas as figureiras é a cor vibrante das peças. A tinta “azulão” (chamada pelas figureiras) é obtida manualmente, na mistura de goma laca, álcool e um pó azul de preparar tinta...
Os principais tipos e cenas abordados pelas figureiras são:
Pavão, também chamado Galinho do Céu, sob várias formas e a Chuva de Pavões. A figura do Pavão foi inspirada nos pavões que existiam em uma praça da cidade, já a “chuva”, ao observar árvores com muitos pássaros em seus galhos.
Galinha d'Angola sozinha e na forma de chuva.
Arca de Noé e santos: Nossa Senhora das Flores, Nossa Senhora da Aparecida, São Francisco com os pássaros, Sagrada Família e presépios apresentados com variados componentes.
Tipos regionais como lavadeiras, passadeiras, jardineiros, lenhadores, vendedores de galinha, mulher alimentando as galinhas com milho, mulher socando o pilão, preta velha, pescador, violeiro, pedreiro, sanfoneiros, palhaço, carro de boi
Animais como bois, carneiros, raposas, beija-flores, burrinho, galo, galinha, onça, joaninha e muitos outros.
Danças típicas: quadrilha, bumba meu boi, da fita, grupos de Moçambique, roda de jongo, congadas, a folia do folia do divino e dos reis.

http://www.girafamania.com.br/tudo/figureiras_taubate.htm

VIVA O QUE É NOSSO!!
Blogs participantes da Blogagem
Instinto Coletivo - Cristiano0
Leio o mundo assim - Andréa.
Mundo na Luneta - Renata0
Fio de Ariadne - Vanessa.
Hectoplasma - Tamara
Jamile Lobato - Jamile
Acqua - Lunna
Nério Júnior - Nério
Mãe e muito mais - Fernanda
Nerd na cozinha - Dea Balle
Toca da fada - Fada
EcoBlog - Tetê
Meio Áereo - Danilo
Carnaval - Bia
Saia Justa - Georgia
Pensieri - Evi
O grito - Renato
Blogosfera Solidária - Fátima .Blog - Jorge
Aprendemos - Mikasmi
Alma Poeta - Serena
PoudBrasil - Douglas
Lino Resende - Lino

9 comentários :

  1. O conhecimento de outros povos, das suas tradições, das suas lendas e das suas histórias só enriquece a nossa própria cultura.
    Obrigado pelos ensinamentos e parabéns pela participação
    Voltarei aqui
    Jorge

    ResponderExcluir
  2. Gostei de conhecer as figureiras de Taubaté. Não sabia delas, mas são deste tipo de manifestação que a nossa cultura é feita.

    ResponderExcluir
  3. Parece que o pessoal faz um bom trabalho!

    Belo texto.

    Obrigado por participar da coletiva!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Perfeito seu texto, adorei saber das figureiras.
    Vou até Aparecida de dois em dois meses, passo ás portas de Taubaté , vou parar para prestigiar essas Mulheres e Homens que engrandecem meu país, aproveitar para compras de natal, isso é Brasil graças a Deus!
    Parabéns!
    Beijos e bom fim de semana, se permitir voltarei mais vezes, tenho um netinho de quase dois anos e vi que vou aprender muito por aqui.
    Fique com Deus e que ele te abençoe!
    Vovó Rô!

    ResponderExcluir
  5. Eu moro na Italia, tenho um amigo padre q coleciona presepios, e sempre q viajo trago algum, e em uma destas vindas eu encontrei um presepio feito em Taubate', com certeza é um destes descrito neste post.

    abraços

    meire

    ResponderExcluir
  6. Brilhante ideia, a cultura e costumes de um povo devem sempre ser preservados e divulgados para que nunca caiam no esquecimento.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Também participei da Blogagem Coletiva e agora estou me divertindo lendo artigos interessantes, como o seu! Os costumes e culturas de um país nunca devem ser esquecidos. Passemos isso aos nossos filhos! A cultura não deve morrer, jamais!

    Aprendendo a Língua Japonesa

    ResponderExcluir
  8. parabens pelo blog...
    Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático BETO CARRERO WORLD em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
    VIRGINIA DE MAURO a LULLY é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.
    vou divulgar este maravilhoso blog

    ResponderExcluir

Não saia sem curtir e comentar. Siga nosso blog !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares no Criança Genial na semana

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog