Sem a parceria com as famílias o trabalho da escola tende a fracassar
Autor: Angela Adriana Almeida Lima
Atualmente, as mães ou os pais não encontram tempo para orientar seus filhos, transmitir-lhes amor, segurança e a tradicional "Educação de Berço", além de também não poderem ajudar as crianças em suas atividades extraclasses, tarefas e trabalhos de pesquisa. A leitura tem sido uma prática realizada somente na escola, que dispõe apenas de quatro horas diárias para executar todas as atividades delegadas a ela.
É estranho como os jovens de hoje concebem a Instituição Escolar... Tempos atrás o aluno tinha que prestar atenção nas aulas, caso contrário era ele o maior prejudicado. Os trabalhos eram marcados e caso não fossem entregues, não havia nota. Se a mãe fosse chamada na Escola, era bronca na certa. Hoje, boa parte de crianças e jovens, não quer ouvir, não se preocupa em aprender e - caso o professor consiga que a mãe vá a Escola – os alunos não se preocupam com a conseqüência desta visita - e ela muitas vezes, não ajuda em nada mesmo.
As escolas em Tempo Integral tem sido uma boa opção para os pais que necessitam de trabalhar e não confiam em deixar seus filhos sozinhos ou com terceiros em casa. Sim, esta Escola apresenta grandes resultados, porém não deve ser vista como a família do aluno e a ela ser delegada a responsabilidade total da educação da criança.
Outro dia um colega meu disse a um aluno que atrapalhava a aula e provocava os demais colegas, “Menino, no meu tempo a gente pedia pelo amor de Deus, para o professor ensinar, hoje o professor pede pelo amor de Deus para o aluno escutar...” Seria cômica, se esta realidade não fosse tão triste. Pensar que no futuro próximo as profissões estarão condenadas a um fracasso eminente, afinal os estudantes não querem aprender e o pior, grande parte desta defasagem de aprendizagem é sempre atribuída ao professor.
Ás Escolas foram atribuídas também as noções de educação básica – aquelas que deveriam vir de casa - e fazem parte da Educação familiar . Todavia, os pais passam o tempo todo trabalhando, quando chegam em casa, estão cansados demais para orientar os filhos em tarefas, noções de respeito, educação e cidadania. Muitas vezes os pais presenteiam os filhos por suas ausências, evitando perceber seus deslizes com presentinhos, Internet livre, passeios e os Valores são deixados somente para a Escola resgatar. Porém, na Escola o professor não consegue falar, sem que rotineiramente tenha que preparar a turma para o processo, que nem sempre acontece de forma simples, em alguns casos os alunos agridem o profissional em questão ao serem contrariados.
Não há pretensão de isentar o professor de seu compromisso com a educação, mas sim de convidar as famílias a repensarem sobre suas responsabilidades neste processo, afinal para transmissão de valores não é necessário nenhum tipo de formação acadêmica e sim uma boa dose de valores humanos. Esta condição é atribuída a familiares que se comprometem com a educação de suas crianças, sabendo impor-lhes os limites que a sociedade cobrará deles no futuro.
As famílias deveriam educar seus filhos e a Escola deve ser sua parceira e não a Escola educar os filhos e tentar a parceria dos pais.
O resultado deste processo de degradação educacional está estampado em Editais, estão faltando professores. Com isso, a Instituição Escolar e seus profissionais estão ficando perdidos em seu verdadeiro objetivo - educar para a vida e proporcionar condições para que os alunos consigam encontrar seu momento de aprender.
Perfil e Links: http://www.soartigos.com/artigo/9629/Sem-a-parceria-com-as-familias-o-trabalho-da-escola-tende-a-fracassar/
Sobre o autor : Sou formada em Magistério, graduada em Pedagogia com Supervisão Escolar, especialista nas áreas de Psicopedagogia,
Docência Universitária e Inspeção Escolar.
Ministro palestras e minicursos abordando diversos temas, em especial, Uma educação para a paz. Sou escritora de um dos capítulos da obra "Como obter educação através do ensino - Uma análise sobre as várias vertentes educacionais".
Autorizado conforme política de uso do site So Artigos, abaixo descrito:
De acordo com as informações contidas em nosso termos de uso, você tem permissão para publicar esse artigo desde que não faça nenhuma alteração no mesmo e preserve todo conteúdo original, incluindo título, links e nome do autor.
Autorizado conforme política de uso do site So Artigos, abaixo descrito:
De acordo com as informações contidas em nosso termos de uso, você tem permissão para publicar esse artigo desde que não faça nenhuma alteração no mesmo e preserve todo conteúdo original, incluindo título, links e nome do autor.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Não saia sem curtir e comentar. Siga nosso blog !!