Frases do dia

Fique mais próximo da Terra Santa

Aprenda hebraico bíblico pela internet
2

19 de agosto: Dia do Artista de Teatro


Quando uma história ou um conjunto de atividades são interpretados por um ou mais atores, vemos surgir a arte do teatro. Com o apoio de diretores e técnicos, o artista de teatro cumpre seu papel de fazer o público, além de se divertir, refletir sobre a mensagem da peça. No palco, o ator representa toda a natureza humana, cheia de sensibilidade, grandeza e apatia. É por esta razão que no dia 19 de agosto é comemorado o dia do artista de teatro, estes profissionais que traduzem a arte de representar, provocando naqueles que assistem ao espetáculo os mais diversos sentimentos, pensamentos e descobertas.
A arte do teatro surgiu na Grécia Antiga, com a improvisação. Tespis foi o primeiro ator da história do teatro que se tem registro. No século V a.C., o ator deu vida ao primeiro monólogo ao interpretar o deus Dionísio, na Grécia Antiga, em Atenas. A primeira expressão utilizada para denominar a arte de atuar foi o termo “Hipocritès”, do grego, que significa fingidor. As precárias peças da antiguidade grega deram lugar, hoje, a uma grande, influente e sofisticada atividade cultural que é a arte de representar.
O papel do ator na peça teatral é dar vida, veracidade, brilhantismo e sonho às artes cênicas, refletindo de forma nova o universo humano. Através de textos bem elaborados, com renovados recursos visuais, sonoros e emocionais, a ação dramática, individual ou coletiva, mobiliza plateias ao redor do mundo. Para ser ator, não é necessário apenas o talento natural, mas também muito estudo e preparação. Através do ator, o público toma conhecimento da realidade construída pelo homem e pela sociedade, bem como aquilo que os mesmos destroem; a realidade de suas vidas analisadas sob um novo olhar, o olhar encantado e novo do teatro.

         Grandes nomes

2 comentários :

  1. Oi, Wilian!
    O artista de teatro da antiguidade era o artista de rua - os teatros eram ao ar livre. Era a tragédia explicada, ao ser exposta ela ajudava os cidadãos gregos a entender o seu drama diário. Acima da epopéia, que era apenas lida, o teatro veiculou a encenação. De lá para cá, o teatro evoluiu e com os circos em instinção, vemos também os palhaços agregando sua arte a essa antiga forma de expressão.
    Boa semana!!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Luma. Obrigado pela visita e comentário. Tenho uma filha que adora a arte de teatro. Foi eleita atriz revelação do municipio em 2007.Ela sempre falou que, antes de uma apresentação teriamos que desejar um boa "
    merda" pois antigamente, no tempo das carruagens , as pessoas antes de entrar no teatro teriam que limpar a sujeira dos cavalos da sola do sapato e quanto mais suja estivesse a entrada - era sinal de um bom publico. Que loucura!! Boa semana para você também.

    ResponderExcluir

Não saia sem curtir e comentar. Siga nosso blog !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares no Criança Genial na semana

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog