Sarampo X Leite
Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil Edição: Beto Coura
O Ministério da Saúde alerta as secretarias estaduais e municipais de
Saúde que evitem aplicar a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo,
a rubéola e a caxumba, em crianças com histórico de alergia à proteína do leite
de vaca (APVL). A restrição, segundo a pasta, vale apenas para doses fornecidas
pelo laboratório Serum Institutte of India Ltd.
“A informação é preventiva, pois foram notificados alguns casos de reações adversas em crianças que têm alergia ao leite de vaca. Vale ressaltar que todas as crianças passam bem”, garante o ministério, por meio de nota. Crianças com intolerância à lactose do leite podem receber a vacina normalmente.
O comunicado destaca que o laboratório é pré-qualificado pela Organização Mundial da Saúde e fornece, há anos, doses para vários países, inclusive para o Brasil. Todos os lotes da vacina tríplice viral aplicadas no país, segundo o governo, passaram por análise no Instituto de Qualidade em Saúde e foram aprovadas para uso.
“Desde junho deste ano, mais de 4,4 milhões de crianças foram vacinadas com essa tríplice viral no país, e há garantia da segurança da vacina”, destacou a pasta. Entretanto, de acordo com a nota, durante análise da composição da vacina do Serum Institutte foi verificada a presença de lactoalbumina hidrolisada.
Diz a nota: Embora não exista na bula nenhuma contraindicação do seu uso
em pessoas que apresentam alergia ao leite de vaca, como medida de precaução, o
Ministério da Saúde enviou a todas as secretarias estaduais de Saúde informe
técnico recomendando que crianças com histórico de alergia ao leite de vaca não
sejam vacinadas com a tríplice viral. Nestas crianças, a vacinação deverá
ocorrer em uma data posterior.
Fonte: Agencia Brasil
Sarampo
Sarampo é o nome de uma doença viral e uma infecção do sistema respiratório, causada por um paramixovírus do gênero Morbillivirus. É altamente contagiosa e afeta principalmente crianças. É transmitida através de gotículas expelidas pelo nariz, boca ou garganta de pessoas infectadas. Os sintomas iniciais, que geralmente aparecem 8-12 dias após a infecção, incluem febre alta, coriza, olhos vermelhos, e pequenas manchas brancas na parte interna da boca. Vários dias depois, uma erupção se desenvolve, geralmente começando no pescoço e na face e gradualmente se espalhando pelo corpo.
A maioria das pessoas se recuperam mesmo sem tratamento dentro de 2-3 semanas. Contudo, principalmente as crianças desnutridas e pessoas com imunidade reduzida, o sarampo pode causar complicações sérias, incluindo dor de cabeça, cegueira, diarreia grave, infecção do ouvido e pneumonia. O sarampo pode ser prevenido através da vacinação. O sarampo, embora seja uma doença viral, pode apresentar diversas complicações bacterianas, além dos riscos de uma mãe passar para o filho durante a gestação, fazendo assim que o feto se desenvolva já com problemas no crescimento e ainda depois no nascimento.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Não saia sem curtir e comentar. Siga nosso blog !!