Bloco link grande 2

Translate

1

Brincadeira de Criança: Empinando pipa

Pipa

Pipa é um brinquedo feito de varetas e papel, cola e linha e é feito para planar. Uma deliciosa brincadeira infantil. Também é conhecido como papagaio, quadrado, pandorga - dependendo da região do país. Empinar pipa também é um esporte - e recebe o nome de Eolismo - Eolo deus grego dos ventos e das tempestades. Aqui não iremos falar do lado profissional e sim da brincadeira.
criançagenial

COMO EMPINAR UMA PIPA

Se o vento for bom a pipa simples e bem construída é possível empiná-la sozinho, orientando-a convenientemente e soltando a linha, mas o mais comum mesmo é servir-se de um ajudante.
O ajudante deverá manter a pipa levantada numa inclinação de 60º, de frente para o vento e à frente do empinador, a uma distância de 20 ou 30 metros.
O empinador ficará com a linha bem estendida na sua mão e quando o ajudante perceber que há vento (uma raja da momentânea no rosto por exemplo), fará um sinal ao empinador, que recolherá a linha com as mãos, num movimento alternado e constante, simulando assim um vento relativo maior.
A pipa deverá subir e, quando o empinador sentir que o vento a mantém, fazendo força para levá-la longe, aproveitará para soltar o máximo de linha possível, sem permitir que perca muita altura. Se isso acontecer, voltará a recolher a linha e assim por diante, até achar as capas de vento superior, que costumam ser mais fortes e constantes.
Daí para frente, bastará dar pequenas puxadas se a tendência da pipa é cair, recolhendo a linha que estiver solta no chão, enrolando-a na carretilha, manete ou lata.
Desse momento em diante, o empinador poderá controlar o vôo com mais calma, verificando a performance da pipa, se esta faz cabriolas ou movi mentos bruscos ou irregulares. Eventualmente, poderá descer a pipa, fazendo alguns ajustes ou correção nos estirantes ou no rabo.

NORMAS DE SEGURANÇA

Empinar pipas é ótimo, mas todos devem ter em mente que existem muitas regras de segurança a serem respeitadas, principalmente em cidades grandes, cortadas por muitas redes elétricas e outros perigos.

1
Não soltar pipas em dias de chuva ou relâmpagos.
2
Não soltar pipas perto de antenas, fios telefônicos ou elétricos.
Procure lugares abertos, como parques e praças.
3
Se a pipa se enrosca em fios (fato muito comum), não tente tirá-la.
E sempre melhor perder a pipa que a vida.
4
Não usar linha metálica, como fio de cobre de bobinas.
5
Usar sempre luvas para não queimar as mãos na linha.
6
Olhar bem onde pisa, especialmente ao andar para trás.
Tomar muito cuidado com ruas e lugares movimentados.
7
Tomar muito cuidado com ruas e lugares movimentados.
8
Atenção com motos e bicicletas.
A linha pode ser perigosa para eles.
9
Não usar em hipótese alguma linha cortante (cerol).
E muito comum que corte as pessoas ou o próprio pipeiro.
10
Não empinar pipas em lajes ou telhados, pois uma queda poderá ser fatal.
fonte: festivaldojapão

Um comentário :

Good Morning Emporio disse...

Olá pessoal. Sou da Good Morning Empório que dá aula de arte culinária para crianças.
Adoraria ter vocês acompanhando o blog !
http://goodmorningemporio.blogspot.com.br

Adorei passar por aqui, já estou seguindo :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

+ Pensamentos sobre livros e leitura 05/11 Dia do Cinema Brasileiro 22 de Agosto: Dia do Folclore Brasileiro 7 Vidas do Gato - A Lenda A Independência do Brasil A lenda do arco-iris Adultos que não deixaram de ser crianças Alunos Fascinantes aprender As mordidas na escola Bíblia para as Crianças Bons motivos para cuidarmos da leitura Brincadeira de criança: Empinando Pipa Brincadeiras de Inverno Brincadeiras infantis: Pião Chupar chupeta ou dedo afeta dentição infantil Chupeta e Mamadeira - Como tirar Como despertar na criança o interesse pela leitura Conto: Uma mulher moderna Crianças podem usar cosméticos?? De Alegria Dia da Vitória Dia do Fico Dia do Folclore Brasileiro Ditado popular doenças infantis educar emprego escola Escravidão Especialistas dizem que 80% das crianças já sofreram experiências ruins na internet estudar estudo Filhos Brilhantes Fimose frases Frases Indígenas Halloween : O dia das bruxas Jogos infantis: Bolinha de gude leitura Leitura Eficiente Mito Indígena do Sol Música Mãezinha do Céu Não percam: Star Wars - O Despertar da Força Negrinho do Pastoreio Nove dicas para incentivar e ensinar as crianças a lerem O Desempregado oração Oração da Família oração do professor Oração para as crianças antes de dormir Oração para as crianças antes de dormir. Oração para as crianças antes de dormir. Música Mãezinha do Céu oração santo anjo do senhor Origem dos dias da semana Outono Pedofilia na internet . Cuidados com as nossas crianças Pensamentos sobre Leitura Piada; a reprodução infantil Piada: medo infantil Piadas de Crianças poema Porque incentivar a Leitura Infantil?? Proteção às crianças Provérbios Que preguiça de mastigar Receita para fazer uma criança feliz Recordações da Infância Sabedoria e Certeza Síndrome cri-du-chat Sobre a paz Sobre Bebês e Filhos superstição superstições Ternura trabalho Trava-lingua uw a Virtude Xixi na cama

Postagens mais populares no Criança Genial