Frases do dia

Fique mais próximo da Terra Santa

Aprenda hebraico bíblico pela internet
0

Educar dá trabalho

Muitos pais confundem amar com mimar e por isso fazem tudo o que os filhos querem pensando que assim manifestam o carinho que sua missão exige. Não percebem que amar é educar, e não simplesmente dar aquele sorvete de chocolate às onze horas da noite para que o filho pare de chorar. Pais que limpam o bumbum do filho de 3 anos porque acham que ele não vai saber limpá-lo direito não ajudam esse filho a conquistar a autonomia.
Talvez a mãe superprotetora venha dizer: "Mas, Roberto, se eu não limpar vai ficar sujo". O máximo que pode acontecer se ficar um pouco sujo é haver uma assadura, mas se não aprender desde agora a cuidar de si próprio o filho terá no futuro problemas bem mais graves.
Estará sempre dependendo dos outros em coisas que lhe cabe fazer. Os pais que sabem amar e educar não se assustam com a cara amarrada do filho que, por exemplo, na véspera da prova não foi autorizado por eles a passear. Esses pais sabem lidar com o mal-estar provocado pela chateação do filho, pois estão cientes de que o mais importante é sua formação para a vida.
*Você está educando de verdade seus filhos?
*Você está colaborando para que eles cresçam e saibam administrar a própria vida?
Quando os pais mimam seus filhos, contribuem apenas para que eles continuem a ser bebês de colo. Conheço pais que perguntam o tempo todo ao filho se quer água ou se está com fome. Não percebem que essa excessiva preocupação com o filho não o ajuda a buscar a própria comida...
Mimar é cansativo, mas é muito menos trabalhoso que educar. Mimar é fazer tudo o que a criança quer. É ficar à disposição do filho o tempo todo. É protegê-lo de tudo temendo que algo de errado aconteça.
É não permitir que o filho experimente algo novo. É não agüentar que a criança chore quando está contrariada. É dar um presente ao filho toda vez que precisa pedir-lhe alguma coisa. É querer que o filho esteja sorrindo o tempo todo.
Tudo isso cansa os pais e enfraquece os filhos. As mordomias fazem o filho imaginar que o mundo é um palácio em que ele, sentado no trono, será servido por todos ao menor estalo de dedos. Educar, por outro lado, é mais trabalhoso. Mas cansa muito menos. Os pais conscientes de que estão investindo no verdadeiro desenvolvimento dos filhos sentem-se mais firmes e mais seguros.
Educar é estimular a criança a agir por si própria. É dar orientação para ajudá-la a desenvolver a autonomia e a responsabilidade. É deixar que ela experimente a vida mesmo que tenha de arriscar-se um pouco.
É deixá-la viver, experimentar suas emoções, valorizar cada conquista. É ajudá-la a superar desafios sem substituí-la nessa luta. É conversar e conversar e conversar. É escutar e escutar e escutar.
Educar é ver o filho aprender a subir a escada resistindo à tentação de levá-lo no colo.
Trecho do livro “Pais e Filhos – Companheiros de Viagem" de Roberto Shinyashiki

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Não saia sem curtir e comentar. Siga nosso blog !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares no Criança Genial na semana

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog