Frases do dia

Fique mais próximo da Terra Santa

Aprenda hebraico bíblico pela internet
0

Dia 7 de Abril - Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 7 de abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde – OMS, fundamentado no direito do cidadão à saúde e na obrigação do Estado na promoção da saúde.

Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, saúde é o mais completo estado de bem-estar físico, mental e social e não a simples ausência de doença.
Ou seja, uma pessoa saudável não é aquela que não está doente, mas a que tem o corpo e a mente funcionando em harmonia, desempenhando os papéis que cabem a cada um e proporcionando o máximo de bem-estar, disposição e vitalidade.
O Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril de cada ano, marca a fundação da Organização Mundial da Saúde e é uma oportunidade para chamar a atenção mundial a um tema de grande importância à saúde global a cada ano. Em 2008, o Dia Mundial da Saúde tem como tema central a necessidade de proteger a saúde dos efeitos adversos das mudanças climáticas.
O tema "protegendo a saúde frente às mudança climáticas" põe a saúde no centro do diálogo global sobre as mudanças climáticas. A OMS selecionou esse tema considerando as ameaças crescentes que as mudanças climáticas vêm causando à segurança da saúde pública global.
Por meio da crescente colaboração, a comunidade global estará melhor preparada para enfrentar os desafios de saúde relacionados com o clima em todo o mundo. Entre os exemplos de tais ações de cooperação podemos citar o fortalecimento da vigilância e controle de doenças infecciosas, o abastecimento seguro e suficiente de água e a coordenação da ação de saúde nas situações de emergências e desastres.

"A mudança climática intensificará as fragilidades, ao exercer novas pressões cada vez mais freqüentes sobre a saúde pública", alertou em comunicado a diretora geral da OMS, Margaret Chan.
"Devemos nos esforçar para fazer da saúde pública uma de nossas principais prioridades no contexto da mudança climática", acrescentou Chan, que lembrou que "a saúde e o bem-estar são considerados um aspecto determinante da paz e da segurança".
A OMS considera que os Governos e os diferentes órgãos envolvidos devem colaborar para vigiar e lutar contra as doenças infecciosas, para usar de forma cuidadosa os recursos hídricos, que estão diminuindo, e a fim de agir em situações de emergência.
Por ocasião do Dia Mundial da Saúde, que coincidirá com o 60º aniversário da OMS, a agência da ONU e organismos de todo o mundo organizarão atividades de sensibilização para que "o grande público compreenda as conseqüências sanitárias da mudança climática".

Fonte: opas , ibge, clica brasília

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Não saia sem curtir e comentar. Siga nosso blog !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares no Criança Genial na semana

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog