Frases do dia

Fique mais próximo da Terra Santa

Aprenda hebraico bíblico pela internet
0

Sexta-Feira da Paixão

Durante a Semana Santa, que começa com o Domingo de Ramos, os católicos realizam muitos ritos para rememorar os últimos dias de Jesus Cristo na Terra.
Na Sexta-Feira Santa, dia em que se relembra a morte de Jesus, nas igrejas católicas não é rezada nenhuma missa, em sinal de luto e de dor. Entretanto, em muitas localidades do Brasil, os fiéis realizam procissões e encenações dramáticas, em geral nas ruas e praças públicas, representando a Via-Sacra ou Via-Crúcis. Trata-se de uma série de 14 cenas que mostram as diversas etapas do percurso realizado por Jesus carregando a cruz, desde o seu julgamento por Pôncio Pilatos até subir a colina do Gólgota, palavra hebraica que significa calvário ou lugar da caveira, onde se deu a sua crucificação, agonia e morte.
Na Idade Média, essas representações dramáticas da Paixão de Cristo eram realizadas nos mosteiros e ao ar livre, como forma de ensinar a história de Cristo às pessoas que não sabiam ler. É famoso o Drama da Paixão encenado em Oberammergau, na Alemanha. Conta-se que no outono de 1693 a peste atingira a aldeia, e a população fez a promessa de que, se fossem salvos, representariam a morte de Cristo todos os anos, para recordar seus sofrimentos. Depois da promessa, ninguém mais teria sido atingido pela peste. O drama de Oberammergau costumava ser representado apenas na Páscoa, mas hoje é encenado duas vezes por semana, de maio a setembro. Todos os atores são naturais da aldeia, não usam maquiagem e nem luzes artificiais. O drama tem a duração de oito horas e pessoas vêm de longe para ver a representação.
No Brasil, a mais famosa representação da Paixão de Cristo realiza-se em Pernambuco, na cidade de Nova Jerusalém, atraindo milhares de pessoas de todo o país.

Bibliografia consultada:A Bíblia para crianças em 365 histórias, de Mary Batchelor. São Paulo, Scipione, 1985.

O mundo da criança. Rio de Janeiro, Delta/Guanabara Koogan, 1992.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Não saia sem curtir e comentar. Siga nosso blog !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares no Criança Genial na semana

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog