Frases do dia

Fique mais próximo da Terra Santa

Aprenda hebraico bíblico pela internet
4

Crianças Hiperativas: Como são e como agir com elas


HIPERATIVIDADE




Antes de qualquer comentário, é preciso definir o que é, de fato, hiperatividade, pois esse termo tem sido amplamente confundido com atividade pura e simples ou até com indisciplina:

É comum a qualquer criança ser ativa, às vezes, até em excesso. E isso é normal. Da mesma forma, é comum, principalmente na escola, crianças desinteressadas pela aula tornarem-se bagunceiras, o que caracteriza a indisciplina. Antes de classificar tudo isso como "hiperatividade", é preciso entender que a hiperatividade é caracterizada pela atividade ininterrupta, ou seja, o indivíduo está ativo vinte e quatro horas por dia, até mesmo dormindo (com sono agitado) e sua atividade chega à exaustão. E, apesar de exausto, ainda continua com a necessidade de estar em atividade, mesmo que o corpo já não agüente, a mente, continua em ação.

A hiperatividade em si não é uma doença e', geralmente, um sintoma de algum distúrbio como TDAH, alguns tipos de DDA, TOC e outros distúrbios de aprendizagem ou comportamento. Sendo assim, temos vários ângulos a analisar: Quando uma criança é muito ativa, está sempre agitada, parecendo nunca cansar-se, deve-se verificar como ela dorme. Se tiver sono agitado, com ou sem pesadelos, dormir na cabeceira e acordar nos pés da cama, cair da cama ou ainda se tiver tiques, convulsões ou outro sintoma parecido, deverá ser encaminhada a um profissional (Pediatra, Terapeuta, Psiquiatra) apto a identificar seu distúrbio, trata-lo ou encaminhar a criança a um tratamento. Se o sono da criança for tranquilo, pode-se dizer que é uma criança aparentemente normal, então, tudo o que se deve fazer, é deixa-la a vontade para "gastar" toda a sua energia durante o dia e poder dormir e descansar tranqüila a noite.

Se essa criança estiver em idade escolar, deverá freqüentar uma escola que tenha bastante espaço para brincadeiras e também uma boa brinquedoteca. Se a criança ainda não estiver na escola, caberá aos pais leva-la a um parque público ou play ground do próprio prédio (quem mora em condomínios) e também comandarem brincadeiras instrutivas como teatro de fantoches por exemplo. É possível confeccionar bonecos simples junto com a criança e depois usa-los na encenação Isso a manterá ocupada por um bom tempo e será uma atividade educativa.


Além disso, muitas outras atividades podem ser usadas, com boa vontade e paciência, os pais poderão criar muitas formas de entreter o filho.
No caso da indisciplina em crianças pequenas deve-se rever a educação dada, visto que a indisciplina e a má educação andam juntas. Se a indisciplina é na escola, deve-se analisar a quantidade de alunos indisciplinados. Se a classe toda tem bom comportamento e somente alguns alunos desobedecem, deve-se verificar o que ocorre com eles, poderá ser desde má educação até algum distúrbio. Na dúvida, deve-se encaminha-los a um Psicopedagogo, pois, nesse caso, é o profissional ideal para atende-los, verificar se têm distúrbios e/ou encaminha-los a outros profissionais para tratamento. Se a classe toda ou a grande maioria age de forma indisciplinada é bem provável que a aula esteja desinteressante, vazia ou tenha qualquer característica que esteja dispersando os alunos. Neste caso, a solução será tornar a aula mais atrativa. O professor, com interesse e criatividade, certamente, encontrará muitas maneiras para tornar sua aula dinâmica e interessante.

Finalmente, no caso de uma hiperatividade exagerada, sem convulsões nem complicações noturnas, se for impossível controlar a criança, esta deverá ser encaminhada a um Multiterapeuta, que terá condições de identificar o distúrbio apresentado, trata-lo ou indicar outro profissional apto a isso. Crianças que apresentam convulsões, tiques ou outros sintomas parecidos deverão ser levadas a um Psiquiatra ou Neurologista. Na ausência desses profissionais, um Pediatra poderá ajudar.

Matéria de Lou de Olivier, escrita especialmente para a edição de número 4 (quatro) da revista brasileira "Mãe moderna" e, posteriormente publicada em diversos sites, jornais e revistas no Brasil e Europa.
Sobre a autora:Lou de Olivier é Psicopedagoga, Multiterapeuta, Dramaturga e Escritora. Autora de livros polêmicos e esclarecedores como "Acontece nas melhores famílias" e "Distúrbios de aprendizagem/comportamento - verdades que ninguém publicou". Premiada na Inglaterra em duas áreas "Award Echo of Literature" como escritor
a e Lancaster House Award como pesquisadora

Leia também:

4 comentários :

  1. Oi William, eu tenho criancas peraltas,rs.

    Vim agradecer sua participacao na blogagem coletiva contra o analfabetismo.

    Valeu.

    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Ana Monteiro04/09/2011, 19:16

    Agradeço mesmo a dica e pode acreditar que vou partilhar,pois já me disseram que estava tola e não sabia tratar uma criança.È que tenho um sobrinho que com apenas 3 anos apanhou-me e à minha irma a dormir,pegou nas chaves "escondidas em sitio alto"da casa e na do carro, abriu a porta da casa,a do carro e ligou-o destravando-o indo bater com ele na parede,isto às 10 da noite.(Um vizinho ensinou-lhe em uma tarde a fazer isto tudo para o entreter)Sem comentários...a minha irma diz ele não ter sossego nem a dormir, pois deita-se num lado da cama e acorda no outro...já me apercebi que ele trepa por cima do sofá e em algumas vezes trepou por um móvel até ao cimo do guarda fatos...tem agora 5 anos e nem por isso acalmou,a psicóloga diz que o problema vem de casa,que ele não é nada iperativo...pode até ser,mas ele é capaz de dormir apenas 6 horas e estar sempre a correr,a pular e a desvirar a sala e tudo por onde passa...

    ResponderExcluir
  3. Fico grata tambem,por mais detalhes sobre esse disturbio,tenho um filho de 3 anos que acredito seriamente ser hiperativo,sempre muito agitado,sobe em tudo,fala incessantemente e a note,quando o coloco p/ dormir,tenho que esconder chaves,levantar cadeiras e desligar tomadas,se mexe muito enquanto dorme,Levanta varias vezes a noite,fala muito enquanto dorme. Tanto que com apenas 3 anos ele ja quebrou a Mao,perfurou o ceu da boca, teve traumatismo craniano de grau medio,passando 12 h inconsciente,ja chegou a ficar por 20 h acordado sem apresentar nenhum resquicio de sono. Mas memo EU explicando isso aos pediatras sou desacreditada,pois tudo isso que ele faz,segundo o pediatra esta dentro da normalidade.

    ResponderExcluir
  4. Hello !
    Welcome to the "Directory Blogspot"
    We are pleased to accept your blog in the division: BRAZIL

    We hope that you will know our website from you friends,
    Invite your friends by offering them the "Directory award"
    This is the only way to expand the site.
    The activity is only friendly
    Important! Remember to follow our blog. Thank you
    I wish you an excellent day
    Sincerely
    Chris
    For other bloggers who read this text come-register
    http://world-directory-sweetmelody.blogspot.fr/search/label/America%20South%20Brazil%20%20______2659%20%20%20%20%20%20%20%20Members
    Imperative to follow our blog to validate your registration
    Thank you for your understanding
    ++++
    Get a special price "directory award" for your blog! with compliments
    Best Regards
    Chris
    http://nsm08.casimages.com/img/2015/04/22//15042212171618874513195366.png
    +++++++++++++++
    Olá!
    Bem-vindo ao "Diretório Blogspot"
    Temos o prazer de aceitar seu blog na divisão: BRASIL

    Esperamos que você vai saber o nosso site a partir de vocês amigos,
    Convide seus amigos, oferecendo-lhes o "prêmio Directory"
    Esta é a única forma de aumentar o local.
    A atividade é apenas amigável
    Importante! Lembre-se de seguir o nosso blog. obrigado
    Tenha um ótimo dia
    sinceramente
    Chris
    Para outros blogueiros que lêem este texto venha a registar
    http://world-directory-sweetmelody.blogspot.fr/search/label/America%20South%20Brazil%20%20______2659%20%20%20%20%20%20%20%20Members
    Imperativo para seguir o nosso blog para validar a sua inscrição
    Obrigado pela sua compreensão
    ++++
    Obter um preço especial "diretório prêmio" para o seu blog! com elogios
    Atenciosamente
    Chris
    http://nsm08.casimages.com/img/2015/04/22//15042212171618874513195366.png

    ResponderExcluir

Não saia sem curtir e comentar. Siga nosso blog !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares no Criança Genial na semana

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog