O Criança Genial através de convocação feito pela Ana Maximiano do Blog Diga NÃO a Erotização Infantil estará participando da blogagem coletiva de 18/05/2008 - Em Defesa da Infância. Quero convidar meus visitantes a acessarem o site Diga Não a Erotização Infantil (link acima) e ver o trabalho sério que lá é executado. Parabéns Ana.Você é Genial!!
Um pouco sobre o dia 18/05
A data de 18 de maio foi estabelecida em 2000, pela Lei Federal nº 9.970, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Tem como objetivo mobilizar a sociedade para o problema da violência sexual infanto-juvenil. A participação da população é fundamental para que este crime seja denunciado e punido, mas principalmente para que o jovem tenha sua sexualidade respeitada. Saiba como denunciar no site da ABRAPIA: http://www.abrapia.org.br/ou ligue para 0800 990500 ou para o número 100
Como surgiu o 18 de maio:
A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973 em Vitória-ES um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Aracelli”. Esse era o nome de uma menina de apenas 08 anos de idade que foi raptada, drogada, violentada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda prescreveu impune. O crime ainda causa indignação e revolta. Para lembramos sempre o Caso Aracelli, o dia 18 de maio foi estabelecido como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, pela Lei no. 9.970, de 17 de maio de 2000, por iniciativa da então deputada Rita Camata (PMDB/ES), presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional.
A data foi criada para motivar a mobilização dos diferentes setores da sociedade, dos governos e da mídia para formação de uma forte opinião pública contra a violência sexual de criança e adolescente. Espera-se também estimular e encorajar as pessoas a denunciarem/revelarem situações de violência sexual, bem como criar possibilidades e incentivos para implantação e implementação de ações de políticas públicas capazes de fazer o enfrentamento do problema.
Os jornalistas José Louzeiro e Carlos Alberto Luppi, que fizeram a cobertura do caso, transformaram a história em livros: • LOUZEIRO, José. Araceli, meu amor. Record: Rio de Janeiro, 1979, 2a. ed.) • LUPPI, Carlos Alberto. Aracelli: corrupção em sociedade. São Paulo: Alfa-Omega, 1979. Série História Imediata, nº3).
Fonte:http://www.ipas.org.br
Nota Criança Genial:
Leia artigo referente a minha primeira blogagem coletiva em de 14/02/2008 - realizado pela Luma - do Luz de Luma sobre o mesmo assunto e que é bom estar sempre divulgando.
Este site é de interesse coletivo. Já sabia da blogagem coletiva mas. me inscreverei somente quando já tiver o texto em rascunho porque da última vez, sobre o analfabetismo fiz tudo correndo.
ResponderExcluirGostei daqui e voltarei.