Frases do dia

Fique mais próximo da Terra Santa

Aprenda hebraico bíblico pela internet
1

Conceito de Literatura Infantil e Juvenil


Literatura infanto-juvenil

Ilustração de A Bela e a Fera, o ilustrador Walter Crane, 1874.

A literatura infanto-juvenil é um ramo da literatura, dedicada especialmente às crianças e jovens adolescentes. Isto incluem histórias fictícias infantis e juvenis, biografias, novelas, poemas, obras folclóricas e/ou culturais ou simplesmente obras contendo/explicando fatos da vida real (ex: artes, ciências, matemática, etc).
Naturalmente, o conteúdo dentro de uma obra infanto-juvenil depende da idade do leitor; enquanto obras literárias destinadas a crianças de dois a quatro anos de idade são quase sempre constituídas de poucas palavras e são muito coloridas e/ou possuem muitas imagens e fotos, obras literárias destinadas ao jovem adolescente muitas vezes contêm apenas texto.

Literatura infantil

A literatura infantil é destinada especialmente às crianças entre dois a dez anos de idade. O conteúdo de uma obra infantil precisa ser de fácil entendimento pela criança que a lê, seja por si mesma, ou com a ajuda de uma pessoa mais velha. Além disso, precisa ser interessante e, acima de tudo, estimular a criança. Os primeiros livros direcionados as crianças foram feitos por professores e pedagogos no final do século XVII, com o objetivo de passar valores e criar hábitos. Atualmente a literatura infantil não tem só este objetivo, hoje também é usada para propiciar uma nova visão da realidade, diversão e lazer.Obras literárias destinadas às crianças com dois a quatro anos de idade possuem apenas grupos de palavras e/ou poucas e simples frases. Aqui, livros são coloridos e/ou possuem muitas imagens e/ou fotos, tanto porque criança está apenas começando a aprender a ler, bem como estimula a criança por mais livros/histórias.Livros dedicados a leitores entre quatro a seis anos apresentam maiores grupos de palavras organizados em um texto, sem abrir mão de estímulos visuais mencionados acima. Aqui podem ser incluídos algumas histórias em quadrinhos, como a Turma da Mônica, por exemplo.Já obras literárias feitas para crianças entre sete a dez anos começam a possuir cada vez menos cores e imagens, e apresentando textos cada vez maiores e fatos cada vez mais complicados e explicativos, uma vez que o jovem leitor, agora já em fase escolar, é estimulado a encontrar respostas por ele mesmo - o começo da racionalização.Quase toda obra literária infantil possui algumas características em comum, embora exceções existam:*Ausência de temas adultos e/ou não apropriados a crianças. Isto inclui guerras, crimes hediondos e drogas, por exemplo.*São relativamente curtos - não possuem mais do que 80 a 100 páginas.*Presença de estímulos visuais (cores, imagens, fotos, etc).*Escrito em uma linguagem simples, apresentando um fato ou uma história de maneira clara.*São de caráter didático, ensinando ao jovem leitor regras da sociedade e/ou comportamentos sociais.No caso de obras fictícias (novelas, histórias)*Possuem mais diálogos e diferentes acontecimentos, com poucas descrições.*Crianças são os principais personagens da história*Possuem um final feliz.

Literatura juvenil

A literatura juvenil é um ramo da literatura dedicada a leitores entre dez a quinze anos de idade. Fatos comuns a obras literárias juvenis em geral incluem:
Geralmente, apresentam temas de interesse ao jovem adolescente, muitas vezes controversos, como sexo, violência, drogas, relacionamentos amorosos, etc.
Personagens, especialmente protagonistas, da mesma faixa etária dos leitores
Podem possuir imagens e fotos, mas não necessariamente; são basicamente constituídas de texto.
Obras literárias juvenis geralmente apresentam um número maior de páginas, podendo alcançar 200 a 300 páginas em vários casos.
Fonte: Wikipédia
...
Leia outros artigos sobre Incentivo a Leitura

Um comentário :

  1. Seu artigo é muito enriquecedor.Sou Nina e estou estudando este tema na graduação em Pedagogia pela UESC/UAB/EAD; Parabéns.
    Noto que a Literatura torna-se algo pertencente ao pedagógico no curriculo real, ultrapassando a barreira do simples popular, quando temas geradores e de interesse do leitor passam a povoar os escritos.

    ResponderExcluir

Não saia sem curtir e comentar. Siga nosso blog !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares no Criança Genial na semana

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog