Frases do dia

Fique mais próximo da Terra Santa

Aprenda hebraico bíblico pela internet
0

Só a vacinação afasta o risco da paralisia infantil


Só vacinação afasta risco de paralisia infantil, diz assessora do Ministério da Saúde Kelly Oliveira Repórter da Agência Brasil


Brasília - Apesar de o Brasil estar há 19 anos sem registros de casos de poliomielite - doença conhecida como paralisia infantil -, isso não significa que não há risco de contaminação. A afirmação é da assessora técnica do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Marlene Tavares.
Segundo ela, como outros países ainda têm a doença, há risco de uma pessoa de fora do Brasil contaminar quem não está imunizado. “O Brasil vem cumprindo com usa obrigação perante os brasileiros e com os organismos internacionais, livrando o país da circulação do vírus, mas outros países continuam tendo a doença”, afirmou Marlene em entrevista à Rádio Nacional.
Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Gerson Penna, a população deve ficar alerta, pois o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), neste ano, até o último dia 3, foram confirmados 522 casos de paralisia infantil no mundio.
A OMS alerta que a única forma de combater à doença é com a vacinação. Por isso, a assessora técnica enfatiza a importância da campanha de vacinação, realizada hoje (14), em todo país. “A campanha implica na vacinação de todos, mesmo que já tenha se imunizado anteriormente”.
Ela explicou que até os recém-nascidos devem ser levados aos postos para receber as duas gotas da vacinação. De acordo com Marlene, a imunização só deve ser adiada se a criança estiver com febre alta ou com forte diarréia. “É um dever da população atender o chamado para a vacinação”, acrescentou.
Em todo o país, a expectativa do Ministério da Saúde é imunizar 16 milhões de crianças menores de cinco anos nesta etapa da campanha e também na próxima, marcada para o dia 9 de agosto. Todos os postos de saúde funcionarão no sábado, das 8h às 17h. Todas as crianças com essa idade devem ser imunizadas, mesmo que estejam com o cartão de vacinação em dia.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Não saia sem curtir e comentar. Siga nosso blog !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares no Criança Genial na semana

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog