Frases do dia

Fique mais próximo da Terra Santa

Aprenda hebraico bíblico pela internet
0

04/01 - Dia da Abreugrafia

DIA DA ABREUGRAFIA
Abreugrafia é um tipo de exame que diagnostica precocemente a tuberculose. O método, descoberto em 1936 pelo médico brasileiro Manoel de Abreu, tornou-se conhecido graças ao seu baixo custo operacional e eficiência técnica. O Dia da Abreugrafia foi instituído em 1958 em homenagem ao nascimento de Manoel de Abreu. Antes de ser definido o termo abreugrafia, o exame recebeu nomes como fluorografia, fotofluorografia, radiografia e Roentgenfotografia.
O nome abreugrafia foi sugerido pelo médico Ary Miranda, presidente do I Congresso Nacional de Tuberculose, realizado em 1939. O termo tornou-se obrigatório em São Paulo no ano de 1958. O prefeito Ademar de Barros, a exemplo do presidente Juscelino Kubitschek, determinou que as repartições públicas usassem o nome abreugrafia para designar o exame e instituiu o dia 4 de janeiro, nascimento de Manoel de Abreu, como o Dia da Abreugrafia.
Manoel Dias de Abreu nasceu em 4 de janeiro de 1892 e formou-se médico pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1913. No ano seguinte, partiu para a Europa a fim de aperfeiçoar os estudos. Por causa da Primeira Guerra Mundial, Manoel teve que permanecer em Lisboa até poder mudar-se definitivamente para Paris.
Manoel Dias se envolveu bastante com o estudo do raio – x e foi a partir do diagnóstico radiológico de tuberculose que seu interesse nessa área cresceu. Em 1919, Manoel Dias já possuía o conhecimento para realizar a abreugrafia, mas lhe faltava recursos técnicos. Foi somente em 1936 que Manoel Dias de Abreu consegui nitidez nas suas experiências.
Fonte: Soleis, CEDI

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Não saia sem curtir e comentar. Siga nosso blog !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares no Criança Genial na semana

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog