Frases do dia

Fique mais próximo da Terra Santa

Aprenda hebraico bíblico pela internet
1

Sapinho: o que é e como cuidar

Sapinho : infecção em bebê e criança. O que é  e como cuidar.


Muito comum em bebes de até dois meses o sapinho é uma infecção pelo fungo Candida albicans, normalmente surgem manchas brancas no céu da boca, língua e parte interna da bochecha do bebe. Esse fungo é presente no organismo de todos mas quando existe um desequilíbrio, isso pode acarretar em infecção. O causador mais comum são as mudanças hormonais ou o uso de medicamentos antibióticos tanto pelo bebe quanto pela mãe (nesse caso se a criança mama no peito)
Para saber se seu filho está mesmo com sapinho verifique a boca da criança, se houver apenas uma camada branca na língua muito provavelmente é resto de leite. Em geral a candidíase oral aparece nas laterais da boca e costumam doer bastante. Preste muita atenção no seu bebe na hora em que estiver amamentando, ele é quem indicará a você se tem algum problema acontecendo, em geral eles reclamam na hora de mamar pela dor que tem na boca ou quando chupam chupeta. Muitos podem não dar indícios nenhum de que estejam com sapinho, mas o aleitamento fica prejudicado e isso não é nada bom. Caso você tenha a suspeita de que seu bebe está com infecção, leve ao pediatra para que ele dê uma olhada, você pode até fazer o procedimento em casa, mas isso vai causar dor e sangramento na boca do bebe e com certeza você não terá coragem para fazer.
É bom lembrar que o sapinho não é perigoso mas deve ser tratado com atenção. Não há nada que deixe seu filho imune de ter esse probleminha, mas alguns cuidados podem ser tomados para que isso seja mais difícil de acontecer. Manter as mãos limpas, o bico do peito sempre limpo na hora de amamentar e bico da mamadeira esterilizado são coisas simples que podem deixar seu filho fora do risco. Procure não beijar o bebe na boca, essa é uma mania que muitos pais tem e não é nada saudável, já que ele é muito pequenininho e tem o sistema imunológico delicado.
Caso ele esteja mesmo com sapinho leve ao pediatra, que receitará um antifúngico e em aproximadamente uma semana o seu bebe estará ótimo. Mesmo que as manchas já tenham desaparecido, leve o tratamento adiante pelo tempo recomendando, interromper antes do tempo pode fazer o problema voltar.

Fonte/autor: Saúde do bebe

Um comentário :

  1. Olá, meu nome é Jamile e quero te convidar para participar e seguir o meu blog.Moro em SP e tenho um desafio no blog onde todos os meses tenho que conhecer de 2 a 4 lugares para se passear com crianças e no intervalo vou postando dicas relacionadas a viagem.
    Te espero lá e ja estou te seguindo.
    Gostei demais do seu blog!
    Obrigada.
    www.passeioscomcriancas.com

    ResponderExcluir

Não saia sem curtir e comentar. Siga nosso blog !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares no Criança Genial na semana

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog