1

Doenças mais comuns nas crianças

Saiba como proteger seu filho das doenças mais comuns da infância


Nos primeiros três anos de vida, o organismo da criança ainda é frágil e suscetível a diversas doenças. Saiba mais sobre como proteger seu bebê dos principais problemas típicos da infância.

Resfriado comum

De acordo com o Dr. José Gabel, do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), o resfriado comum é a causa mais frequente das consultas feitas pelo pediatra, sobretudo durante os meses frios e chuvosos. A transmissão ocorre, principalmente, através das mãos, boca, saliva, muco e secreções. “Os sintomas em geral manifestados são congestão nasal, coriza ou rinorreia, espirros, lacrimejamento e irritação dos olhos, tosse e mal estar. Também pode acompanhar febre e dor de garganta, com duração de 3 a 10 dias”, diz o pediatra.

Faringoamigdalite

São definidas como o processo inflamatório agudo da mucosa faríngea, afetando as amígdalas e a faringe. Quando a inflamação afeta apenas as amígdalas, é chamada amigdalite; e quando a faringe inflama, é faringite. “Muito comum nos três primeiros anos de vida, os principais sintomas de amigdalites agudas são dores de garganta, febre alta, dor para engolir, aumento de gânglios cervicais e submandibulares e mal estar”, alerta o Dr. Gabel.
O pediatra ressalta que quando as faringoamigdalites não são diagnosticadas ou tratadas corretamente podem levar a complicações como doença reumática e nefrite. “A confirmação do diagnóstico ocorre com exame clínico e testes laboratoriais de detecção rápida. Para o tratamento, a indicação é o uso de antibióticos prescritos pelo pediatra”, explica.

Otite Média Aguda (OMA)

Esta é uma das infecções pediátricas mais frequentes, depois do resfriado. A criança com otite pode não apresentar febre ou dor nos primeiros dias. Mas, bebês e crianças podem apresentar sintomas de resfriado comum e irritabilidade. Em alguns casos, só em que há infecção, ocorre a perfuração aguda da membrana timpânica e saída de secreção purulenta. Quadros recorrentes podem acarretar em deficiência auditiva, além de atraso no desenvolvimento e aprendizado. Por isso, é importante o diagnóstico precoce e tratamento com antibiótico específico.

Laringite

A laringite é uma infecção viral, caracterizada por tosse rouca. “Ela aparece de forma aguda, em geral de madrugada, e muitas vezes de cura espontânea. É preciso ficar atento, pois pode levar a insuficiência respiratória aguda”, alerta o Dr. Gabel. O tratamento é feito com oxigenioterapia, medicamentos anti-inflamatórios e antialérgicos.

Miliária

A miliária é caracterizada por erupções na pele observadas a partir da segunda semana de vida. “É causada por obstrução dos condutos sudoríparos e imaturidade das glândulas sudoríparas do neonato. As principais localizações afetadas são face, couro cabeludo e tronco, principalmente em climas quentes e época de calor”, comenta. De acordo com o pediatra, a melhora ocorre com medidas de controle envolvendo banhos mornos, evitar o calor, usar pouca roupa, ficar em ambiente refrigerado e refrescante.
Fonte EBC
Saiba mais:

Um comentário :

  1. "Há medicamentos para toda a espécie de doenças, mas, se esses medicamentos não forem dados por mãos bondosas, que desejam amar, não será curada a mais terrível das doenças: a doença de não se sentir amado."

    Madre Teresa de Calcutá

    ResponderExcluir

Não saia sem comentar!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares no Criança Genial na semana

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog