0

Dia de São Patrício

17 de Março Dia de São Patrício



Dia de São Patrício, também conhecido por St. Patrick's Day, é comemorado anualmente em 17 de março.

A data é uma homenagem ao padroeiro da Irlanda: São Patrício. Muito além do que uma celebração religiosa, pois lembra a chegada do cristianismo ao país dos irlandeses, também ovaciona a cultura e as tradições típicas desse povo.
O Dia de São Patrício é popular em países que tiveram colonização inglesa ou irlandesa, sendo bastante celebrado nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, por exemplo. No Brasil, o Dia de São Patrício também é comemorado em algumas comunidades irlandesas, mas não com a mesma notoriedade que nos países ingleses.
Atualmente, o Dia de São Patrício é celebrado com desfiles e festas nas ruas, como se fosse um grande carnaval para os irlandeses.
Os tradicionais irish pubs (bares irlandeses) ficam lotados com pessoas fantasiadas ou usando a cor verde, bebendo muita cerveja e se divertindo.

História de São Patrício

São Patrício nasceu na Grã-Bretanha e teria sido levado para a Irlanda com 16 anos de idade, como escravo. Patrício era pagão e começou a se converter ao cristianismo durante o período em que esteve preso.
Após seis anos, Patrício conseguiu escapar e regressar para a Grã-Bretanha. No entanto, passado alguns anos, já consagrado como bispo, voltou à Irlanda na tentativa de converter os pagãos irlandeses.
São Patrício ficou conhecido por utilizar o trevo como um símbolo da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).

Símbolos do Dia de São Patrício


  • Trevo: inicialmente foi utilizado por São Patrício como uma simbologia da Santíssima Trindade, sendo depois associado ao nacionalismo do povo irlandês. Era uma folha considerada sagrada pelos antigos celtas.
  • Cor verde: está diretamente relacionada com o uso do trevo como símbolo da Irlanda.
  • Cruz celta: criação de São Patrício, que para converter celtas irlandeses em cristãos, uniu a tradicional cruz solar (símbolo importante para o povo Celta) com a cruz cristã.
  • Leprechaun ou duende: criatura semelhante à um pequeno homem, que pertence à cultura céltica e que se tornou símbolo da Irlanda e suas tradições.

Oração  de São Patrício


Hoje me levanto com poderosa força e invoco à Santíssima Trindade com trinitária fé professando a unidade do Criador e da criatura.
Hoje me levanto com a força do nascimento de Cristo graças a seu batismo, com a força de sua crucificação e morte, com a força de sua ressurreição e ascensão, com a força de seu retorno no dia do juízo.
Hoje me levanto com a força do amor do querubim, obediente ao anjos, a serviço dos arcanjos, na esperança da ressurreição para encontrar consolo com as orações dos patriarcas, as predições dos profetas, os ensinamentos dos apóstolos, a fé dos confessores, a inocência das santas virgens, os feitos dos homens de bens.
Hoje me levanto com a força dos céus: a luz do sol, o brilho da lua, o esplendor do fogo, a velocidade do trovão, a rapidez do vento, a profundidade dos mares, a permanência da terra, a firmeza da rocha.
Hoje me levanto com a força de Deus que me guia: sua grandeza que me apóia, sua sabedoria que me guia, seu olho que me cuida, seu ouvido que me escuta, sua palavra que me fala, sua mão que me defende, seu caminho para seguí-lo, seu escudo para proteger-me, sua eucaristia para livrar-me das armadilhas do demônio, da tentação dos vícios, daqueles que me desejam mal, longe ou perto, só ou acompanhado.
Invoco hoje todo estes poderes para que se levantem entre mim e estes males, contra todos os cruéis e infames poderes que desejam o mal para meu corpo e alma, contra as invocações dos falsos profetas, contra as nefastas leis da pagania, contra as falsas leis da heresia, contra as artes da idolatria, contra os feitiços de bruxas, quiromantes e feiticeiros, contra todo conhecimento que corrompa o corpo e a alma.

Cristo que me proteja hoje contra o veneno, contra o fogo, contra morrer afogado, ser ferido para que assim venha a mim abundante consolo.

Cristo comigo,

Cristo à minha frente,

Cristo atrás de mim,
Cristo em mim,
Cristo abaixo de mim,
Cristo sobre mim,
Cristo a minha direita,
Cristo a minha esquerda,
Cristo quando durmo,
Cristo quando descanso,
Cristo quando me levanto,
Cristo no coração de todo homem que pense em mim,
Cristo na boca de quem fale de mim,
Cristo em todos os olhos que me vêem,
Cristo em todo ouvido que me ouve.
Hoje me levanto com poderosa força e invoco à Santíssima Trindade com trinitária fé professando a unidade do Criador e da criatura.

Amém!
Fonte: internet
Veja mais orações (diversas)





Nenhum comentário :

Postar um comentário

Não saia sem comentar!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares no Criança Genial na semana

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog