Translate

2

O Dez Direitos Naturais das Crianças

 

Texto amplamente divulgado na internet, atribuido indevidamente ao escritor e educacador Rubem Alves. Na verdade - foi extraído de um folheto distribuído em um congresso sobre educação na Itália (sem menção de data e ano) porém graças a ele, chegou ao conhecimento de todos e se espalhou pela internet.

´´E um texto muiiito legal - apesar que , foge um pouco da atual realidade de nossas crianças - principalmente  das que vivem nos grandes centros urbanos-.

Como,  " a esperança é a última que morre" (dito popular), estamos compartilhando como nossa homenagem ao Dia das Crianças.

Dez Direitos Naturais das Crianças

1. Direito ao ócio: Toda criança tem o direito de viver momentos de tempo não programado pelos adultos.

2. Direito a sujar-se: Toda criança tem o direito de brincar com a terra, a areia, a água, a lama, as pedras.

3. Direito aos sentidos: Toda criança tem o direito de sentir os gostos e os perfumes oferecidos pela natureza.

4. Direito ao diálogo: Toda criança tem o direito de falar sem ser interrompida, de ser levada a sério nas suas idéias, de ter explicações para suas dúvidas e de escutar uma fala mansa, sem gritos.

5. Direito ao uso das mãos: Toda criança tem o direito de pregar pregos, de cortar e raspar madeira, de lixar, colar, modelar o barro, amarrar barbantes e cordas, de acender o fogo.

6. Direito a um bom início: Toda criança tem o direito de comer alimentos sãos desde o nascimento, de beber água limpa e respirar ar puro.

7. Direito à rua: Toda criança tem o direito de brincar na rua e na praça e de andar livremente pelos caminhos, sem medo de ser atropelada por motoristas que pensam que as vias lhes pertencem.

8. Direito à natureza selvagem: Toda criança tem o direito de construir uma cabana nos bosques, de ter um arbusto onde se esconder e árvores nas quais subir.

9. Direito ao silêncio: Toda criança tem o direito de escutar o rumor do vento, o canto dos pássaros, o murmúrio das águas.

10. Direito à poesia: Toda criança tem o direito de ver o sol nascer e se pôr e de ver as estrelas e a lua.

Nota: Rubem Alves ainda acrescentou (com o devido pedido de licença) um 11o. direito - não para as crianças e sim para os adultos:

"Todo adulto tem o direito de ser criança"

criança genialk cheio de luz

"Cada criança ao nascer, nos trás a mensagem de que Deus não perdeu as esperanças nos homens."

Tagore

2 comentários :

Luma Rosa disse...

Uai, não entendi! Se o texto foi atribuído indevidamente ao Rubem Alves como ele acrescentou um 11º direito?
Gostei! As crianças merecem ser crianças!
Beijus,

Wilian Deivis Mendes disse...

Olá Luma...Na verdade, o Rubem Alves foi convidado a participar do evento e ficou encantando pois havia muitas crianças no local. Ele recebebeu o folheto e por conta e iniciativa resolveu acrescentar o 110. direito..que sinceramente hein..maravilhoso. Que bom seria se por um instantes pudessemos voltar a nossa infância!! Obrigado pela visita. Beijus e um lindo 12/10 para você!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares no Criança Genial

1 livro por dia - Grátis

Mudar Fonte e Tamanho da Leitura

Arquivo do blog