Frases do dia

Fique mais próximo da Terra Santa

Aprenda hebraico bíblico pela internet
4

De olho no olho - Visão Infantil

O cuidado da visão deve ser considerado mesmo antes de uma criança nascer, pois a ausência destes cuidados poderá trazer conseqüências para o déficit visual futuro do bebê.

CUIDADOS NA GRAVIDEZ

O cuidado mais importante é seguir corretamente o pré-natal, evitando, assim, problemas de visão da mãe e do filho que vai nascer. Doenças como rubéola e toxoplasmose, que podem afetar as mães nos 3 primeiros meses de gravidez, podem, ao mesmo tempo, causar cegueira e problemas neurológicos na criança. Se você é gestante, não deixe de fazer pré-natal.

CUIDADOS COM OS BEBÊS

As conjuntivites, também conhecidas como dor-d'olhos, e que podem aparecer nos primeiros dias de vida do bebê, devem ser examinadas pelo médico, para que o tratamento seja correto.Deve ser levada com urgência ao oftalmologista (médico especializado em olhos) toda criança que apresentar, ao nascer, mancha branca na menina dos olhos, muito lacrimejamento, olhos muito grandes, olhos que balançam muito de um lado para o outro, ou crianças que não suportem a claridade.Os cuidados com a visão devem começar desde cedo. Por isso, pais e educadores precisam estar atentos à criança para que problemas visuais não atrapalhem seu desenvolvimento.Atualmente, já é possível detectar problemas de visão em recém-nascidos. As crianças que tenham passado por alguma dificuldade durante o período de gestação, como o uso de drogas pela mãe, tratamento com radiações, infecções ou algum outro trauma, devem receber atenção especial.Os bebês prematuros também correm o risco de adquirir algum problema visual devido a oxigênio-terapia a que são submetidos na incubadora.

DESENVOLVIMENTO DA VISÃO

85% (oitenta e cinco por cento) do nosso relacionamento com o ambiente em que vivemos é feito através da visão.Ao nascer, a criança enxerga pouco.Sua visão vai se desenvolvendo a cada dia, até que, aos 5 anos, ela atinge uma visão completa. como a do adulto.Por isso é muito importante que os problemas de visão das crianças sejam tratados antes dos 6 anos, período em que a visão está se desenvolvendo.

O USO DE ÓCULOS

Óculos de grau (corretivos) só devem ser usados seguindo-se a orientação do oftalmologista, após consulta com exame completo.
Não existe uma idade para o início do uso de óculos. Tanto podem ser necessários desde muito cedo (antes de 1 ano de idade) como só depois de adulto.
Quando o uso de óculos é necessário para uma criança, o tratamento só será bem-sucedido se os pais colaborarem, encarando o fato com naturalidade, principalmente na presença da criança.Assim ela usará os óculos com tranqüilidade e segurança.
Está comprovado que 15% (quinze por cento) das crianças, e quase todos os adultos acima de 45 anos, precisam usar óculos.
Tenha dó da criança que precisa de óculos e não os usa. Sua capacidade de aprendizado e observação do mundo está prejudicada.
Criança de óculos não é "coitadinha".

VESGUICE OU ESTRABISMO

Se notar olho torto na criança (vesguice ou estrabismo), leve-a depressa ao Posto de Saúde.Estrabismo não se cura sozinho! Estrabismo deve ser tratado: quanto mais cedo, melhor!Algumas doenças graves podem causar estrabismo.

AMBLIOPIA

Ambliopia é uma situação onde a visão da criança não se desenvolve, tornando-se fraca em um olho ou mesmo nos dois olhos (olho preguiçoso). Isso pode acontecer mesmo estando a vista aparente normal.Há muitas causas que levam à ambliopia. A principal é o estrabismo.A ambliopia atinge 4 em cada 100 crianças, sendo que metade delas é estrábica.Esse mal deve ser descoberto e logo tratado, antes da idade escolar, período em que a visão ainda está se desenvolvendo e pode ser corrigida.O tratamento indicado é o uso de tampão (oclusão) no olho bom, para forçar o olho mais fraco a enxergar mais. Geralmente também é necessário o uso de óculos.

LEMBRETES IMPORTANTES

O exame de vista pode ser feito em crianças de qualquer idade.
Usar óculos não enfraquece a vista.
Estrabismo (vesguice) não se cura sozinho, isto é, sem tratamento. Não espere a criança crescer para tratar o estrabismo.
Não faz mal usar bastante a vista (ler, escrever, costurar, ver televisão, trabalhar com computador).
Miopia não se trata com exercícios, e sim com óculos. A cirurgia para a miopia só pode ser feita em adultos e não é recomendável em pessoas com graus altos.
O uso de lentes de contato não impede o aumento da miopia.
Não se deve esperar que uma criança com Catarata Congênita cresça para ser operada.
Nunca use colírios caseiros (leite, açúcar, limão ou chá).
Ver televisão de perto ou ler em veículos em movimento não faz mal para os olhos, desde que isso não cause mal-estar.
Coçar demais os olhos pode causar muitos problemas.
Só use colírio com orientação médica.
Fonte : Dr. José Ricardo Dias.

4 comentários :

  1. Olá, parabéns pelo Blogo, adorei!! Sou professora e muitas informações que aqui estão vou utilizar em minhas aulas!! Sempre estarei visitando vcs! Beijão

    Marcia

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Marcia. Fico feliz que tenha gostado e mais feliz ainda é em saber que o objetivo está sendo alcançado. Volte sempre!!

    ResponderExcluir
  3. Muito importante cuidar da ambliopia, pois as consequências são nada agradáveis!!!! Estou tratando meu filho, começamos a dois mesese e já tivemos bons resultados.

    ResponderExcluir
  4. MUITO LEGAL O BLOG.
    PRINCIPALMENTE PARA NOS QUE TEMOS FILHOS.AS VEZES FICAMOS CHEIA DE DUVIDAS...ESCLARECI MUITAS COISAS.
    EX: ASSISTIR TV MUITO PROXIMO A TELA,VIVO CHAMANDO ATENCAO DO MEU FIHO.
    GOSTEI MUITO,VIREI USUARIA ACIDUA.
    BJO.

    ResponderExcluir

Não saia sem curtir e comentar. Siga nosso blog !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares no Criança Genial na semana

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog