Frases do dia

Fique mais próximo da Terra Santa

Aprenda hebraico bíblico pela internet
1

Dia da Imigração Japonesa

Dia da Imigração Japonesa

18 de Junho, Dia da Imigração Japonesa

A imigração japonesa no Brasil começou no início do século XX, como um acordo entre o governo japonês e o brasileiro, pois o Japão vivia desde o final do século XIX uma crise demográfica enquanto que o Brasil necessitava de mão-de-obra para a lavoura do café.

O primeiro navio a aportar no Brasil com imigrantes japoneses foi o Kasato Maru, em 18 de junho de 1908, no Porto de Santos. Trazia 165 famílias que vinham trabalhar nos cafezais do oeste paulista. Outros foram trabalhar na exploração de borracha na Amazônia ou nas plantações de pimenta no Pará, que eles próprios trouxeram. A maior parte dos japoneses eram camponeses pobres, oriundos das províncias do Sul e do Norte do Japão.

A colônia japonesa do Brasil está dividida em: isseis (japoneses de primeira geração, nascidos no Japão) 12,51%, nisseis (filhos) 30,85%, sanseis (netos) 41,33% - dentre os quais 42% são mestiços -, yoseis (bisnetos) constituem 12,95%.

Atualmente, existem no Brasil 1,5 milhões de japoneses e descendentes, sendo a maior população nipônica fora do Japão, 80% no Estado de São Paulo, e a maioria na capital. Outros focos importantes de presença japonesa no Brasil são o Paraná, o Pará e o Amazonas (Ilha do Careiro).


fonte: agência planeta

Um comentário :

  1. ÒTIMO!! :)

    PARABÉNS PELO BLOG...

    ...É BOM SABER QUE EXISTEM PESSOAS COM CARINHO REFERENTE Á NÓS CRIANÇAS!

    OBRIGADA.

    ResponderExcluir

Não saia sem curtir e comentar. Siga nosso blog !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares no Criança Genial na semana

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog