4

25 Agosto - Dia do Soldado

Luís Alves de Lima e Silva - o Duque de Caxias
O dia 25 de agosto foi escolhido como Dia do Soldado por ser a data de nascimento do Duque de Caxias, declarado patrono do Exército brasileiro em 13 de março de 1962.
Nascido na Baixada Fluminense na Fazenda de São Paulo – Vila de Porto de Estrela – Rio de Janeiro em 25 de Agosto de 1803. Faleceu em 7 de Maio de 1880 e seus restos mortais jazem no mausoléu defronte ao Palácio Duque de Caxias na região central do Rio de Janeiro.
Em 3 maio 1823, nas lutas pela independência na Bahia, revelou excepcionais qualidades de iniciativa, comando, inteligência e bravura.
Compouca mais de 20 anos, já era capitão e participou, ainda com o Batalhão do Imperador, da Campanha da Cisplatina.Já Coronel, em Dezembro de 1839 recebeu a “denominação ”Pacificador” por ter sufocado muitas rebeliões e, Símbolo da Nacionalidade, ao ser nomeado Presidente da Província do Maranhão e Comandante-Geral das Forças em Operações. Recebeu o título de Barão de Caxias e foi promovido a Brigadeiro. Pacificou São Paulo e Minas Gerais, em 1842, sendo foi promovido a Marechal-de-Campo graduado.
Em fins de 1842, nomeado Presidente e Comandante-em-Chefe do Exército em operações no Rio Grande do Sul, para combater a Revolução Farroupilha, que já durava 8 anos, e ao término l foi efetivado como Marechal-de-Campo. Foi senador pelo Rio Grande do Sul - o qual lhe rendeu o título o título de Conde.
Em 1851, novamente nomeado Presidente e Comandante-em-Chefe do Exército do Sul. Desta feita, para lutar contra Oribe, no Uruguai, e, logo a seguir, contra Rosas, na Argentina.
Vitorioso, foi promovido a Tenente-General e elevado à dignidade de Marquês.
Em 16 junho de 1855, foi Ministro da Guerra e, em 1856, Presidente do Conselho de Ministros.
Em 10 de outubro de 1866, foi nomeado Comandante-em-Chefe das Forças do Império em operações contra as tropas do ditador Lopez do Paraguai, sendo efetivado no posto de Marechal-de-Exército, assumindo, em 10 de fevereiro de 1867, o Comando-Geral das forças em operações, em substituição ao General Mitre, da Argentina.
Segue-se uma série de vitórias: em Itororó, Avaí e Lomas Valentinas, a rendição de Angustura e a entrada em Assunção. Recebeu o título de Duque pelos relevantes serviços prestados na Guerra do Paraguai", em 23 março de 1869 - o mais alto título de nobreza concedido pelo imperador. Foi Ministro da Guerra e Presidente do Conselho de Ministros de 1875 a 1878.
--
Frases:
"Vale mais um soldado no campo de batalha, do que mil generais aquartelados. Morremos ou vencemos! Porém, nunca derrotados! Devemos morrer em pé de guerra contra nós mesmos". ( Rabolú )
..
"Não se evita a guerra preparando a guerra. Não se obtém a paz senão aparelhando a paz." (Rui Barbosa)
..
"A guerra é mãe e rainha de todas as coisas; alguns transforma em deuses, outros, em homens; de alguns faz escravos, de outros, homens livres." (Heráclito)
..
Não existe um Caminho para a PAZ.
A PAZ é o Caminho
Mahatma Gandhi

4 comentários :

  1. Olá,
    Vim visitar seu cantinho, que desde já lhe digo, acho muito interessante.
    Não vim mais cedo porque estive ausente, sinto-me lisongeada e grata por escolher um dos meus poemas dedicados a Flávia, para publicar em seu blogue.
    Voltarei com mais tempo, pois acabei de chegar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Willian, dia do soldado pra mim é pura nostalgia! Boa semana! Beijus

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, meu amigo!
    Faz um tempo que venho por aqui e vi que trocou de template.
    ...
    Dia do Soldado... lembrou bem tenho que preparar uma aula reeeferente.
    ...
    Um abraço e ótima semana!

    ResponderExcluir
  4. Olá, bom dia..
    Me inspirei no seu post, heheh
    Segue.

    ResponderExcluir

Não saia sem comentar!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares no Criança Genial na semana

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog