Frases do dia

Fique mais próximo da Terra Santa

Aprenda hebraico bíblico pela internet
4

25 Agosto - Dia do Soldado

Luís Alves de Lima e Silva - o Duque de Caxias
O dia 25 de agosto foi escolhido como Dia do Soldado por ser a data de nascimento do Duque de Caxias, declarado patrono do Exército brasileiro em 13 de março de 1962.
Nascido na Baixada Fluminense na Fazenda de São Paulo – Vila de Porto de Estrela – Rio de Janeiro em 25 de Agosto de 1803. Faleceu em 7 de Maio de 1880 e seus restos mortais jazem no mausoléu defronte ao Palácio Duque de Caxias na região central do Rio de Janeiro.
Em 3 maio 1823, nas lutas pela independência na Bahia, revelou excepcionais qualidades de iniciativa, comando, inteligência e bravura.
Compouca mais de 20 anos, já era capitão e participou, ainda com o Batalhão do Imperador, da Campanha da Cisplatina.Já Coronel, em Dezembro de 1839 recebeu a “denominação ”Pacificador” por ter sufocado muitas rebeliões e, Símbolo da Nacionalidade, ao ser nomeado Presidente da Província do Maranhão e Comandante-Geral das Forças em Operações. Recebeu o título de Barão de Caxias e foi promovido a Brigadeiro. Pacificou São Paulo e Minas Gerais, em 1842, sendo foi promovido a Marechal-de-Campo graduado.
Em fins de 1842, nomeado Presidente e Comandante-em-Chefe do Exército em operações no Rio Grande do Sul, para combater a Revolução Farroupilha, que já durava 8 anos, e ao término l foi efetivado como Marechal-de-Campo. Foi senador pelo Rio Grande do Sul - o qual lhe rendeu o título o título de Conde.
Em 1851, novamente nomeado Presidente e Comandante-em-Chefe do Exército do Sul. Desta feita, para lutar contra Oribe, no Uruguai, e, logo a seguir, contra Rosas, na Argentina.
Vitorioso, foi promovido a Tenente-General e elevado à dignidade de Marquês.
Em 16 junho de 1855, foi Ministro da Guerra e, em 1856, Presidente do Conselho de Ministros.
Em 10 de outubro de 1866, foi nomeado Comandante-em-Chefe das Forças do Império em operações contra as tropas do ditador Lopez do Paraguai, sendo efetivado no posto de Marechal-de-Exército, assumindo, em 10 de fevereiro de 1867, o Comando-Geral das forças em operações, em substituição ao General Mitre, da Argentina.
Segue-se uma série de vitórias: em Itororó, Avaí e Lomas Valentinas, a rendição de Angustura e a entrada em Assunção. Recebeu o título de Duque pelos relevantes serviços prestados na Guerra do Paraguai", em 23 março de 1869 - o mais alto título de nobreza concedido pelo imperador. Foi Ministro da Guerra e Presidente do Conselho de Ministros de 1875 a 1878.
--
Frases:
"Vale mais um soldado no campo de batalha, do que mil generais aquartelados. Morremos ou vencemos! Porém, nunca derrotados! Devemos morrer em pé de guerra contra nós mesmos". ( Rabolú )
..
"Não se evita a guerra preparando a guerra. Não se obtém a paz senão aparelhando a paz." (Rui Barbosa)
..
"A guerra é mãe e rainha de todas as coisas; alguns transforma em deuses, outros, em homens; de alguns faz escravos, de outros, homens livres." (Heráclito)
..
Não existe um Caminho para a PAZ.
A PAZ é o Caminho
Mahatma Gandhi

4 comentários :

  1. Olá,
    Vim visitar seu cantinho, que desde já lhe digo, acho muito interessante.
    Não vim mais cedo porque estive ausente, sinto-me lisongeada e grata por escolher um dos meus poemas dedicados a Flávia, para publicar em seu blogue.
    Voltarei com mais tempo, pois acabei de chegar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Willian, dia do soldado pra mim é pura nostalgia! Boa semana! Beijus

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, meu amigo!
    Faz um tempo que venho por aqui e vi que trocou de template.
    ...
    Dia do Soldado... lembrou bem tenho que preparar uma aula reeeferente.
    ...
    Um abraço e ótima semana!

    ResponderExcluir
  4. Olá, bom dia..
    Me inspirei no seu post, heheh
    Segue.

    ResponderExcluir

Não saia sem curtir e comentar. Siga nosso blog !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares no Criança Genial na semana

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog